Em réplica

Não recebi o estorno de R$ 138,41 da Pampili após devolução

Pampili

cidade: Belo Horizonte

O que aconteceu

Pampili não devolveu o valor de produto devolvido estorno de R$ 138,41 não identificado há meses

Realizei uma compra na loja Pampili em junho de 2026, referente ao *****, no valor de R$ 138,41.

Após receber o produto, minha sobrinha foi experimentá-lo e constatamos que o calçado havia ficado pequeno. Por esse motivo, providenciei a devolução, realizada em 3 de agosto de 2026.

A Pampili informou que o estorno do pagamento havia sido efetuado e encaminhou um comprovante da PagBrasil. Entretanto, até hoje, 20 de outubro de 2026, o valor de R$ 138,41 não foi creditado no meu cartão.

Entrei em contato diversas vezes com o atendimento da empresa pelo WhatsApp, conversando com as atendentes Bruna e Beatriz. Expliquei repetidamente que o valor não consta na fatura e que, apesar do comprovante enviado, o problema continua sem solução.

Na última tentativa de atendimento, fui orientada a entrar em contato com o banco ou com a administradora do cartão para solicitar a contestação da compra. Considero essa orientação inadequada como solução para o problema apresentado, pois devolvi o produto, a empresa recebeu a devolução e afirma ter realizado o estorno, mas o dinheiro não chegou até mim.

Não é razoável que eu tenha de iniciar um procedimento de contestação, reunir documentos e enfrentar toda essa burocracia para tentar recuperar um valor referente a um produto que já foi devolvido, especialmente quando venho buscando uma solução diretamente com a própria empresa há meses.

O envio de um comprovante de estorno, por si só, não resolve a situação se o crédito não foi efetivamente disponibilizado para mim. É necessário que a Pampili verifique o que aconteceu com essa transação junto à PagBrasil e à instituição responsável pelo processamento do pagamento.

Diante disso, solicito:

1. A apuração imediata do estorno referente ao *****, no valor de R$ 138,41.

2. A confirmação, junto à PagBrasil e à instituição responsável, de que o estorno foi efetivamente processado e de que o crédito chegou à administradora do meu cartão.

3. Caso o estorno não tenha sido concluído corretamente, que seja providenciada a regularização e a devolução efetiva do valor.

4. O envio de um comprovante detalhado, com os dados necessários para rastrear a transação e identificar o destino do dinheiro.

5. Uma resposta conclusiva, com prazo para solução, em vez de novas orientações que apenas transfiram para mim a responsabilidade de resolver um problema relacionado à devolução do produto.

Espero que a Pampili trate o caso com a seriedade necessária e resolva definitivamente essa situação. Já aguardei tempo suficiente e não considero aceitável continuar sem receber o valor devido, apesar das diversas tentativas de contato.

Aguardo a devolução efetiva dos R$ 138,41 e uma solução definitiva para o caso.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Pampili respondeu

    22/10/2026 às 08:41

    Olá, bom dia! Tudo bem?

    Entendemos sua preocupação em relação ao estorno e gostaríamos de esclarecer que o procedimento foi realizado em 21 de agosto de 2026.

    Conforme solicitado, encaminhamos o comprovante de estorno via WhatsApp nos dias 21 de agosto e 23 de setembro de 2026. Também informamos que o prazo para a visualização do valor pode ser de até 60 dias, dependendo do fechamento da fatura e dos procedimentos da operadora do cartão.

    Dessa forma, orientamos que entre em contato diretamente com a operadora do seu cartão para verificar o lançamento do estorno, uma vez que, de nossa parte, o procedimento já foi concluído e não há pendências em aberto.

    Permanecemos à disposição em caso de dúvidas.

    Atenciosamente,

    Beatriz

    Relacionamento com o Cliente Pampili

  2. Consumidor respondeu

    22/10/2026 às 09:26

    Prezados,

    A resposta apresentada pela Pampili não resolve o problema relatado e considero inadequado que a empresa tente transferir para mim a responsabilidade pela solução de uma situação decorrente de uma compra realizada em sua loja e de uma devolução devidamente comprovada.

    O produto foi devolvido, a Pampili recebeu a mercadoria e informou que havia realizado o estorno de R$ 138,41, referente ao pedido n *****. Entretanto, o valor não foi creditado no meu cartão, apesar de todas as minhas tentativas de resolver a questão diretamente com a empresa.

    A própria Pampili alegou que o estorno poderia levar até 60 dias para aparecer na fatura. Esse prazo foi aguardado, e, em 21 de outubro de 2026, completaram-se exatamente 60 dias, sem que o valor fosse restituído.

    Diante disso, não considero aceitável receber como resposta que devo procurar a operadora do cartão e que, para a Pampili, o caso está encerrado. O envio de um comprovante de processamento não comprova, por si só, que o consumidor recebeu efetivamente o dinheiro de volta.

    A relação comercial foi estabelecida com a Pampili. Foi a empresa que recebeu o pagamento, recebeu a devolução do produto e informou que providenciaria o estorno. Portanto, cabe à empresa apurar o ocorrido junto à PagBrasil e aos demais responsáveis pelo processamento da transação, verificar o destino do valor e adotar as providências necessárias para solucionar o problema.

    Não cabe simplesmente encerrar o atendimento e transferir ao consumidor a responsabilidade de investigar uma transação que a própria empresa afirma ter realizado.

    Ressalto que o Código de Defesa do Consumidor, especialmente seus artigos 6, inciso VI, e 20, ampara a proteção dos direitos patrimoniais do consumidor e, nas hipóteses aplicáveis, a restituição de valores. Também devem ser observados os deveres de boa-fé e de adequada prestação do atendimento ao consumidor.

    Diante disso, reitero minhas exigências:

    1. Que a Pampili investigue formalmente o estorno de R$ 138,41 junto à PagBrasil e à instituição responsável pela transação.

    2. Que apresente informações verificáveis sobre o processamento e o destino do crédito, e não apenas um comprovante genérico.

    3. Caso o valor não tenha sido efetivamente restituído, que providencie a regularização do estorno ou outra forma adequada de restituição.

    4. Que me apresente uma solução concreta e definitiva, com prazo para resolução.

    Não estou questionando uma compra que permaneceu comigo. Estou cobrando a devolução do dinheiro referente a um produto que foi devolvido e recebido pela empresa.

    Eu cumpri minha parte como consumidora. Agora, espero que a Pampili cumpra a sua e resolva o problema, em vez de considerar o caso encerrado enquanto continuo sem receber o valor que me é devido.

    Aguardo uma resposta efetiva e a restituição dos R$ 138,41.