SEGURO OBRIGATÓRIO? SÓ EXISTE NO SANTANDER!

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

11/09/2017 às 13:35

ID: 28744855

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Boa tarde,

Sou cliente do Santander desde ******* e estou completamente indignada com o total desrespeito que esse banco tem com os clientes.

Em Junho/******* fechei um contrato de financiamento de veículo com o Santander. Ok, contrato firmado, crédito liberado.
Porém, para a minha surpresa, alguns dias depois veio um débito na minha conta corrente: MENSALIDADE SEGURO, no valor de R$ 80,76.
Ao contatar a minha gerente da conta, fui informada de que se tratava de um seguro OBRIGATÓRIO, chamado SEGURO PRESTAMISTA, era referente o meu contrato de financiamento e eu só poderia solicitar o cancelamento após 5 meses.
Porém não me recordo de assinar qualquer documento, além do contrato de financiamento. Estagiei 2 anos num banco e sei muito bem as práticas abusivas praticadas com os clientes. Portanto, desconfiada do tal "Seguro Obrigatório", resolvi ligar na Central do Santander*******. Ao falar com a atendente, fui informada de que não se tratava de um seguro prestamista e sim um SEGURO DE VIDA MULHER com cobertura de R$ *******.*******,00 sem qualquer relação com o meu contrato de financiamento, questionei a atendente se este seguro era obrigatório e a mesma me informou que NÃO!
Pois bem, se não é obrigatório, se foi venda casada, se a gerente precisava bater meta ou seja lá qual for o motivo da contratação deste serviço, então cancele esse seguro e reembolse as 3 parcelas pagas.
Ao solicitar o cancelamento e estorno, a atendente me informou de que o Santander não autoriza estorno de Seguros (Protocolo da Ligação: *******). Diante do péssimo atendimento e da má vontade da atendente, desliguei e liguei novamente para a Central.
Desta vez, fui muito bem atendida e todas as minhas dúvidas foram esclarecidas. A atendente, desta nova ligação, me informou que era possível estornar as 3 parcelas pois a informação anterior estava errada. Sim, o Santander estorna os valores no caso de até 3 parcelas pagas, como era o meu caso, a atendente disse que solicitaria o estorno. Foi aberta uma ocorrência sob nº 63690482 e o prazo de resposta era 5 dias úteis.
Pois bem, a resposta do Santander foi NÃO! Não reembolsaram os R$ *******,28 pois este seguro foi contratado numa agência, com o gerente.
Isso é justificativa, Santander? Qual a parte do "A gerente me disse que era obrigatório para a liberação do financiamento", os analistas não entenderam?

A Venda Casada é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC (art. 39, I), constituindo inclusive [Editado pelo Reclame Aqui] contra as relações de consumo (art. 5º, II, da Lei n.º 8.*******/90).
Pelo Código de Defesa do Consumidor, a Lei ******* / 90, artigo 39º, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.
E pela Resolução do Banco Central nº *******/01 (alterada pela nº *******/01), Artº 17, “é vedada a contratação de quaisquer operações condicionadas ou vinculadas à realização de outras operações ou à aquisição de outros bens e serviços”.

Para finalizar, seguem palavras do desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira: "Não há norma legal que autorize a contratação obrigatória do seguro contra [Editado pelo Reclame Aqui] e invalidez permanente, de forma que a sua imposição como condição para assinatura do contrato configura venda casada, prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor."

Portanto Santander, solicito imediato ressarcimento dos valores pagos. Caso contrário, acionarei o banco na Justiça.

Aguardo contato.

Compartilhe

Resposta da empresa

14/09/2017 às 13:10

Prezada Sra. Joyce,

Em atenção à sua manifestação registrada neste canal, analisada mediante protocolo nº 64021093 junto ao Banco Santander, realizamos contato telefônico para esclarecimentos em 14/09/17.

Qualquer dúvida, fale com a nossa equipe.
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor
Reclamações, Cancelamentos, Sugestões, e Informações Gerais.
******* ******* *******
Atende também deficientes auditivos e de fala.
No exterior, ligue a cobrar para:
*******
Atendimento: 24h por dia, todos os dias.

Consideração final do consumidor

14/09/2017 às 15:43

Boa tarde!

Hoje, após 3 dias da abertura desta reclamação o Santander me retornou.
A Rosemeire me ligou, do SAC Santander e me informou do estorno do valor. O estorno já foi creditado na minha conta.

Só gostaria de enfatizar que meu problema só foi resolvido após registrar a reclamação aqui no ReclameAqui.
Eu Já tinha falado com a minha gerente e com 3 atendentes do SAC Santander*******. De qualquer forma, agradeço pela agilidade na resolução desta reclamação.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8