O que aconteceu
Banco Inter, vou ser bem direta: exijo que os meus R$ 900,00 sejam regularizados e estejam disponíveis até o dia 06/10/2026, às 16h00.
Coloquei R$ 900,00 do meu próprio dinheiro no CDB Mais Limite para transformar esse valor em limite no meu cartão de crédito, porque meu limite original era de R$ 500,00. Fiz isso para conseguir realizar uma locação de veículo junto à Movida.
O veículo já foi devolvido e a Movida já realizou o estorno da operação. Tenho o comprovante do estorno e toda a documentação para comprovar o ocorrido.
Mesmo depois do estorno, o Banco Inter continua sem regularizar meu limite e meu valor permanece indisponível.
Estamos falando de R$ 900,00 do meu próprio dinheiro. Não estou pedindo crédito, favor ou benefício. Estou cobrando a regularização de um valor que disponibilizei ao banco para obter limite.
E deixo claro que já registrei reclamação formal junto ao Banco Central, portanto essa situação já está documentada também perante o órgão regulador.
O Código de Defesa do Consumidor assegura uma série de direitos que considero relevantes para essa situação:
Art. 6, III direito à informação adequada e clara sobre os serviços;
Art. 6, VI direito à prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, quando presentes os requisitos legais;
Art. 6, VIII possibilidade de facilitação da defesa dos direitos do consumidor, inclusive com inversão do ônus da prova quando presentes os requisitos previstos na lei;
Art. 14 responsabilidade do fornecedor de serviços por defeitos relativos à prestação do serviço e por informações insuficientes ou inadequadas, observadas as hipóteses legais;
Art. 20 responsabilidade por vícios de qualidade que tornem o serviço impróprio ou diminuam seu valor, nas hipóteses previstas no dispositivo;
Art. 22 dever dos órgãos públicos e das empresas concessionárias de fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos, quando aplicável;
Art. 39, V vedação à exigência de vantagem manifestamente excessiva;
Art. 46 os contratos não obrigam o consumidor quando não lhe é dada oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo;
Art. 47 interpretação das cláusulas contratuais de maneira mais favorável ao consumidor;
Art. 51, IV nulidade de cláusulas que estabeleçam obrigações abusivas, coloquem o consumidor em desvantagem exagerada ou sejam incompatíveis com a boa-fé e a equidade, nas hipóteses previstas pela lei.
Também considero aplicáveis os princípios da boa-fé objetiva e do equilíbrio da relação de consumo. Não estou afirmando que toda indisponibilidade temporária seja automaticamente ilegal. O ponto é outro: quero saber qual é a justificativa concreta para a manutenção da indisponibilidade do meu valor após o estorno da operação.
Se existe alguma regra contratual ou procedimento operacional que impeça a liberação imediata, quero que isso seja informado de maneira clara, indicando o motivo, o valor efetivamente bloqueado e a previsão de liberação.
Não quero resposta automática, não quero simplesmente aguarde e não quero uma explicação genérica.
Quero saber onde estão os meus R$ 900,00 e quero a situação efetivamente resolvida.
Essa situação está me causando transtornos e pode gerar prejuízo financeiro pela impossibilidade de utilização do valor/limite.
Por isso, deixo registrada de forma expressa a minha exigência:
MEUS R$ 900,00 DEVEM ESTAR REGULARIZADOS E DISPONÍVEIS ATÉ O DIA 06/10/2026, ÀS 16H00.
Espero que o Banco Inter trate a situação com a seriedade necessária e apresente uma solução concreta dentro desse prazo.
Já existe reclamação registrada no Banco Central e também possuo os comprovantes da operação, do depósito e do estorno realizado pela Movida.
Não quero uma resposta pronta. Quero uma explicação clara e a regularização dos meus R$ 900,00.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Inter Cel respondeu
05/10/2026 às 15:20
Olá, Mônica!
Após análise, identificamos que esta manifestação é uma duplicidade da reclamação anteriormente registrada sob o ID 260656361, que já se encontra em acompanhamento pelas equipes responsáveis.
Verificamos que ambas as manifestações apresentam os mesmos elementos essenciais, incluindo:
- O relato de depósito no valor de R$ 900,00 para ampliação do limite do cartão;
- A utilização desse limite em uma operação de locação de veículo junto à Movida;
- A informação de que o veículo foi devolvido e que o estabelecimento realizou o estorno da operação;
- O alegado não restabelecimento do limite correspondente ao valor utilizado;
- O pedido de regularização do limite e disponibilização do valor relacionado à operação;
- A solicitação de esclarecimentos sobre o processamento do estorno e os respectivos prazos.
Dessa forma, considerando que as duas manifestações tratam do mesmo fato, possuem a mesma fundamentação e apresentam o mesmo pedido de solução, esta reclamação será tratada como complementar à manifestação de ID 260656361.
Para evitar duplicidade de atendimentos e garantir que todas as informações permaneçam concentradas em um único processo de análise, o acompanhamento continuará sendo realizado por meio da manifestação anteriormente registrada, onde todos os apontamentos apresentados por você já estão sendo considerados pelas equipes responsáveis.
Reforçamos que a manifestação de ID 260656361 permanece em tratativa e seguirá sendo acompanhada até a conclusão da análise.
Caso tenha outras dúvidas, estamos à disposição em nossos canais de atendimento:
- Central de Relacionamento: 3003 4070 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 940 0007 (demais localidades) – atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Atendimento via chat: pelo App Inter ou em www.inter.co – atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Abraços,
Equipe Inter.