O que aconteceu
Em 27/08/2026, eu viajaria no voo TK267, da Turkish Airlines, de Bukhara para Istambul, com partida prevista às 8h55 e chegada às 11h40. Depois de despachar a bagagem e passar pela imigração, quando já estava na fila de embarque e faltava cerca de 10 minutos para o horário do voo, informaram no aeroporto que o voo havia sido cancelado por razões técnicas. A alternativa disponibilizada foi embarcar apenas em 28/08, por volta de 1h, com chegada a Istambul por volta de 3h40 mais de 15 horas depois do horário previsto.
Durante a espera, fiquei hospedado no Bakh Mir Palace, em quarto compartilhado com uma pessoa desconhecida. O atraso afetou minha conexão para Paris: eu tinha passagem no voo G3 5117, de Istambul para Paris, e, em seguida, no G3 5007, de Paris para o Rio de Janeiro, operados pela Air France. Consegui embarcar no voo de Istambul para Paris, mas tive de correr pelo aeroporto para chegar a tempo e viajei sem a mala despachada, pois não havia tempo para despachá-la. Assim, vários de meus pertences chegaram apenas depois ao Brasil, sendo trazidos pela minha mãe e pelo meu irmão, que vieram em outro voo e puderam trazer a mala para mim (não sem esforço pessoal, já que minha mãe é idosa e possui dificuldades de locomocação).
Ao reclamar, solicitei a indenização de 400 pelo cancelamento e pelo atraso. A Turkish confirmou que o voo foi cancelado por razões técnicas, mas não respondeu expressamente ao pedido de indenização. Em vez disso, creditou unilateralmente 4.500 milhas e pediu o envio de notas fiscais de despesas durante a espera.
Não aceito que o crédito de milhas substitua a indenização solicitada. Peço que a Turkish Airlines responda expressamente ao pedido e pague os 400 em dinheiro.
Aguardo solução objetiva e resposta ao pedido de indenização.