Banco Inter diminuiu o MEU LIMITE SEM AVISO PRÉVIO.

Inter
Juiz de Fora - MG
24/06/2024 às 17:29
ID: 191484067

Boa tarde..
Ontem (23/06/2024), eu me deparei com o inesperado ao utilizar meu cartão de crédito em um mercado e o mesmo não passava mesmo eu tendo limite disponível, ao abrir o app do Banco Inter, me surpreendi que o meu limite foi reduzido pela metade.. Eu possuo uma boa linha de crédito com o banco Inter, sempre paguei as faturas antecipadamente, nunca atrasei nenhuma fatura e nunca realizei um parcelamento e nada do tipo o meu limite diminuiu pela metade sem aviso prévio..
Só soube o que aconteceu quando eu fui abrir o app e vi o saldo negativo de metade do meu limite de crédito, onde eu não fui notificado, apenas diminuíram meu limite..
Na data de ontem mesmo (23/06/2024), eu verifiquei via chat do banco e não souberam me responder o porque da redução e no dia de hoje (24/06/2024), eu entrei em contato com o banco Inter, pela Ouvidoria para saber o motivo da redução do limite, onde me foi passado o protocolo da ligação **********5719, eles dizem que não sabem me responder o motivo da redução, pois, não tenho parcelamentos de fatura, não tenho atrasos e sempre pago a mesma antecipadamente, com isso, eu não tenho nenhum tipo de inadimplência com o banco, sou correntista e consumidor desde o ano de 2019 e eles me informaram que enviaram um e-mail, mas não souberam o dia que foi enviado e eu não recebi nenhum e-mail (não caiu na caixa de spam), o meu limite foi reduzido dia 23/06/2024 para 650,00 ou seja pela metade do limite total..
De acordo com o Banco Central, a redução do limite do cartão de crédito deve ser precedida de aviso prévio de 30 dias, segundo o art. 10, 1, I, da Resolução n. 96/2021..
Logo, não houve a notificação prévia, meu limite foi reduzido pela metade, mesmo sem que eu tivesse descumprido com qualquer obrigação mensal perante a financeira do banco..
Aguardo retorno, para que seja restabelecido o meu limite, pois, o fato demonstra má prestação de serviço do banco ao qual me causou grande prejuízo e me causou um grande constrangimento..
Solicito resolução e tratativa da minha demanda junto ao banco por gentileza..

25/06/2024 às 10:05

Olá, Allef!

Em atenção à sua solicitação, gostaríamos de explicar melhor sobre a readequação do limite do seu cartão de crédito. No Inter, adotamos uma política de gerenciamento do risco de crédito que leva em conta a Resolução n° 96/2021 do Banco Central e ainda a cláusula 8.4 dos termos de utilização do cartão Inter.

Realizamos avaliações recorrentes do limite de crédito de nossos clientes, considerando diversos fatores, como o gasto, uso do limite atual e pagamentos da fatura.

O resultado dessa análise pode ser tanto um aumento quanto uma redução de limite, que foi o ocorrido no seu caso. Contudo, enfatizamos que a redução não é permanente e o sistema continuará a analisar seu comportamento de compras. Dessa forma, no futuro, você pode receber novos aumentos novamente!

Ressaltamos que, caso tenha compras no crédito vinculadas ao seu cartão, elas serão processadas normalmente para pagamento na(s) próxima(s) fatura(s).

Aproveitando o contato, recomendamos alguns bons hábitos financeiros que podem ajudá-lo a manter o cartão em dia e também a poder ter um novo limite de crédito no futuro:

- Procure estabelecer uma rotina de gastos compatível com sua renda mensal.
- Pague a fatura do seu cartão em dia.
- Se não puder pagar o total, não deixe em atraso! Você pode aderir ao parcelamento de fatura ou pagar entre o mínimo e o total.

E se estiver interessado, você pode investir no CDB Mais Limite ou Poupança Mais Limite, que converte o valor aplicado em limite de crédito. Seguimos à disposição nos diversos canais de atendimento que já informamos anteriormente.

Caso tenha outras dúvidas, estamos à disposição em diversos canais de atendimento:

- Central de Relacionamento: Transações, Consultas e Informações. 3003 4070 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 940 0007 (demais localidades); Atendimento 24 Horas por dia, 7 dias por semana.
- Atendimento via chat: www.bancointer.com.br ou pelo seu APP; Atendimento 24 Horas por dia, 7 dias por semana.

Abraços,
Equipe Inter

Está com problemas com Inter?

Bancos Tradicionais e Digitais