O que aconteceu
Adquiri um Nissan LEAF zero quilômetro em 2022, realizando todas as revisões previstas em concessionária autorizada Nissan. O veículo encontra-se com quilometragem de aproximadamente 42.730 muito inferior ao limite previsto para a garantia da bateria de alta tensão, que é de 160.000 km.
Recentemente, o veículo passou a apresentar falha no Sistema EV, entrando em "modo tartaruga", com perda significativa de potência, comprometendo a aceleração e a utilização normal do veículo, mesmo quando o painel indicava elevado percentual de carga da bateria.
Além disso, a autonomia efetiva reduziu-se drasticamente em relação ao desempenho esperado do veículo. Após aproximadamente 50% da carga indicada, a bateria passa a descarregar de forma extremamente acelerada até atingir 0%, comprometendo significativamente a autonomia informada pela própria fabricante para esse modelo.
O veículo foi encaminhado à concessionária autorizada Keiko Campo Grande para diagnóstico. Inicialmente, foi apresentado um orçamento de R$ 1.845,00 referente ao diagnóstico. Posteriormente, recebi uma mensagem de voz da consultora da concessionária informando que, após avaliação realizada em conjunto com a fábrica Nissan, foi constatada a existência de células defeituosas na bateria de alta tensão, sendo necessária a desmontagem da bateria para identificar quais células e quantas estariam defeituosas. Em seguida, foi encaminhado um novo orçamento superior a R$ 6.500,00 apenas para a desmontagem da bateria.
Posteriormente, a própria Nissan, por e-mail, confirmou por escrito que o veículo apresenta problema nos módulos das células da bateria, mas manteve a negativa de cobertura sob o argumento de que o veículo estaria fora do período de garantia.
Entretanto, a Nissan não apresentou qualquer documentação técnica que fundamentasse essa conclusão.
Solicitei formalmente o envio do laudo técnico completo, do relatório do equipamento oficial Nissan CONSULT III+, dos códigos de falha (DTCs), da identificação do componente efetivamente defeituoso, do resultado do teste de capacidade da bateria, do índice SOH (State of Health), da fundamentação técnica utilizada para afastar a garantia e da cláusula contratual específica que justificaria a negativa. Até o momento, esses documentos não foram disponibilizados.
Também solicitei à concessionária o envio da Ordem de Serviço da revisão de 40.000 km, bem como das notas fiscais referentes aos serviços realizados em 2026. Esses documentos igualmente permanecem pendentes.
Outro fato que causa preocupação é que a própria concessionária informou que seria necessária a desmontagem da bateria para identificar exatamente quais células apresentavam defeito e quantas seriam afetadas. Entretanto, antes mesmo dessa identificação detalhada e sem apresentar os documentos técnicos solicitados, a Nissan já havia concluído pela negativa da cobertura da garantia.
Ressalto que todas as revisões do veículo foram realizadas na rede autorizada Nissan. Aproximadamente 80% dos carregamentos foram realizados utilizando o carregador doméstico original fornecido pela fabricante e cerca de 20% em carregadores públicos convencionais, nunca tendo sido utilizado carregamento rápido (DC Quick Charge). Em nenhum momento a Nissan alegou mau uso, modificações no veículo ou descumprimento das condições de utilização previstas no manual.
Meu objetivo sempre foi resolver a situação de forma amigável. Contudo, após diversas tentativas administrativas, continuo sem acesso aos documentos técnicos que embasaram a negativa de garantia e sem uma solução definitiva para o problema apresentado pelo veículo.
Diante disso, solicito que a Nissan apresente toda a documentação técnica referente ao diagnóstico, reavalie a negativa de garantia da bateria de alta tensão e providencie uma solução definitiva para o defeito reconhecido pela própria fabricante.
Tenho preservados todos os documentos relacionados ao caso, incluindo e-mails, protocolos de atendimento, respostas do SAC, manifestação no Consumidor.gov.br, mensagens de voz da concessionária, orçamentos, fotografias do diagnóstico e demais registros que comprovam os fatos aqui relatado.
