Valores debitados sem concordância + taxa abusiva de 12%

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

15/10/2020 às 20:10

ID: 113624083

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Prezados Srs, efetuamos uma reserva por telefone pelo canal*******, para segurados Hdi. O valor passado pela atendente por telefone foi de *******,00 a diária do carro. Chegando no aeroporto de Imperatriz as 02:30 do dia 10/10 , a atendente do guichê não confirmou o valor que havia sido negociado e pediu que ligássemos para o número que havia sido feito a reserva, mas às 02h30 da madrugada obviamente que ninguém atendeu. Então, a primeira discordância se refere ao valor da locação.
Fizemos a locação com seguro simples e houve sinistro, um outro carro bateu na frente e se esvaiu. No retorno para devolução, fizemos a checagem com o atendente que ficou de confirmar os valores no dia seguinte, pois já era 01h30 da manhã e nada aberto aquela hora. Retornamos de viagem e chegamos em São Paulo na terça-feira dia 13. No meio da tarde veio uma mensagem de débito no cartão de crédito de R$ *******,15, sendo R$ *******,99 da locação em si pelo valor divergente, R$ *******,00 da indenização do sinistro, lavagem R$ 25,00 e R$ *******,00 de Taxa de 12%. Como houve sinistro solicitamos o descritivo do que havia sido cobrado, pois temos as provas, filmamos o carro e queremos saber que valores foram efetivamente cobrados. Pedimos esse descritivo pelo atendimento do whats, que protocolou e informou prazo de 48 horas. Mandamos email solicitando o descritivo e também não houve resposta. Os telefones informados tocam até cair e ninguém atende. Três pessoas diferentes do grupo ligando sem parar e nunca atendem. O pessoal do whats da localiza chegou a informar que a prioridade da agência é o atendimento no balcão, mas é inadmissível ninguém nos atender, foram mais de ******* ligações em horários diversos e nada de ouvir uma voz do outro lado.
Por final , nos cobraram uma taxa de aluguel de 12% (taxa que na qual, não foi informada no momento da retirada do carro) sobre o valor total dos valores inclusive sobre indenização , lavagem do carro e a própria tarifa. Esse valor é abusivo e já teve multa de mais de um milhão aplicada pelo Procom de Minas por ser considerada abusiva. As respostas aos questionamentos sobre essa taxa no reclame aqui são evasivas, alam em legalidade da cobrança e que estas estão no site e no contrato de locação. Na verdade essa tava nunca é informada ao consumidor.
Solicitamos a reserva pelo valor oficialmente negociado , o estorno dos 12% da taxa de aluguel e o estorno do valor total do sinistro , até que nos sejam apresentados por escrito o que foi efetivamente cobrado. No momento da devolução, nós filmamos o veículo e o estado de conservação do mesmo e exigimos sermos informados exatamente o que está sendo cobrado antes de qualquer débito em cartão, isso não ocorreu até agora, então nada poderia ser cobrado .
Esperamos que as questões aqui sejam rapidamente resolvidas ou sem pestanejar iremos entrar com ação no tribunal de pequenas causas.
Como clientes queremos apenas um bom atendimento e respaldo na hora que problemas ocorrem. Não nos negamos a pagar a devida indenização pelos danos causados, porém precisamos saber o que esta sendo efetivamente cobrado e da mesma forma não reimos pagar essa taxa abusiva que na verdade é um engodo, pois não informam ao cliente no momento da locação.
Lamentamos o descaso pós-venda e nenhum canal de atendimento que possa nos esclarecer com propriedade os acontecidos.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/11/2020 às 20:42

Olá, Thais!

Primeiramente, pedimos desculpas pela percepção negativa quanto aos nossos serviços e condições contratuais.

Em atenção às suas considerações, esclarecemos que, a taxa de aluguel (12%) encontra-se prevista em nossas Condições Gerais do Contrato de Aluguel de Carros (cláusula 4.1, alínea e) e é veiculada de forma clara e transparente, em nosso site, aplicativo, na confirmação de sua reserva e nos contratos que são disponibilizados para nossos clientes na abertura da locação, sendo amplamente divulgada em todos os nossos canais de comunicação.

Embora haja uma veiculação de penalidade aplicada à Localiza em decorrência da cobrança da taxa, esclarecemos que, tendo em vista as defesas apresentadas, até o presente momento não efetuamos nenhum pagamento de multa.

Ainda, analisando o seu contrato em questão, identificamos que, como foi apurado avaria decorrente da locação, de acordo as nossas Condições Gerais do Contrato de Aluguel: 6.3.3.1. O Cliente deverá arcar com a Indenização por Custos Operacionais independentemente de sua culpa, do reparo do carro ou de adesão ao Seguro do Carro.”

Conforme a cláusula 4.1.3, alínea c, os custos operacionais, referem-se aos ônus suportados pela Localiza Hertz em virtude de sinistro, especialmente os decorrentes de indisponibilidade do carro, serviços relacionados, perda de valor de mercado do carro e outros custos incorridos na operação da Locadora para ressarcimento de todos os seus prejuízos. O valor mínimo da Indenização por Custos Operacionais será limitado ao menor valor dos prejuízos da Locadora, e o valor máximo será limitado ao valor descrito no
Tarifário. A adesão ao Seguro do Carro e/ou para Terceiros NÃO isentará o Cliente do pagamento da Indenização por Custos Operacionais.

De todo modo, verificamos que você já havia nos acionado através da nossa Assistência a Clientes e foi atendido através do protocolo: *******045xx6178, onde nossa equipe, após analisar a sua ******* com a tratativa pertinente.

Acreditamos que todas as informações tenham sido esclarecidas, mas, caso haja qualquer dúvida, não hesite em nos contatar! Também estamos disponíveis em nosso canal oficial 24 horas através do telefone ******* ******* ******* (também por WhatsApp) e e-mail *******.

Cordialmente,

Equipe Localiza