Cobrança indevida e falta de vistoria em locação de veículo

Respondida
Belo Horizonte - MG
09/07/2025 às 14:03
ID: 221667115
Tive um problema com uma locação, onde afirmaram haver uma avaria em um parabrisa na devolução, que não foi causado por mim. Me recusei a pagar o valor cobrado, abri um chamado na empresa e antes mesmo de ter uma resposta do chamado enviaram um boleto de cobranca. Apos ligar e cobrar por email uma resposta inicial, ja estava ate com boleto em atraso. Ainda sim, em desacordo pleno com a cobrança pelos seguintes motivos:
1- Não foi realizada nenhuma vistoria de retirada comigo, então eu não posso confirmar que o carro estava em perfeito estado sendo que nao existiu uma vistoria de retirada de veículo.
2- Na devolução, sendo ate bem compreensivos, as pessoas que receberam o veiculo na devolução, me mostraram algumas fotos de quando o veiculo teria sido checado (para em tese comprovar que as avarias teriam acontecido durante minha locação), fotos estas retiradas a noite e onde sequer seria possível identificar alguma avaria.
Pedi inclusive que tirassem as fotos naquele mesmo contexto de devolução (a noite e com o mesmo telefone que usam nesses casos). Eles tiraram as fotos, e na mesma posição, igualmente nao seria possível identificar qualquer nenhuma avaria por conta da iluminação e pela baixa qualidade da imagem, ao menos naquele dispositivo apresentado.
As unicas fotos que recebi ate então foram do veiculo pos devolucao (estas cuirosamente com boa qualidade, bem conveniente para a empresa nao comprovar no mesmo nivel o estado do carro no momento pre locação ou na minha presença).
Ainda sim, entendo que se a posição da empresa for de manter uma cobrança indevida (sobre a qual nao tive sequer um retorno em tempo hábil e somente um boleto de cobrança), gostaria por gentileza que disponibilizem as mesmas fotos com algum tipo de certificação de data/horário, e estarei utilizando as mesmas para tomar as providências legalmente cabíveis. Tais informações ja foram pedidas por email e a empresa responde com respostas aparentemente "copia e cola", sem dizer que enviam ou nao qualquer material.
Compartilhe
Resposta da empresa
16/07/2025 às 09:13
Olá, ARTHUR!
Espero te encontrar bem.
Sinto muito pela experiência negativa que você teve conosco. Mas já entendi qual foi o problema, e vou te explicar!
O carro que estava em sua responsabilidade foi devolvido com avarias provenientes de sinistro, por isso o valor da indenização foi cobrado.
A indenização de responsabilidade do cliente é uma situação não contemplada na proteção contratada por você, portanto, de sua responsabilidade.
Reforçamos que, as coberturas do ramo “assistência e outras coberturas – auto” são coberturas securitárias, relacionadas ao veículo segurado, que não sejam tí[Editado pelo Reclame Aqui] de outros ramos de seguro do grupo automóvel e que prevejam, para fins de indenização, pagamento de valor contratado, reembolso de despesas incorridas e/ou prestação de serviços conforme estipulado nas condições contratuais. NORMA - Circular ******* (1104763) SEI *******.*******/*******11 / pg. data da ocorrência do sinistro.
Queremos movimentar histórias, mas sempre seguindo nossos acordos.
Um abraço,
Cleyton Chaves
Equipe Localiza.