Informo ainda, que o veículo permanece a quase 2 meses imobilizado na concessionária autorizada, sem que fosse apresentada solução definitiva para o defeito ou disponibilizada a documentação técnica solicitada. Durante esse período, também não me foi disponibilizado veículo reserva.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Nissan do Brasil respondeu
22/07/2026 às 09:09
Olá, Eliezer!
Espero que esteja bem.
Recebemos sua manifestação diante do inconveniente relatado com a bateria.
Esclarecemos que seu Nissan LEAF 2021/2021 está fora do período de garantia contratual da montadora, que é de 3 anos contados a partir da data de entrega do veículo, conforme Manual Nissan Way, Garantia, e Manutenção, página 07, disponível em nosso site por meio do link:
https://www.nissan.com.br/content/dam/Nissan/br/manuais/LEAF/2021/Nissan%20Way,%20Garantia%20e%20Manuten%C3%A7%C3%A3o.pdf
Em relação à garantia da bateria de íons de lítio, informamos que é a mesma do veículo, ou seja, 3 anos sem limite de quilometragem. A Garantia de 8 anos ou 160.000 km é aplicável somente em casos de perda de capacidade de carga máxima, o que não se deu no seu caso, conforme descrito no manual de garantia, página 07 (no link acima), sob o tópico: Período de garantia da capacidade da bateria de íons de lítio.
Portanto, para que o reparo fosse realizado sem custos, a solicitação precisaria ter sido feita dentro do prazo de vigência da garantia de 3 anos.
Agradecemos a compreensão.
Atenciosamente,
Ligia| Reclame AQUI | Nissan do Brasil
Consumidor respondeu
23/07/2026 às 13:23
Agradeço a resposta apresentada pela Nissan do Brasil.
Entretanto, a manifestação não enfrenta os principais pontos técnicos e documentais já apresentados ao longo do atendimento administrativo.
A empresa afirma que a garantia de 8 anos da bateria de alta tensão seria aplicável apenas aos casos de perda da capacidade de carga, porém não apresentou qualquer documentação técnica que demonstre como concluiu que o defeito apresentado pelo meu veículo não se enquadra nessa hipótese.
Permaneço sem acesso ao laudo técnico conclusivo, ao relatório completo do equipamento CONSULT III+, aos códigos de falha (DTCs) e aos demais documentos técnicos que fundamentariam essa conclusão.
Além disso, durante o atendimento foram prestadas outras informações pela própria rede autorizada Nissan, incluindo a existência de células defeituosas na bateria de alta tensão, a necessidade de desmontagem da bateria para continuidade do diagnóstico e, posteriormente, a alegação de estufamento, deformações e vazamentos dos módulos, circunstâncias que também não foram esclarecidas nesta resposta.
Ressalto ainda que, após solicitação formal, a própria concessionária informou por e-mail que o relatório técnico somente será elaborado após a abertura da bateria de alta tensão e que o processo permanece em análise junto à Regional de Pós-Vendas da Nissan. Dessa forma, a própria documentação produzida até o momento demonstra que o diagnóstico técnico definitivo ainda não foi concluído.
Diante disso, entendo que a resposta apresentada não esclarece de forma técnica e fundamentada os motivos da negativa de cobertura da garantia.
Como o problema permanece sem solução e os esclarecimentos técnicos solicitados ainda não foram integralmente apresentados, infelizmente não posso considerar esta reclamação como resolvida.
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento1O atendimento foi cordial, porém meu problema não foi solucionado.Embora a Nissan tenha respondido à reclamação, a resposta limitou-se a reafirmar sua interpretação sobre a garantia da bateria, sem apresentar a documentação técnica que fundamenta essa conclusão.Até o momento, continuo sem acesso ao laudo técnico conclusivo, ao relatório do CONSULT III+, aos códigos de falha (DTCs) e aos demais documentos técnicos solicitados. Além disso, permanecem sem esclarecimento adequado as informações fornecidas durante o atendimento sobre células defeituosas, necessidade de desmontagem da bateria e a alegação de estufamento, deformações e vazamentos dos módulos.Assim, considero que o atendimento foi respeitoso, mas insuficiente para esclarecer tecnicamente o caso e solucionar o problema apresentado.