Mais Tauá - NÃO CAIAM NESSE [Editado pelo Reclame Aqui].

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Governador Valadares - MG

29/09/2024 às 23:26

ID: 198477003

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Venho por meio deste formalizar uma reclamação sobre o pacote de hospedagens adquirido junto ao Tauá Hotel, na unidade de Caeté/MG.

Ao chegarmos no hotel, já no check-in, um concierge nos abordou e perguntou se queríamos conhecer o programa Mais Tauá, dizendo que a apresentação duraria de 50 minutos a 1h. E em troca do nosso tempo, o mesmo nos concederia a extensão do checkout + uma diária de retorno, válida por o período de um ano. Aceitamos agendar o horário logo na manhã seguinte, pois teríamos tempo posteriormente para aproveitarmos nossa estadia.

Antes da compra, tivemos a oportunidade de conhecer as instalações por meio de uma demonstração realizada por um promotor de vendas, que nos apresentou acomodações de altíssima qualidade, citando diversos benefícios e acessos exclusivos para assinantes do programa.

Posteriormente, nos levaram para uma sala, onde tinham algumas mesas e outros promotores de venda conversando com outros clientes/hóspedes. Nesta sala, começou a apresentação dos pacotes e benefícios do programa através de um tablet e revistas ilustrativas.

Importante mencionar que, estávamos com nossa filha de quatro meses, que estava inquieta e com fome durante toda a apresentação. Além disso, precisei me ausentar por quase uma hora para participar de uma reunião de trabalho, deixando minha esposa sozinha. Nesse período, ela tentou ouvir as propostas enquanto tentava amamentar nossa filha, o que tornou ainda mais difícil analisar a oferta com a devida atenção. Após a apresentação, o supervisor veio para dar mais detalhes quanto aos benefícios e apresentar os valores dos planos. Após uma longa apresentação (com inúmeras interrupções onde precisávamos ter atenção com a nossa filha), nos disponibilizaram a proposta do programa, sendo: 60 parcelas de R$*******,33, que nos dariam direito a basicamente:

- Desconto de 20% nas diárias da rede Tauá pelo prazo de 5 anos;
- CashBack para consumos realizados dentro do hotel;
- 7 diárias bônus no Tauá unidade de Caeté;
- 7 diárias de assinatura, com prazo de 2 anos para utilização; Nesta, teríamos que pagar uma taxa de alimentação. Até a data da nossa hospedagem o valor desta taxa estava cotada à aproximadamente R$*******/pessoa.
- Acesso a 10% de desconto nas diárias de hotéis pela empresa Icônica Turismo;
- 3 semanas grátis em hotéis da rede RCI espalhadas pelo mundo;
- Além de outros benefícios a serem usados durante a estada no Tauá.

Ao final da conversa, quando já se passavam mais de 4h desde seu início, eu e minha esposa já estávamos exaustos da dinâmica maçante da apresentação, como também, das interrupções que precisamos fazer para dar a devida atenção à nossa filha. Além disso, conforme horários preestabelecidos pelo hotel, já estávamos quase passando do horário reservado para o almoço. E estávamos famintos. Então, questionamos o supervisor se a oferta valeria até o último dia da nossa hospedagem, afinal, assim teríamos um tempo para pensar. Porém, segundo o mesmo, o pacote só teria disponibilidade caso fechássemos o contrato naquele momento.

O supervisor então começou a ler um termo de verificação do contrato. Segundo o mesmo, neste documento teriam todas as informações pertinentes às cláusulas mais importantes do contrato (ou as partes que o mesmo julgava serem as únicas necessárias à leitura junto ao consumidor).

Ao final da leitura, consultei o limite do cartão e vi que não estava com limite disponível necessário para a compra, que necessitava de um limite de R$30.*******,18. Então, o supervisor então perguntou quanto eu tinha de limite e, após eu informar, o mesmo disse que não tinha a necessidade de possuir o limite total da compra, pois o lançamento era mensal e que necessitaria apenas do limite do valor da parcela em cada mês. Fato que se provou errado, pois, após o fim da hospedagem, em casa e com mais calma, verifiquei que foi feito uma reserva de limite no valor de R$6.*******,96.

Após o pagamento, o supervisor insistiu que aguardássemos até que o contrato chegasse por e-mail para realizarmos a assinatura digital, na qual, não nos foi proposto em nenhum momento a impressão do contrato, sequer para leitura in loco. Mas eu e minha esposa, já famintos, pedimos para assinar posteriormente, afinal, já havíamos feito o pagamento, mas ele nos informou que deveríamos assinar ali. Então, tivemos que aguardar ainda mais um pouco, até que o contrato chegasse por e-mail para assinarmos.

