O que aconteceu
Venho registrar reclamação formal quanto à indisponibilidade do serviço de caça-vazamento previsto na minha apólice de seguro residencial da Porto Seguro.
O principal motivo para a contratação do seguro foi justamente a possibilidade de utilizar esse tipo de assistência em situações de infiltração ou vazamento hidráulico, que exigem diagnóstico rápido para evitar agravamento dos danos.
Entretanto, ao solicitar o atendimento, fui informado de que não há datas disponíveis em prazo razoável, sendo oferecidos apenas agendamentos superiores a 30 dias, o que descaracteriza totalmente o caráter emergencial do serviço anunciado.
O valor do reembolso é limitado a R$ 250 caso faça o serviço de forma particular, valor manifestamente insuficiente para cobrir o custo mínimo do procedimento na minha região, tornando a alternativa inviável na prática.
Dessa forma, a assistência contratada torna-se inacessível, configurando falha na prestação do serviço e descumprimento da oferta.
Solicito, com urgência:
1. Disponibilização de atendimento em prazo compatível com a natureza do serviço; ou
2. Autorização de reembolso integral do valor pago a profissional particular devidamente habilitado.
Caso não haja solução adequada, a demanda será encaminhada aos órgãos de defesa do consumidor e demais medidas cabíveis.
Aguardo retorno com a maior brevidade possível.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Porto Seguro respondeu
07/03/2026 às 11:38
Olá, Sr Wagner , espero que esteja bem !
Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecer os pontos sobre o serviço de caça-vazamento.
Informamos que a assistência residencial possui diretrizes operacionais definidas em contrato, onde a prestação dos serviços está sujeita à disponibilidade de recursos da nossa rede referenciada na região do risco.
Em situações onde a rede não pode atender no prazo desejado, o contrato prevê a possibilidade de contratação particular mediante reembolso, desde que respeitados os limites e procedimentos descritos na cláusula 'Custo de Mão de Obra / Tabela de Reembolso' da sua apólice. Esclarecemos que esses valores são fixos e estabelecidos no momento da contratação, não sendo possível a concessão de reembolso integral em valores que excedam o previsto nas Condições Gerais.
Para dar sequência ao atendimento ou formalizar uma solicitação de reembolso dentro das regras vigentes, orientamos o contato com a nossa Central de Atendimento, onde um especialista poderá auxiliá-lo com todos os trâmites necessários.
Atenciosamente,
Gestão de Qualidade – Porto Seguro
Consumidor respondeu
07/03/2026 às 12:15
Prezados,
Agradeço o retorno, porém a resposta apresentada não resolve a questão levantada.
O serviço de caça-vazamento foi um dos principais fatores que motivaram a contratação do seguro residencial. Entretanto, na prática, quando o serviço é necessário, a seguradora informa não possuir disponibilidade de prestadores em prazo razoável, oferecendo apenas datas superiores a 30 dias.
É importante destacar que infiltrações e vazamentos são problemas que exigem solução rápida, pois tendem a se agravar com o tempo, podendo causar danos estruturais e prejuízos maiores. Portanto, disponibilizar o serviço apenas após um prazo tão longo torna a assistência, na prática, inútil para a finalidade a que se propõe.
Quanto à alternativa de contratação particular com reembolso, também chama atenção o fato de que os valores previstos em contrato são muito inferiores aos praticados no mercado, o que acaba transferindo ao segurado a maior parte do custo de um serviço que, em teoria, já estaria coberto pela apólice.
Dessa forma, fica a impressão de que há uma discrepância entre o serviço apresentado no momento da contratação e a efetiva disponibilidade quando o segurado precisa utilizá-lo.
Gostaria de entender como a Porto Seguro justifica oferecer em sua assistência residencial um serviço que, na prática, não consegue disponibilizar em prazo minimamente compatível com a natureza do problema que se propõe a resolver.
Solicito, portanto, uma solução efetiva para o atendimento da demanda ou um posicionamento mais objetivo sobre a real disponibilidade desse tipo de serviço na rede credenciada.
Atenciosamente,
*****
Porto Seguro respondeu
11/03/2026 às 09:13
Olá, Sr Wagner.
Agradecemos o seu contato. Informamos que a sua reclamação foi recepcionada pela nossa Ouvidoria e já está em análise. Um de nossos especialistas entrará em contato diretamente com você, por meio dos canais oficiais, para prestar os esclarecimentos e apresentar a solução para o caso.
Pedimos gentilmente que aguarde o nosso retorno.
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0Empresa não cumpriu o contrato.