Omissão de danos preexistentes em vistoria de veículo alugado

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Brotas - SP

26/07/2025 às 10:07

ID: 223043279

Realizei uma locação na unidade Localiza de Jaú/SP no dia 25/07/2025, com reserva n *****. Após efetuar o pagamento e retirada do veículo (VW Polo branco), iniciei uma gravação em vídeo ainda dentro do pátio da loja, documentando o estado externo do carro.

Durante a inspeção visual, detectei arranhões visíveis no para-choque traseiro direito, dano na pintura próximo à roda traseira direita, e um ponto descascado no para-choque abaixo do porta-malas (lado esquerdo). No interior do carro, também identifiquei uma mancha significativa no banco traseiro esquerdo, como se tivesse sido causado por líquido ou umidade.

Antes de sair com o carro, informei o funcionário da loja, que presenciou os pontos e me garantiu verbalmente que isso não seria um problema. Contudo, após o recebimento do PDF da vistoria de retirada (contrato *****), percebi que nenhum dos danos mencionados foi registrado formalmente no laudo.

Além disso, as fotos tiradas para a vistoria oficial mostram claramente a lateral sem danos, mas a lateral com os problemas foi fotografada em um ângulo que oculta boa parte dos arranhões, o que me causa estranheza e preocupação.

Registrei uma parte em vídeo e parei a gravação apos o funcionário dizer que nao precisava eu gravar pois eles fazen esse registro, com data e hora da retirada. Me sinto exposto a possíveis cobranças indevidas, visto que os danos não foram incluídos no relatório da empresa, ainda que tenham sido visivelmente constatados na retirada e comunicados ao atendente.

Solicito um posicionamento formal da Localiza, garantindo que não serei responsabilizado por danos que já estavam no veículo, e que esse tipo de omissão na vistoria não volte a ocorrer com outros clientes. O consumidor deve ser protegido por práticas transparentes e seguras.

Aguardo retorno.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/08/2025 às 16:37

Olá, Nicolas!

Espero te encontrar bem.

Agradeço a sua gentileza e disponibilidade em nosso contato, é muito importante para nós.

Conforme conversamos, não foi gerado nenhuma cobrança referente as avarias presentes no veiculo. Pode ficar tranquilo que temos acesso as avarias pré existentes antes da utilização.

Sendo assim, esteja certo de que irei compartilhar os seus comentários com a diretoria responsável, para que fiquem cientes da sua percepção e possam buscar possíveis implementações futuras, a fim de melhorar cada vez mais a sua experiência conosco.

Me coloco a disposição em caso de dúvidas.

Veronika Procópio,
Equipe Localiza.

Réplica do consumidor

07/08/2025 às 20:40

Foi feito contato anterior via telefone, e foi informado que seria dado um upgrade na próxima locação. Você pode verificar essa situação?
É de extrema importância que nas fotos da vistoria ao retirar o carro, os danos estejam registrados nas fotos, pois ficamos angustiados pelo fato de que no laudo pareciam ter ocultado o pára-choque ralado.

Consideração final do consumidor

18/08/2025 às 13:02

Não retornaram com a dúvida ref ao problema

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0