Má experiência na contratação de seguro veicular: Falhas, desorganização e transtornos com a Tokio Marine

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Navegantes - SC

18/12/2025 às 13:01

ID: 235221685

Relato de má experiência na contratação de seguro veicular

Realizei recentemente a aquisição de um veículo novo e atuo atualmente como motorista de aplicativo. Diante disso, iniciei a cotação de seguro veicular e analisei propostas de três seguradoras: Loovi, BP Seguradora, Suhai e Tokio Marine.

Financeiramente, a proposta da BP Seguradora era a mais vantajosa, inclusive com boas avaliações públicas. No entanto, por entender que seguro é algo que contratamos esperando não utilizar, mas que, quando necessário, precisa oferecer respaldo e tranquilidade, optei pela Tokio Marine, por se tratar de uma empresa de grande porte, reconhecida no mercado e que transmite credibilidade, justamente para evitar dores de cabeça.

Infelizmente, todo o processo de contratação foi marcado por falhas, falta de organização e transtornos.

No dia 19 de novembro, fui atendido pela corretora Carla, ocasião em que solicitei apenas a elaboração de uma proposta, pois ainda aguardava uma cotação do meu banco. Informei claramente que estava em viagem pela BR e que não poderia realizar nenhuma avaliação imediata. Ainda assim, a corretora passou a ligar insistentemente, de forma invasiva, exercendo forte pressão para que eu fechasse o seguro naquele momento, inclusive utilizando o argumento de que eu perderia uma suposta promoção caso não contratasse imediatamente.

Posteriormente, no dia 21 de novembro, quando decidi efetivamente fechar o seguro, fui atendido por um corretor chamado Evandro. Para minha surpresa, no momento da contratação, o mesmo simplesmente saiu para almoçar por volta das 16 horas, deixando diversas mensagens sem resposta. Entrei em contato com o atendimento da Tokio Marine e fui informado de que somente ele poderia finalizar a contratação, o que gerou mais um transtorno. Ou seja, houve extrema pressão para fechar o seguro no dia 19, mas total indisponibilidade quando eu realmente decidi contratar.

Após isso, foi informado que seria necessária uma vistoria presencial, a ser realizada em minha residência, com uma janela de horário extremamente ampla, entre 14h e 18h. Como trabalhador autônomo, não posso me dar ao luxo de perder uma tarde inteira de trabalho.

Mesmo assim, a vistoria foi agendada para o dia 24 de novembro. Deixei de trabalhar nesse período, o que resultou em um prejuízo aproximado de R$ 180,00 em faturamento. No entanto, ninguém compareceu para realizar a vistoria. Além disso, não recebi qualquer contato da Tokio Marine ou da empresa responsável pela vistoria, a Sultec, seja para justificar a ausência ou para reagendar o serviço.

Tentei contato por diversos canais, procurei telefones da Sultec no Google, liguei repetidas vezes para a Tokio Marine, pois na proposta de contratação da Tokio, contava que, caso a vistoria não fosse realizada em até três dias úteis, eu perderia a proposta. Em todo momento, precisei correr atrás de situações que, ao meu ver, deveriam ser responsabilidade da seguradora e de seus parceiros.

Somente após muito esforço, consegui falar com Felipe que viabilizou a vistoria por meio de envio de fotos do veículo, conforme solicitado. A vistoria foi concluída e, finalmente, o seguro foi emitido. Ou seja, tratava-se de um processo simples, mas que acabou se tornando um transtorno gigantesco, causado pela própria falta de organização da Tokio Marine e de seus prestadores de serviço.

Diante de todo o ocorrido, deixo registrado meu descontentamento, bem como o prejuízo financeiro de R$ 180,00 referente à tarde de trabalho perdida. Solicito esclarecimentos por parte da Tokio Marine, para que situações como essa não se repitam com outros clientes, e requeiro o ressarcimento do valor perdido, uma vez que o transtorno não foi causado por minha responsabilidade.

Aguardo retorno.
Obrigado.

Compartilhe

Resposta da empresa

30/12/2025 às 10:14

Olá, tudo bem?

Sou a Josy, analista responsável pelo seu atendimento aqui no Reclame Aqui 😊

Agradecemos por compartilhar sua experiência conosco e, principalmente, por nos dar a oportunidade de esclarecer os fatos e apresentar as providências adotadas.

Após análise interna, identificamos pontos de melhoria no fluxo de atendimento e na etapa de vistoria realizada em sua região no dia 24/11. Conforme verificado junto ao prestador Sultec SC, naquele período houve ajustes operacionais que impactaram a programação das vistorias, motivo pelo qual o serviço foi reagendado no sistema para o dia 25/11. Posteriormente, conforme informado pelo senhor, a vistoria foi concluída com sucesso por meio do envio de fotos, possibilitando a emissão da apólice.

Reforçamos que a situação já foi tratada internamente. O prestador de serviços foi formalmente reorientado para que ocorrências semelhantes não se repitam, assim como os operadores de atendimento envolvidos, visando melhorias efetivas em nossos processos e na experiência do cliente.

Em relação ao prejuízo financeiro mencionado, a Sultec SC nos informou que já está em contato com senhor para tratativas do reembolso no valor de R$ 180,00, estando no momento no aguardo dos dados bancários e aguardando a autorização do departamento financeiro para nos posicionar.

(Essa parte do texto está escrita na mensagem privada)

Conforme combinamos retornarei o contato por telefone daqui 1h30 .

Reiteramos nosso pedido de desculpas e reforçamos nosso compromisso com a melhoria contínua dos nossos serviços.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e esperamos poder reconquistar sua confiança.

Atenciosamente, 😊

Josy

Qualidade e Ouvidoria

Tokio Marine Seguradora

🌐 www.tokiomarine.com.br

Consideração final do consumidor

02/01/2026 às 13:29

O atendimento da Josy foi justos, atencioso e cordial.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

9