Insatisfação com PIC Capitalização Itaú: Falta de Transparência e Perda de Valor

Resolvido
Rio Claro - SP
03/03/2026 às 21:20
ID: 242244549
Gostaria de expressar minha insatisfação com o produto PIC Capitalização do Itaú, que adquiri em 2025. Sou cliente do itaú há anos e gosto muito do Banco, mas em relação ao pic a experiência não está sendo boa.
Na ocasião meu gerente ofereceu 2 PIC Itaú no valor de R$190,00 cada, informando que seria bom para o relacionamento com o banco e ajudaria na disponibilização de outros serviços atrativos. Seria debitado automaticamente o valor dos dois títulos por mês, funcionando de forma semelhante a uma poupança, além da participação em sorteios mensais (outra argumentação foi de que se tratava de um produto novo no banco, com poucas adesões ainda, e que por essa razão eu teria mais chances de ser sorteada .. o que posteriomente vim a descobrir que se trata de uma inverdade).
Enfim, me pareceu interessante pelos benefícios que foram expostos e pelo fato de poder resgatar o valor se precisasse. Em nenhum momento fui informada de forma clara, objetiva e transparente sobre a carência de 8 meses para resgate e existência de desconto significativo em caso mesmo, tampouco que poderia perder quase metade do valor investido.
Considero essa prática abusiva e extremamente desleal, principalmente porque essa informação jamais foi esclarecida no momento da contratação e como já mencionado outras questões levantadas na época da contratação não procedem.
Caso tivesse sido informada de forma transparente sobre esses termos, jamais teria contratado o PIC.
A forma como o produto é oferecido passa a impressão de uma aplicação segura, semelhante a uma poupança, o que induz o cliente ao erro, especialmente quando se omite informações tão relevantes e impactantes financeiramente.
Sou cliente do Banco Itaú há muitos anos e sempre confiei na instituição para cuidar dos meus recursos. No entanto, essa situação me chateou bastante. Já tentei resolver via central de atendimento e com a gerência .. sem sucesso.
Diante do exposto, solicito:
A revisão imediata dessa situação;
A devolução integral dos valores debitados da minha conta e baixa desses títulos.
Um posicionamento claro do Itaú sobre a falta de transparência na oferta desse produto.
Aguardo um retorno o mais breve possível.
Compartilhe
Resposta da empresa
04/03/2026 às 13:00
Olá, Priscila!
Tudo bem?
Espero que esteja.
Avaliamos cuidadosamente as informações trazidas a nós do Reclame Aqui e acionamos a Itaú Seguros e Capitalização, após o acionamento recebemos o seguinte retorno:
Nós sentimos muito pelo evento ocorrido com você e pedimos desculpas por eventuais transtornos causados ao longo de sua jornada de atendimento em nossos canais. Esperamos reverter à insatisfação gerada e ressaltamos que esse não é o tipo de experiência que queremos oferecer aos nossos clientes.
Como solicitado, realizamos o cancelamento dos títulos:
1. Título: *****
2. Título: *****
Lembrando que a partir do próximo mês não haverá nova cobrança.
Os estornos serão creditados em sua conta em até 05 dias úteis.
É importante reforçar o nosso pedido de desculpas e deixar claro que seu feedback foi registrado e encaminhado aos responsáveis, para assim, evitar que clientes importantes, como você, passem por esse ocorrido.
Esperamos ter auxiliado com as informações e agradecemos a oportunidade de resposta!
Em caso de dúvidas permanecemos a sua disposição por meio deste e-mail [email protected]
Reiteramos nosso compromisso com a transparência das informações e satisfação com nossos serviços e permanecemos à disposição pela Central de Atendimento Itaú Seguros para correntistas 4004 4828 Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 970 4828 para Demais Regiões ou para não correntistas 4004 4444 Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 727 4444 para Demais Regiões.
Atenciosamente,
Erika,
Itaú Seguros | Capitalização
Atendimento | Reclame Aqui
Consideração final do consumidor
18/03/2026 às 23:19
Como disse anteriormente , sou cliente de muitos anos do Itaú e sempre gostei do banco e serviços ofertados.
O meu problema foi pontual e prontamente resolvido, agradeço a atenção e agilidade.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10