Posteriormente, após findada nossa hospedagem, já em casa e com calma, ao lermos alguns termos do contrato identificamos várias inconsistências; tais como:
- No contrato, uma cláusula cita que o "desconto de 20%" não poderia ser usado em Alta Temporada. Isso não ficou claro na apresentação, nem na leitura dos termos. Foi ressaltado que apenas as "diárias bônus" seguiam esse critério.
- Inclusive, nas "diárias bônus", foi dito que poderíamos ter acesso às melhores suítes, tais como as apresentadas pelo promotor de vendas; porém, no contrato cita que o tipo do quarto está sujeito à disponibilidade, o que nos deixou bastante frustrados. Além disso, no contrato, reza que cada diária seria liberada de acordo com o andamento do contrato e o pagamento das parcelas. Na apresentação o supervisor nos garantiu que, ao assinar o contrato, já teríamos 2 diárias bônus liberadas. Neste momento, após 2 meses, temos apenas uma diária bônus que poderíamos utilizar. Isso também não foi mencionado na apresentação e, tal fato, nos obriga a, sempre que quiser utilizar uma "diária bônus" teríamos que conciliar com mais diárias pagas, já que se torna inviável realizar um deslocamento longo até o hotel para usurfruir de apenas uma diária.
- Na apresentação, o supervisor chegou a nos informar que, para utilizar das 3 semanas grátis pela RCI, precisaríamos pagar uma taxa, mas que o valor não passaria de R$*******,00. Ao fazer a cotação da Tarifa, constatamos que a taxa é superior R$*******,00.
- No início da apresentação o promotor nos disse que ganharíamos Roupões como brinde apenas por disponibilizar nosso tempo conhecendo o programa e os pacotes; porém, no contrato, tem uma cláusula que diz que, em caso de recisão, teríamos uma combrança de despessa administrativa correspondente à R$*******,00 referente aos roupões. Inacreditável.
- No contrato, reza ainda que, a multa em caso de recisão é de 20% do valor total do contrato. Além da retenção de todo o valor pago até a data da recisão. Importante mencionar que, no artigo 9, o do código de defesa do consumidor diz que "não é válida a cláusula penal superior à importância de 10% do valor da dívida". E ainda complementa dizendo que, "se o contrato tiver como multa um valor superior a 10% do valor total do contrato, pode-se considerar tal cláusula nula, sendo assim não devida multa para rescisão contratual."

Entretanto, já em casa, ao conversar com minha esposa para tentarmos realizar o cancelamento, decidimos entrar no portal para verificar como funcionava a solicitação de reservas. Acessamos o site https://******* e simplesmente não conseguimos encontrar nenhuma data que desse para usar as diárias de assinatura. Além disso, tentando ter acesso somente ao "desconto de 20%" também não encontramos nenhuma data nos períodos desejados, mesmo não sendo alta temporada.

Embora a experiência no resort seja boa, o programa "Mais Taua" não vale a pena. Todos os métodos que usaram para nos persuadir, bem como a forma agressiva de fazer com que o contrato fosse firmado naquele exato momento, são os meios que utilizam para que o cliente não consiga refletir e analisar os riscos envolvidos. Caso houvesse tempo e um ambiente mais tranquilo, teríamos chegamos a conclusão de que o programa é inviável.

Diante do exposto, solicitamos o reembolso integral do valor pago, visto que o serviço não corresponde ao apresentado e as cláusulas de cancelamento são abusivas e nulas por natureza, conforme artigo 9 do código de defesa do consumidor. Caso não seja efetuado o ressarcimento, tomaremos as medidas legais cabíveis, incluindo a solicitação de indenização por danos morais.

Ressalto que não utilizamos sequer nenhum benefício do programa até a data da solicitação do cancelamento. Não havendo razão alguma para reter qualquer quantia dos valores já pagos.

Pedido de cancelamento enviado também para o endereço de e-mail *******.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

19/11/2024 às 10:03

Venho, por meio desta, formalizar notificação extrajudicial ao Grupo Tauá de Hotéis e ao Programa Mais Tauá, referente ao descumprimento contratual e à ausência de resposta adequada à solicitação de cancelamento do contrato e estorno de valores pagos.

Para melhor compreensão, descrevo abaixo os eventos relacionados à tentativa de ser atendido, bem como a falta de retorno e descaso por parte da empresa.
Ressalto que tanto a *******, quanto as demais tentativas de contato foram relatadas também por e-mail, no endereço informado pela empresa como sendo o canal oficial de contato para esse tipo de demanda.

No dia 29 de setembro de *******, enviei e-mail para *******, manifestando a intenção de cancelar o contrato em questão e solicitando o estorno dos valores quitados, cujos motivos estão extensamente explanados na referida solicitação. Não havendo retorno sobre o *******, entrei em contato, após 19 dias, com o Supervisor Gabriel Rodrigues, pelo número*******. Embora ele não fosse do setor responsável, manifestamos nossa intenção de cancelamento a ele, uma vez que não obtivemos retorno pelo canal oficial da empresa.

Como resultado, no mesmo dia (18 de outubro de *******), minha esposa recebeu uma ligação oriunda do número*******, ocasião em que foi solicitado o reenvio do e-mail de solicitação de cancelamento. Reenviamos a mensagem conforme pedido, reforçando a necessidade de uma resposta formal.

Em 24 de outubro de ******* transcorridos mais 6 dias (e totalizando 25 dias desde o *******) realizei contato com o número*******, disponível no site da empresa como canal de atendimento, onde fui informado de que a solicitação já estaria com o setor responsável e que receberia um retorno no prazo de 7 dias. Este prazo, contudo, encerra-se na presente data (31 de outubro de *******), 32 dias desde a *******, sem que qualquer resposta ou providência tenha sido tomada pela empresa.

Ante o exposto, declaro que, diante da ausência de providências quanto ao cancelamento do contrato e ao estorno dos valores pagos, serei obrigado a adotar as medidas judiciais cabíveis, buscando não só a resolução do contrato e a restituição dos valores, como também a reparação por eventuais danos sofridos pela demora e descaso no atendimento ao consumidor.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0