Não respondida

Demora na análise de crédito e entrega de motocicleta Honda NX500 após contemplação em consórcio.

Otobai Veículos e Peças

cidade: São Gonçalo do Sapucaí

O que aconteceu

Prezados,

Fui contemplado no consórcio de uma Honda NX500 em 20/05/2026. Efetuei o pagamento do lance, entreguei toda a documentação exigida e cumpri integralmente todas as obrigações que me cabiam.

Entretanto, até o presente momento, já se passaram 48 dias desde a contemplação e meu processo sequer teve a análise de crédito realizada, tampouco houve o faturamento da motocicleta. Fui informado pela concessionária de que estou na 6 posição de uma fila de espera e que a loja recebe aproximadamente uma motocicleta por mês. Além disso, o contrato não estabelece qualquer prazo para entrega do bem.

Essa situação gera total insegurança ao consumidor, que permanece sem previsão concreta para receber o bem adquirido, mesmo após ter cumprido todas as exigências contratuais e realizado o pagamento do lance.

Nos termos dos artigos 6, inciso III, e 30 do Código de Defesa do Consumidor, tenho direito à informação clara, adequada e precisa sobre a prestação do serviço. Também é dever do fornecedor atuar com boa-fé, transparência e eficiência, não sendo razoável manter o consumidor por tempo indeterminado sem uma previsão concreta de conclusão do processo.

Diante disso, solicito:

- Esclarecimento formal sobre o motivo de a análise de crédito ainda não ter sido iniciada;

- Informação da etapa exata em que se encontra meu processo;

- Previsão formal para a realização da análise de crédito, faturamento e entrega da motocicleta;

- Adoção das providências necessárias para que o processo tenha andamento em prazo razoável.

Caso não haja uma solução satisfatória ou uma previsão concreta, adotarei as demais medidas cabíveis para resguardar meus direitos como consumidor.

Aguardo manifestação e solução para o caso.