Cooktop Indução Midea fora da garantia sem peças para conserto e sem suporte pós-venda

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Cachoeirinha - RS

16/06/2026 às 14:56

ID: 251554169

Comprei cooktop indução em 2021, está fora da garantia.mês passado ele começou a desligar sozinho até que desligou a geral da casa. Levei na Maqsinos, autorizada da Midea, que informou que a empresa não tem peça de reposição (placa do lado esquerdo) para conserto e nem tem previsão. Ou seja, estou um mês sem fogão, sem ter como consertar e a marca não se responsabiliza por nada. Um absurdo uma marca deste tamanho não dá suporte pós vendas

Compartilhe

Resposta da empresa

17/06/2026 às 11:16

Bom dia, Taiana!

Me chamo Nielle e sou a responsável pelo seu caso na Midea Carrier.

Quero que saiba que a sua experiência com a nossa marca é muito importante para nós. Sinto muito por qualquer transtorno que tenha te levado a nos procurar, mas estou aqui para te ouvir, te acolher e encontrar a melhor solução para o seu caso com toda a agilidade que você merece!

Para garantir a total segurança e o sigilo dos seus dados e do histórico do seu produto, acabei de te enviar uma mensagem privada com todos os detalhes para darmos início ao seu atendimento. Por favor, dê uma olhadinha na sua caixa de entrada (e também na pasta de spam, por via das dúvidas).

⚠️ Muito importante: Cuide-se contra perfis falsos! A Midea só usa canais oficiais (midea.com.br | WhatsApp: 3003-1005). Nunca pedimos pagamentos para pessoas físicas ou enviamos links suspeitos. Segurança em primeiro lugar!

Estou totalmente à sua disposição por lá. Vamos juntos resolver isso!

Atenciosamente,
Nielle – Analista de Atendimento Midea Carrier

Réplica do consumidor

22/06/2026 às 14:05

No entanto, a resposta apresentada me preocupa, pois não estamos tratando de uma peça acessória ou estética, mas sim da placa eletrônica responsável pelo funcionamento do lado esquerdo do cooktop, componente essencial para sua utilização normal.

Além disso, o art. 32 do Código de Defesa do Consumidor não estabelece um prazo fixo de 5 anos para disponibilização de peças de reposição. A legislação fala em manutenção das peças por período razoável, considerando a natureza do produto e sua vida útil.

Meu cooktop foi adquirido em 2021 e se trata de um eletrodoméstico de alto valor agregado, cuja expectativa de vida útil é significativamente superior a cinco anos. A ausência definitiva de uma placa eletrônica essencial, sem qualquer alternativa de reparo ou substituição, torna o produto parcialmente inutilizado e inviabiliza sua plena utilização.

Diante disso, solicito que a Midea informe qual solução concreta pretende oferecer para o caso, uma vez que a simples informação de indisponibilidade da peça não resolve o problema enfrentado pelo consumidor.

Caso a empresa entenda não haver qualquer solução para o reparo do equipamento, peço que essa posição seja formalizada de maneira expressa, inclusive indicando o fundamento legal específico que autorizaria a interrupção do fornecimento da peça para um produto adquirido em 2021.

Na ausência de uma solução administrativa adequada, encaminharei a questão aos órgãos de defesa do consumidor para análise da compatibilidade dessa conduta com o disposto no art. 32 do Código de Defesa do Consumidor e com a expectativa de vida útil normalmente atribuída a um cooktop de indução.

Fico no aguardo de um posicionamento.