Dificuldade na entrega e falta de contato da Total Express em Palmas/TO

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Palmas - TO

11/12/2025 às 14:25

ID: 234462373

Minha reclamação é com a Total Express e com sua filial no Tocantins, Rotex Distribuidora.

Na Black Friday (mas não tem relação com o dia em si) fiz uma compra na Amazon de diversos itens, entre os quais, um seria enviado e entregue pela Total Express. Em razão da minha logística de trabalho, direcionei que a encomenda deveria ser entregue na casa da minha mãe, a qual teria mais possibilidades de se encontrar em casa para receber. Entretanto, por questões particulares, ela precisou viajar e não teria ninguém para receber o entregador.

Alguns itens da compra chegaram por outras transportadoras antes dela viajar, mas esse item especificamente, entregue pela Total Express não chegou a tempo. Desde então, tenho ido no local de entrega, nos horários que consigo, mas nunca coincidiu com o entregador; tentei então exaustivamente encontrar na internet telefones de contato, chats com atendentes humanos ou o próprio galpão de distribuição aqui na minha cidade, Palmas/TO, mas essas informações são bem escassas e difíceis de achar e quando consigo, ou o telefone não chama, ou não respondem às mensagens.

Até que no dia 10/12 consegui o telefone acho que de um gerente comercial, de orçamentos ou algo assim. Nem saberia se ele poderia responder minhas dúvidas de logística.
Entrei em contato humildemente na tentativa de achar soluções para o meu problema. Perguntei se eu poderia encontrar o entregador em algum ponto no meio da rota dele para não atrapalhar, ele prontamente disse que não poderia fazer entrega fora do endereço pedido. Até aí, ok, segurança da empresa e do destinatário. Perguntei então se o entregador não poderia ao menos ligar/enviar mensagem informando quando estaria se dirigindo ao local, ou se poderia avisar algo do tipo "Senhor, estou na sua porta para realizar uma entrega". Meus dados e meu contato estão na nota, no pedido. Um esforço mínimo para ajudar a vida do destinatário e também do entregador, para que não volte com encomendas sem recebimento. Mas, novamente, o funcionário foi categórico em dizer que não faria nada.

O que irrita é a burocracia (burrocracia, sem querer ofender nenhuma pessoa física) de empresas que não se modernizam e continuam se atendo a protocolos que só dificultam a vida de qualquer pessoa. Reitero, meus dados de confirmação estão na nota fiscal do produto. Nome, CPF e telefone de contato. É possível adotar medidas que simplifiquem o processo de entrega sem perder a segurança de confirmar que o destinatário sou eu mesmo. Da mesma forma que um simples contato via telefone ou WhatsApp não caracteriza nenhuma quebra de protocolo da empresa, se isso for uma ação de cordialidade entre a empresa e o cliente.

O funcionário tentou ainda dizer que toda comunicação a respeito do produto deveria ser entre eu, cliente e a empresa vendedora. Entendi eu, como uma forma de se abster da responsabilidade do processo de venda. Mas ser a empresa que faz a logística de envio, transporte e entrega do produto já a coloca como parte responsável do processo. Não existe isonomia nisso.
A título de exemplo, empresas como a Shopee, que contam com entregadores autônomos cadastrados nas cidades, onde eles sempre entram em contato tentando "facilitar" o lado do cliente. Ou outra empresa muito mais alicerçada como o próprio Correios, que possui guichês de atendimento onde o destinatário possa retirar suas encomendas em caso de tentativas malsucedidas.
Soluções sempre existirão, mas se manter engessado, em políticas burocráticas ultrapassadas e sem sentido não ajudam em nada.

Compartilhe

Resposta da empresa

09/01/2026 às 15:55

Olá, Henryque.
Boa tarde, como vai?

Referente a manifestação aberta, verifiquei internamente que recebemos da loja uma solicitação de bloqueio, fazendo com que a encomenda seguisse devolução.

Desconhecemos motivo dessa solicitação. Portanto, oriento a procurar a loja, para obter mais informações em paralelo, solicitar o reenvio ou reembolso.

Lamentamos os transtornos e seguimos à disposição.

Atenciosamente,
Equipe Reclame Aqui - Total Express