App Santander não funciona para ler QR Code

Em réplica
Santa Bárbara dOeste - SP
16/10/2017 às 23:38
ID: 29610639
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesHoje eu fiquei meia hora para conseguir pagar uma simples fatura do meu cartão Santander. Coisa que eu faço todo mês, usando o cartão com códigos de segurança que tenho há uns 8 anos, no mínimo. Com isso passou das 22h00 e provavelmente vai incidir juros em cima. E a culpa não é minha.
O que mais me irrita é que mudaram sem avisar a forma de autenticação na hora de finalizar o pagamento.
Antes, pelo PC, era só digitar um dos códigos do cartão de segurança e pronto! Pagamento feito!
Agora nos obriga a ter o app instalado e usar um gerador de códigos pelo app que NÃO FUNCIONA.
Toda vez que eu clicava para gerar o ID, ele falava que eu tinha que habilitar meu aparelho (que já é habilitado e eu faço pagamentos por lá também, mas não gosto porque é ruim). Ok, segui adiante e ele pede para eu fazer login na conta. Loguei e... nada. Simplesmente não tem nada após isso. Não existe um menu para abrir a câmera e ela ler o QR Code. Nada. A instrução que aparece na tela do PC ensinando a pagar com esse milagroso QR Code está equivocada.
Desloguei, para que aparecesse de novo o botão do tal ID Santander. Cliquei no botão e mesma coisa. Pede para logar, logo na conta e não faz nada. Só faz a gente passar muita raiva. Não existe um menu sequer (eu vasculhei todas as opções) - não sou usuário leigo.
Quer dizer que se eu não estiver com o celular por perto, caso hipoteticamente, algum dia no futuro o app de vcs funcione, eu não poderia pagar uma conta? Que absurdo é esse? Em plena era da tecnologia ficar casando um dispositivo no outro. O que deveria facilitar só serviu para atrapalhar e me deixar muito furioso.
E eu tentei pagar pelo app também, já que estava com ele aberto. Cliquei para pagar a fatura como sempre faço, e lá sim ele usa o ID Santander e identifica sozinho o código e paga, porém, travou e ficou a tela branca até eu ter que forçar o fechamento. E o app é tão horroroso de ruim que eu tive de reiniciar o smartphone porque não abria mais. E estou falando de um smartphone intermediário, Samsung Galaxy A5 ******* e não um Galaxy Y de *******. Teoricamente é para rodar o app de vcs com folga. Muita folga.
Depois de meia hora tentando, eu consegui pagar a conta. Mas somente pelo app do celular.
O que eu quero: que resolvam esse problema do app. Eu não acho cabível me obrigar a usar um smartphone para pagar as coisas no PC. Para que serve então o cartão de segurança? Jogo fora?
E não admito ter que pagar juros em cima do valor da minha fatura pois vcs me obrigaram a usar um app que não funciona para uma tarefa que eu sempre faço, desde *******!
Outra coisa: vcs não tem um canal de atendimento oficial offline, me fazendo ter que vir aqui pagar esse papelão.
Nem vou entrar em detalhe daquela interface web super pesada que vocês adotaram. Fui simular um empréstimo (porque fica um pop up pulando na cara da gente falando que tem crédito disponível) e simplesmente vai para outra tela para eu falar com um dos atendentes de vcs, que está offline, pois trabalham até as 20h. Ué, então para que da opção de simular?!
Eu estou com a última versão do app. Acabei de conferir.
Mas adivinhem só. Enquanto eu conferia a versão na Play Store, fui ler as reclamações e pasmem: muuuitas reclamações da mesma coisa e não é de hoje!
"Anderson Araujo - Não consigo cadastra esse tal de ID ta dando erro ******* se eu não me engano, ja atualizei o app ja desinstalei e instalei de novo e nada,precisamos que a equipe do santander resolvam isso logo pois está atrapalhando a vida de todo mundo que usa o app."
"Fabio Gonçalves - Cada atualização fica pior agora não consigo pagar minhas contas porque tem esse bendito código QR que deixa a tela toda branca e fecha o app depois de alguns segundos nem pelo PC dá tá um lixooooooo"
Dentre outras várias reclamações da mesma coisa. É só pesquisar pelo app Santander Brasil na Play Store. Ora se identificaram que não funciona, por que não resolveram?
Até esses dias tinha aquela coisa super irritante de "Transferência por Mensagem" que surgia do nada na tela do smartphone quando se copiava qualquer coisa! Super intrusivo!
Dependendo da resposta de vcs, eu migro minha conta pro Banco do Brasil, que pelo menos lá o app funciona muito bem e não ficam casando dispositivo a torto e direito.
Sou cliente a 9 anos e sempre gostei do Santander, mas tem umas coisas que vcs fazem que só piora.
Estou anexando os prints para vocês verem o quanto esse app é péssimo.
Se eu tiver que pagar encargos por erro de vcs, eu saio desse banco para sempre.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/10/2017 às 20:42
Olá RAFAEL RENAN BERNARDINO,
Tomamos conhecimento de sua manifestação efetuada por meio deste site.
Constatamos que existe um registro em análise no BACEN através do protocolo nº 65142306.
Em breve, o órgão realizará o posicionamento com as informações a respeito do parecer final da manifestação.
Atenciosamente,
Santander
Central de Atendimento Santander
Consultas, Informações e Serviços Transacionais.
******* *******(Regiões Metropolitanas)
******* ******* ******* (Demais Localidades)
Atendimento: 24h por dia, todos os dias.
SAC Serviço de Atendimento ao Consumidor
Reclamações, Cancelamentos, Sugestões, e Informações Gerais.
******* ******* *******
Atende também deficientes auditivos e de fala:
No exterior, ligue a cobrar para
*******
Atendimento: 24h por dia, todos os dias.
Ouvidoria
Se não ficar satisfeito com a solução apresentada.
******* ******* *******
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.
É necessário ter o número do ******* pelo SAC.
Atende também deficientes auditivos e de fala.
Redes Sociais
Twitter: @santander_Br
Facebook:/santanderbrasil
Acesse: https://*******
Redes Sociais
Twitter: @santander_Br
Facebook:/santanderbrasil
Acesse: https://*******
Réplica do consumidor
24/10/2017 às 09:17
Fui na agência *******, da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara dOeste e fui atendido muitíssimo bem pela sra Ellen.
Ficamos tentando entender o que se passava para resolver o problema.
Descobri que o Santander habilitou esse tal de ID Santander e os celulares que já estavam habilitados a fazer transações pelo app do banco simplesmente não conseguiam usar o ID Santander. Tivemos que pedir para a atendente, via telefone, desabilitar o meu celular para que eu pudesse reabilitá-lo novamente no caixa eletrônico. Assim o leitor de QR Code é ativado. Mas ainda assim não funciona.
Não consigo pagar por internet banking. Toda vez que o leitor de QR code le a imagem, aparece Dados não reconhecidos e não consigo finalizar a transação. No app eu consigo, mas ele é muito limitado e não tem as mesmas coisas que o Internet Banking!
Já tá na hora de vocês voltarem atrás com esse sistema horrível e deixar a gente desabilitar essa função que não acrescenta em nada. No banco do brasil eu consigo desabilitar o BB Code e usar minha senha, por que no de vocês eu não posso?
Réplica do consumidor
06/11/2017 às 22:46
Me responderam algo totalmente fora do que reclamei e ainda não resolveram meu problema. A solução vai ser fechar minha conta!