Não resolvido

Exigência de impressão de etiquetas para devolução ausência de alternativa

FLORA AMAR

cidade: Belo Horizonte

O que aconteceu

Solicitei a devolução dos produtos dentro do procedimento disponibilizado pela Flora Amar. Entretanto, fui informada de que preciso obrigatoriamente imprimir duas etiquetas e colá-las na embalagem.

Entrei em contato com o atendimento justamente porque não tenho facilidade para realizar essa impressão e perguntei se seria possível utilizar outra modalidade de identificação/postagem. A resposta recebida foi apenas: infelizmente é necessária a impressão da etiqueta.

Gostaria de destacar que não estou me recusando a realizar a devolução. Estou tentando fazê-la, mas estou sendo impedida por uma exigência operacional para a qual não foi apresentada nenhuma alternativa.

Solicito que a Flora Amar disponibilize outra forma de realizar a devolução, como código de postagem, QR Code ou outra solução que não dependa de o consumidor possuir uma impressora.

Peço também que a empresa informe onde, em sua política de trocas e devoluções, está estabelecida a obrigatoriedade da impressão dessas duas etiquetas e por qual motivo não pode ser disponibilizada uma alternativa.

Aguardo uma solução para que eu consiga concluir minha devolução dentro do prazo.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. FLORA AMAR respondeu

    29/09/2026 às 17:21

    Olá, Danúbia.

    Recebemos sua manifestação e esclarecemos que a Flora Amar não está se recusando a receber sua devolução, tampouco criando qualquer impedimento ao exercício do seu direito.

    O processo de logística reversa da Flora Amar é realizado por meio do Melhor Envio. Nessa modalidade, as etiquetas geradas pelo sistema fazem parte do procedimento necessário para identificação e processamento da encomenda junto à transportadora.

    A compra realizada pela internet assegura ao consumidor, nos termos do art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, o direito de arrependimento dentro do prazo legal. Contudo, o referido dispositivo não determina que o fornecedor seja obrigado a disponibilizar QR Code, código de postagem ou qualquer modalidade específica de identificação para viabilizar a devolução.

    Assim, a exigência de utilização das etiquetas não representa uma restrição ao direito de devolução, mas apenas uma etapa operacional do método de logística reversa disponibilizado pela empresa.

    Da mesma forma, a Flora Amar não possui, dentro do fluxo atualmente utilizado, a possibilidade de substituir as etiquetas por QR Code ou código de postagem. Não se trata, portanto, de uma negativa de atendimento, mas da necessidade de observância do procedimento disponibilizado para que a transportadora possa receber e identificar corretamente a encomenda.

    Reforçamos que sua devolução permanece disponível e poderá ser concluída mediante o cumprimento das etapas previstas no procedimento informado.

    Atenciosamente,

    Ouvidoria Flora Amar

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento5

    Me deixam falando sozinha e encerram o atendimento! Já imprimi as etiquetas e inclusive filmei o estado das peças antes de enviar. Como são todas do mesmo tamanho, teve embalagem que nem abri! Ia só trocar o tamanho, pois o M deles é pequeno e eu visto M em outras marcas. Mas diante da situação vou preferir não comprar mais!