Alteração de itinerário de cruzeiro sem comunicação prévia

Em réplica
Fortaleza - CE
08/07/2026 às 16:41
ID: 253429847
Prezados,
Venho, por meio deste, formalizar minha insatisfação quanto à alteração não comunicada do itinerário do meu cruzeiro, com saída programada para 03 de outubro de 2026 a bordo do navio Liberty of the Seas, conforme reserva de número *****.
No ato da compra, o itinerário contratado previa uma escala no porto de Bordeaux, França. No entanto, fui surpreendido ao constatar que este foi substituído por Cherbourg, França, sem qualquer aviso prévio ou justificativa plausível por parte da companhia.
Tal alteração representa uma mudança significativa na experiência de viagem que contratei, uma vez que Bordeaux é um destino com apelo cultural e turístico amplamente reconhecido, que motivou minha escolha por este cruzeiro em específico. A substituição por Cherbourg descaracteriza o produto originalmente adquirido.
Diante do exposto, solicito:
Informações detalhadas sobre o motivo que levou a esta alteração de roteiro;
Uma solução satisfatória para o ocorrido, que pode incluir, a meu critério, o restabelecimento do porto original, a realocação para outro cruzeiro com itinerário similar ou uma compensação financeira compatível com o prejuízo sofrido (desvalorização do produto e frustração da expectativa de viagem).
Aguardo um posicionamento formal e uma solução para este caso no prazo legal de 7 (sete) dias úteis.
Atenciosamente,
*****
Reserva: *****
Compartilhe
Resposta da empresa
10/07/2026 às 17:27
Prezado Pedro
Agradecemos o seu contato e lamentamos pelo inconveniente ocorrido.
Enviamos um e-mail solicitando mais detalhes sobre o seu caso para podermos entender melhor a situação e oferecer a melhor solução possível. Estamos ansiosos para resolver esta questão da forma mais rápida e eficiente possível.
Por favor, fique à vontade para nos contatar caso tenha mais dúvidas ou precise de assistência adicional. Estamos aqui para ajudar.
Atenciosamente,
International Guest & Trade Services
Royal Caribbean Group
Réplica do consumidor
13/07/2026 às 06:46
Na resposta foram taxativos em afirmar que não tem nenhuma forma de resolver o problema. Não perguntaram mais nada, como consta aqui na resposta. Somente afirmaram que não vão resolver.