Cobrança indevida de taxa de pedágio com TAG inativa em veículo alugado

Não resolvido
Curitiba - PR
20/08/2025 às 10:02
ID: 224949879
Bom dia! Utilizo todos os meses um veículo alugado da Localiza. Utilizo a retirada fast digital e no momento estou com um veículo (*****). Eu não ativei a TAG de pedágio na hora que fiz a reserva, CONSTA COMO INATIVA EM MEU APP, porém, quando passei pelo pedágio freeflow sentido Caxias do Sul, fui descontado pela TAG e vou ter que pagar as taxas que incluem o serviço. Não é a primeira vez que isso me acontece e minha empresa não reembolsa essas taxas e eu fico no prejuízo. Exijo que essas cobranças de taxas sejam retiradas imediatamente do meu contrato ou vou precisar mudar de locadora de veículos para os próximos meses.
Compartilhe
Resposta da empresa
25/08/2025 às 18:14
Olá, Jean!
Primeiramente, agradecemos seu contato, saiba que é um prazer tratar a sua solicitação.
Conforme falamos, pensando na melhor experiência do cliente, desde o dia, 29/02, os veículos do aluguel de carro que passarem pelo Pedágio Free Flow, na BR-******* (Rio-Santos), entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro, poderão ser identificados mesmo que não possuam a TAG de Pagamento ativa ou colada no vidro do carro.
O Free Flow é um sistema de pagamento eletrônico de pedágios, conduzido pela CCR RioSP (administradora das principais rodovias dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo), com o objetivo de substituição das praças físicas por pórticos de pedágio eletrônico. Ele está presente, até o momento, em rodovias do Estado do Rio de Janeiro e em rodovias do Rio Grande do Sul. Quando o nosso cliente passa por uma das rodovias que contém o Free Flow, o sistema identifica a nossa Tag Localiza e realiza a cobrança normalmente, portanto, a cobrança é realizada como já de costume, no contrato Localiza. O Free Flow do estado do Rio de Janeiro realizará a cobrança mesmo que a Tag esteja bloqueada, para evitarmos multas de trânsito em nossas placas.
Fique tranquilo, o sistema Free Flow realiza a cobrança na nossa Tag e o pagamento da tarifa acontece no fechamento do contrato, assim como as demais tarifas de pedágios utilizados. Além disso, você pode consultar o seu extrato no Portal do Cliente, sempre que precisar.
Foi te enviado por mensagem no privado, com mais detalhes.
Nosso time segue por aqui para o que for preciso... Pra alugar, pra assinar, pra comprar, pra você chegar lá!
Um abraço!
Equipe Localiza
Consideração final do consumidor
27/08/2025 às 08:25
O problema foi resolvido apenas em parte. Recebi o reembolso das taxas de pedágio, porém a questão central permanece: eu não ativei a tag do pedágio e, mesmo assim, ela foi ativada automaticamente. Isso está incorreto, e a empresa informou que seria normal.
Quando alugamos um carro na Localiza, o sistema ou atendente pergunta se desejamos ou não utilizar a tag. No meu caso, eu recusei o serviço, mas mesmo assim fui cobrado.
É importante destacar que o pedágio free flow já funciona sem cabine de cobrança. Nesse sistema, o pagamento pode ser feito diretamente no site da administradora do pedágio, sem necessidade de tag. Ou seja, se eu não quis a tag, deveria ter tido a opção de pagar diretamente, sem ser cobrado por um serviço que não autorizei.
Na localiza estão obrigando usar a TAG no free flow e cobrando as taxas da tag.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
6