Respondida

Não consigo parcelar meu débito após cancelamento do plano de saúde Valem

Valem Administradora de Benefícios

cidade: Belo Horizonte

O que aconteceu

À Valem Plano de Saúde

Assunto: Reclamação sobre cancelamento de contrato, cobrança com juros e ausência de opção de parcelamento

Eu, Igor Maciel, venho, por meio desta, registrar reclamação formal referente ao cancelamento do meu contrato de plano de saúde individual junto à Valem, bem como à cobrança posterior de valores elevados acrescidos de juros, sem que tenha sido disponibilizada uma alternativa adequada de negociação.

O cancelamento do meu contrato ocorreu justamente em um momento em que eu mais precisava da assistência médica contratada, causando grande transtorno, insegurança e prejuízos, considerando que o plano de saúde é um serviço essencial para garantir o acesso à assistência e continuidade do atendimento.

Após o cancelamento, fui surpreendido com uma cobrança de valor elevado, acrescida de juros e encargos, sem que a empresa apresentasse uma solução razoável para regularização da situação. Busquei alternativas para solucionar a pendência, inclusive com a possibilidade de parcelamento do débito, porém fui informado de que não existe essa opção, obrigando-me a realizar o pagamento integral de um valor que atualmente se torna excessivamente oneroso.

Destaco que sempre procurei agir de boa-fé e resolver a situação de forma amigável. Entretanto, a postura adotada pela empresa demonstra falta de flexibilidade e ausência de uma negociação adequada com o consumidor, principalmente diante das circunstâncias que envolveram o cancelamento do contrato.

Diante disso, solicito:

1. A revisão do procedimento que levou ao cancelamento do contrato, com o devido esclarecimento dos motivos e fundamentos utilizados pela empresa;

2. A revisão dos valores cobrados, incluindo juros e demais encargos aplicados;

3. A disponibilização de uma alternativa de negociação, especialmente com possibilidade de parcelamento do débito, permitindo a regularização da situação de forma justa e viável;

4. O envio de resposta formal com os esclarecimentos e providências adotadas.

Caso não seja apresentada uma solução adequada, buscarei os órgãos competentes de defesa do consumidor e demais medidas cabíveis para resguardar meus direitos.

Aguardo retorno e uma solução satisfatória para o caso.

Atenciosamente,

Igor Maciel

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Valem Administradora de Benefícios respondeu

    02/10/2026 às 16:48

    Olá, Sr Igor! Boa tarde!

    Agradecemos o seu contato e pela oportunidade de resolver suas dúvidas.

    Agradecemos o seu contato e a oportunidade de prestar os devidos esclarecimentos. Nosso compromisso é garantir que sua experiência na Valem seja sempre o melhor possível.

    Informamos que conforme conversado via watt zap no n *****, as formas disponíveis de negociação e no momento não lhe atendeu, informo também que estamos disponíveis quando for viável.

    Caso permaneçam dúvidas ou para mais informações, a Valem está à disposição. Entre em contato pelo telefone 31 3249 3000 (Belo Horizonte e região metropolitana) ou 0800 033 6000 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ou acesse o site www.valem.com.br (opção Fale Conosco) ou via WhatsApp (31) 3249-3000.

    Atenciosamente,

    Tatiane Dias

    Ouvidoria

    Valem Administradora De Benefícios Ltda.