Cobrança indevida de taxa por serviço cancelado de Adiantamento ao Depositante

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Santo André - SP

05/03/2026 às 16:29

ID: 242435283

Cobrança de taxa referente ao Serviço de Adiantamento ao Depositante incluído em minha conta após eu solicitar o cancelamento.
Há alguns meses, o banco utilizou automaticamente o chamado Serviço de Adiantamento ao Depositante para efetuar um pagamento (ao invés de recusar o pagamento por falta de saldo, que seria o esperado), gerando posteriormente a cobrança de uma taxa.
Na época, eu não tinha conhecimento da ativação desse serviço em minha conta.
Diante da situação, solicitei o cancelamento definitivo do Serviço de Adiantamento ao Depositante. Inclusive, em atendimento, registrei expressamente a seguinte mensagem: Desejo seguir com o cancelamento definitivo do Serviço de Adiantamento ao Depositante.
Ocorre que, recentemente, ao tentarem debitar um valor da minha conta (de um teste grátis que eu esqueci de cancelar), novamente não havia saldo suficiente e, ao invés da transação ser simplesmente recusada, o banco novamente utilizou o serviço de adiantamento para pagar o valor e está me cobrando nova taxa.
Isso demonstra que o serviço não foi efetivamente cancelado, apesar da minha solicitação formal e da confirmação recebida.
Não reconheço essa cobrança e não concordo em pagar a taxa referente a um serviço que solicitei cancelamento e que me foi informado como encerrado.
Solicito:
- O cancelamento definitivo e imediato do Serviço de Adiantamento ao Depositante;
- A retirada/cancelamento da cobrança de taxa vinculada a essa utilização do serviço;
- A confirmação formal por escrito de que o serviço está realmente cancelado.
Protocolo de atendimento anterior: #***** (via mensagem privada no Reclame Aqui), onde solicitei o cancelamento do serviço.

Compartilhe

Resposta da empresa

06/03/2026 às 10:08

Olá, Sabrina.

Esperamos que esteja bem!

Recepcionamos sua manifestação e esclarecemos todos os detalhes em relação a cobrança da tarifa do Adiantamento do Depositante, por mensagem privada encaminhada para seu e-mail cadastrado na plataforma do Reclame Aqui.

Salientamos que o serviço encontra-se cancelado e que o valor cobrado foi estornado em sua conta para regularização da situação mencionada.

Reforçamos que o Adiantamento a Depositante - Crédito Emergencial, é um serviço de conveniência, que consiste na análise para concessão de crédito de forma emergencial, ou seja, caso você precise efetuar uma transação e não tenha saldo em conta ou já tenha utilizado seu Limite LIS, o Itaú fará uma análise emergencial de crédito podendo, se aprovado, adiantar o dinheiro suficiente para cobrir a transação.

Pela análise e concessão do crédito emergencial é cobrada uma tarifa de Adiantamento a Depositante, conforme previsto em resolução 3.919 do Banco Central do Brasil. Caso fique devedor e cubra o saldo negativo no mesmo dia, não há cobrança de tarifa e encargos.

Para conhecimento, o serviço de Adiantamento analisa concessão de crédito de forma emergencial possibilitando que cheques não sejam devolvidos por insuficiência de saldo, saques e também previne o atraso no pagamento de contas, evitando a cobrança de multas ou o cancelamento de serviços importantes como água, luz, entre outros.

Importante que você saiba que se o saldo for recomposto no mesmo dia, você não ficará em atraso e a tarifa não será cobrada.

Informamos que todos os processos estão atrelados diretamente com a política de crédito da instituição, visto que a concessão do crédito emergencial é influenciado com as movimentações e processos que envolvem a conta corrente do cliente.

Caso a mensagem enviada não esteja na caixa de entrada do e-mail, orientamos que você realize a busca através da sua caixa de “SPAM” ou a de “Lixo eletrônico” ou ainda em seu histórico realizando o login e clicando em “Minhas reclamações”.

Agradecemos a sua compreensão e qualquer dúvida estaremos à disposição em nossos canais:

- Capitais e regiões metropolitanas: 4004-4828;
- Demais localidades: 0800-970-4828;
- Todos os dias, 24horas (há restrição de horário para operações específicas).
- Deficiente auditivo ou de fala: 0800-722-1722. Todos os dias, 24h.
- Clientes no Exterior: DDI (55) + DDD (11) + 4004-4828

Atenciosamente,
Atendimento | Itaú Unibanco S/A.

Consideração final do consumidor

06/03/2026 às 11:20

Resolução rápida.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10