Cobrança de valor superior ao orçamento em conserto de purificador de água.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Betim - MG

04/05/2026 às 10:39

ID: 247622215

Deixei um purificador de água para conserto na loja MYSHOP, do bairro Eldorado, em Contagem. No momento da entrega, fui informado de que deveria pagar uma taxa antecipada de R$ 50,00. Foi explicado que esse valor seria abatido do total do conserto caso eu autorizasse o serviço, ou então seria considerado como taxa de orçamento, caso eu não aprovasse. Até aí tudo bem.

Dias depois, recebi contato via WhatsApp com o orçamento detalhado:

Troca de tubos: R$ 100,00
Limpeza: R$ 150,00
Filtro: R$ 189,00
Possível troca de ventilador (barulho): R$ 180,00

Valor total: R$619,00 (sendo que um purificador NOVO é menos de R$600,00 reais)


Diante disso, autorizei apenas a troca dos tubos e a limpeza, totalizando R$ 250,00. Como eu já havia pago R$ 50,00 antecipadamente, de forma lógica e baseada nas informações fornecidas restaria pagar R$ 200,00 na retirada. Óbivio, não?

Porém, ao chegar na loja para buscar o aparelho, fui surpreendido com a cobrança de R$ 250,00 adicionais, ou seja, além dos R$50,00 que eu já tinha pago.
Ao questionar, a atendente informou que os R$ 50,00 pagos anteriormente já haviam sido abatidos no orçamento informado, o que quer dizer que o valor REAL do serviço seria R$ 300,00 e não R$250,00 como haviam me informado.

O problema é que em nenhum momento isso foi INFORMADO durante o envio do orçamento. A mensagem recebida indicava claramente que o valor total do serviço autorizado era de R$ 250,00, sem qualquer menção de que esse valor já incluía o abatimento da taxa antecipada. Aí ela falou que eles fazem desse jeito mesmo, que é assim que é feito, que os R$50,00 de entrada vai informado na nota.

Me senti enganado, [Editado pelo Reclame Aqui], pois a informação não foi apresentada. Caso isso tivesse sido explicado corretamente desde o início, eu não teria problema em pagar o total dos R$300,00.

Para piorar a situação, solicitei falar com um responsável ou gerente no momento, mas fui informado de que não havia ninguém disponível e que, se eu não efetuasse o pagamento de R$ 250,00, não poderia retirar meu próprio aparelho.

Diante disso, fui obrigado a pagar um valor DIFERENTE (A MAIOR) DO VALOR DO ORÇAMENTO, como sendo o acordado, o que considero uma prática desrespeitosa e de má fé com o cliente. Para o orçamento "paracer mais barato".

Fica aqui minha extrema insatisfação e alerta para outros clientes quanto à falta de transparência nos orçamentos apresentados por essa empresa. Naquele momento, eu até pensei em chamar a polícia, fazer um boletim de ocorrência e procurar o PROCON e juizado de pequenas causas, porém eu não podia esperar a polícia chegar. Essa empresa deveria me ressarcir o valor cobrado a mais, que foi diferente do valor informado no orçamento. É o mínimo que deveriam fazer. Sem contar que nunca indicarei essa empresa para ninguém, tampouco serei cliente deles novamente.

Em anexo está o print do orçamento e o nome da atendente.

Endereço da loja: Av. *****, *****.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/05/2026 às 14:18

Agradecemos por compartilhar sua experiência e lamentamos sinceramente pelo desconforto gerado na situação relatada.

Após analisarmos o ocorrido internamente e realizarmos contato direto com você, identificamos que houve uma falha de comunicação no momento da apresentação do orçamento, especialmente em relação à forma como o valor da taxa antecipada foi informado e demonstrado.

Reforçamos que a política da empresa é que o valor pago antecipadamente seja abatido do total do serviço autorizado, porém reconhecemos que a forma como essa informação foi transmitida não ficou clara, o que gerou a interpretação divergente no momento da retirada do equipamento.

Ficamos satisfeitos em saber que conseguimos esclarecer a situação diretamente com você e que o caso foi devidamente resolvido.

Aproveitamos para informar que já reforçamos internamente nossos processos de comunicação e orientação à equipe, com o objetivo de garantir mais clareza, transparência e segurança em todas as etapas do atendimento.

Seguimos à disposição para qualquer necessidade e esperamos ter a oportunidade de atendê-lo novamente, proporcionando uma experiência mais alinhada às suas expectativas.

Atenciosamente,
Equipe MyShop