O que aconteceu
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Mapfre Consórcios respondeu
23/07/2026 às 15:13
Prezado Leandro,
Inicialmente, informamos que as assembleias mensais para sorteio das cotas excluídas vêm sendo realizadas regularmente, em estrita observância à legislação vigente e às disposições contratuais, tendo a última ocorrido em 18/07/2026.
Os resultados dos sorteios entre as cotas excluídas de todos os grupos da BR Consórcios/Mapfre Consórcios podem ser consultados mensalmente por meio de nosso site, através do link https://servicos.mapfreconsorcios.com.br/assembleia-cotas-excluidas
Esclarecemos que, conforme disposto nos artigos 22, 23 e 30 da Lei n 11.795/2008 e no artigo 11 da Resolução 285/2023 do BACEN, além de estar previsto no contrato de adesão, a devolução dos valores pagos é realizada por meio da contemplação via sorteio nas assembleias mensais realizadas entre as cotas desistentes, até o encerramento de seu grupo. Esse procedimento tem por finalidade garantir o princípio da isonomia entre todos os participantes e preservar a saúde financeira do grupo. Por essa razão não é possível indicar uma data específica, mas sim o critério legal objetivo para devolução.
Dessa forma, considerando que a devolução ao consorciado desistente exige a contemplação via sorteio, sua espera assim como de todos os demais consorciados desistentes respeita a legislação prevista para o sistema de consórcio, e, consequentemente, o próprio CDC, já que há regulamentação própria sobre o assunto.
Reforçamos a importância de manter seus dados cadastrais atualizados para que possamos informá-lo sobre a contemplação nos sorteios mensais dos desistentes quando este ocorrer. Esta atualização deve ser realizada através dos canais de atendimento informados abaixo.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais por meio dos nossos canais de atendimento:
Central de Relacionamento / WhatsApp: 0800 648 1504
E-mail: [email protected]
Atenciosamente,
Mapfre Consórcios