acusação injusta

Resolvido
São Paulo - SP
24/07/2026 às 15:44
ID: 254767215
Dia 24/07.
Eu ***** estava indo para AACD com meu Marido *****, e quando fomos passar na catraca do metrô Arthur Alvim na área de acesso do elevador utilizamos o bilhete único do ***** que dá direito a acompanhante, liberei a entrada dele e mantive o bilhete no sensor assim ele validou as 2 entradas, nesse momento surgiu uma funcionária com o nome de ***** supervisora no período da manhã me acusando de não ter pago a passagem, mostrei para ela o bilhete que é de acompanhante e mesmo assim ela continuou me acusando e alegando não ter pago a passagem, após uma breve discussão, surgiu 2 policiais de uma porta que fica próximo ao elevador me pedindo para ficar quieto.
É com muita indignação e tristeza que vivencio esse fato, pois não é a primeira vez que passamos por situações de desrespeito e assédio moral, somos um casal homossexual e já temos muitas dificuldades para enfrentar no nosso dia a dia com tanto preconceito que passamos.
Agora ser acusado de algo que não fiz fere fortemente minha pessoa como qualquer um que é acusado de forma injusta por algo que não cometeu.
Quero muito que o metrô e os responsáveis analisem essa situação e nos dê o respaldo por tanto constrangimento.
Chega de preconceito, basta de impunidade.
Capacitação para as pessoas saberem fazer os seus trabalhos de forma correta e respeitosa.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/08/2026 às 15:59
Lamentamos o momento vivido. Esta Ouvidoria realizou os devidos levantamentos para entendimento da ocorrência e para fornecer os esclarecimentos devidos.
Conforme relatório dos envolvidos no atendimento, a abordagem da supervisora mencionada foi orientativa, uma vez que o senhor estava conduzindo o seu marido cadeirante e fez uso do Bilhete Especial da Pessoa com Deficiência, somente uma viagem.
Para esclarecimento prévio, o bilhete que dá direito ao acompanhante, emitido pela empresa SPTrans, só libera a viagem do acompanhante quando a cancela é fechada após a passagem do titular. pois o sensor não valida 2 entradas ao mesmo tempo.
A supervisora mencionada fez a abordagem com o objetivo de esclarecer a forma correta de utilização do equipamento e informar que o benefício associado ao cartão do passageiro contempla o direito a acompanhante. Fez sua colocação com a finalidade apenas de orientar quanto aos procedimentos operacionais vigentes e garantir a correta utilização do sistema.
A função dos empregados do Metrô é estar sempre atento ao fluxo de passageiros e orientá-los, quando necessário, para que possam ter uma viagem segura e confortável.
Esclarecemos que a equipe de supervisão não solicitou o apoio policial naquele momento e a aproximação se deu por liberalidade dos policiais que entenderam importante a ação de presença e a solicitação da compreensão ante as orientações repassadas pela empregada, sem qualquer cunho discriminatório.
Assim, reforçamos que a utilização do Bilhete Especial da Pessoa com Deficiência com Acompanhante dá direito a 2 viagens, no entanto é necessário que o titular coloque o bilhete no validador para passa primeiro e, em seguida, o acompanhante faz a mesma ação, garantindo o benefício da gratuidade.
Esperamos ter a sua compreensão.
Ouvidoria do Metrô.
Consideração final do consumidor
10/08/2026 às 17:36
Sei que muitos trabalhadores prestam um serviço de excelência no metrô.
E por conta de maus exemplos, muitas vezes acabamos generalizando todos, um equívoco que muitos cometem.
Que bom que responderam, não concordo com a colocação , mencionads acima, pois o ocorrido foi diferente.
Boa semana e Bom trabalho.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
8