Resolvido

Decepcionado: Bateria descarrega na tomada no Lenovo LOQ 15IRX9 e o suporte diz que isso é "normal"

Lenovo Tecnologia - Brasil

cidade: Brasília

Continua após a publicidade

Pular publicidade

O que aconteceu

Gastei um dinheiro suado para comprar o notebook gamer Lenovo LOQ 15IRX9 (Número de Série: *****) esperando conseguir jogar em paz. Mas para a minha surpresa, mesmo com o notebook plugado direto na tomada com o carregador original de 170W, a bateria continua descarregando (caiu cerca de 7% em uma hora jogando jogo leve).

Achei que a Lenovo ia resolver isso rápido, mas o atendimento no suporte (Protocolo: *****) foi uma decepção total. O atendente se recusou a abrir a ordem de serviço e tentou me convencer, com um texto pronto, de que a bateria descarregar na tomada é um "recurso normal" e que isso não vai estragar o aparelho.

Com todo respeito, essa desculpa não faz o menor sentido. Qualquer pessoa sabe que o que destrói a saúde de uma bateria é o calor extremo gerado em jogos misturado com ciclos constantes de carga e descarga. Forçar a bateria a ficar descarregando e carregando o tempo todo enquanto o notebook está superquente jogando vai detonar a vida útil dela muito antes do tempo. Além disso, se a bateria cair demais, o próprio notebook reduz o desempenho e o jogo começa a travar por falta de energia na tomada.

A verdade é que essa fonte de 170W que vem na caixa é fraca para o hardware desse modelo 15IRX9. Pesquisei bastante na comunidade de usuários e vi que a própria Lenovo já sabe desse erro de projeto e vive mandando o carregador oficial de 230W para os clientes que reclamam dessa drenagem de bateria.

O suporte me disse no chat que cada caso é um caso, mas ignorar um problema crônico que todo mundo sabe que esse modelo tem é um desrespeito com o consumidor. Eu só quero o direito de usar o notebook que comprei no desempenho máximo sem medo de estragar a bateria por falta de um carregador adequado. Peço, por gentileza, que a Ouvidoria da Lenovo resolva o meu caso e envie a fonte de 230W correta para o meu aparelho.

Continua após a publicidade

Pular publicidade

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Lenovo Tecnologia - Brasil respondeu

    28/09/2026 às 16:26

    Olá Neuricleide, tudo bem?

    Realizei seu atendimento quanto as funcionalidades do LOQ 15IRX9, e depois da nossa conversa, vimos que seu produto funciona de acordo com a especificação técnica e desempenho pelo qual foi adquirido.

    De acordo com a criticidade do seu caso, efetuei o levantamento e consegui chegar a uma melhor solução referente ao seu aparelho.

    Estou à disposição através deste canal ou pela nossa central de relacionamento: 0800-885-0500, ou pelo Chat no link: https://br-llm.lena.lenovo.com/callcenterv2/

    Obrigado por ser Lenovo

    Atenciosamente

    Relacionamento Lenovo

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Sim
    Voltaria a fazer negócio?Sim
    Nota do atendimento7

    Prestativos, mas quase não enviaram a fonte, mesmo enviando para os outros clientes que relataram o mesmo caso que eu, pois não faz sentido gastar mais de 5 mil reais em um notebook que descarrega na tomada e acharem isso normal. Afirmar que essa descarga na tomada é "normal" é uma justificativa técnica da indústria, mas não significa que seja o correto para você como consumidor. Há recursos do próprio computador que faz não ter essa queda, mas acaba que o computador prioriza a carga, e não o desempenho. Estão me enviando a fonte como se fosse uma "exceção". Ainda estou na espera da entrega dos correios(está em transporte).

Continua após a publicidade

Pular publicidade

Continua após a publicidade

Pular publicidade

Continua após a publicidade

Pular publicidade