Não respondida

Não recebi o reembolso do ar-condicionado errado que devolvi

Web Continental - Marketplace

cidade: São Paulo

O que aconteceu

# Webcontinental Marketplace: recebi o ar-condicionado errado, devolvi o produto e continuo sem receber meu dinheiro

No dia 06/10/2026, comprei pelo site da Webcontinental Marketplace um ar-condicionado TCL T-Pro 2.0 X, de 18.000 BTUs, quente e frio, 220 V, pelo valor total de **R$ 3.035,66, pago via Pix**.

**Número do pedido: *****.**

No dia 14/10/2026, assim que recebi o produto, percebi que haviam enviado a versão somente frio, diferente do aparelho quente e frio que comprei e que estava anunciado no site.

Naquele momento, conversei com o entregador e expliquei que o produto parecia estar errado. Ele me orientou a receber a mercadoria e depois tentar resolver a situação diretamente com a empresa. Por isso, assinei o recebimento, mas **já havia percebido a divergência antes de assinar**. Não se tratou de um problema que descobri dias depois: identifiquei o erro no momento da entrega e, logo em seguida, comecei a procurar a empresa para solicitar a correção.

Ainda no dia 14/10, entrei em contato com o SAC da Webcontinental por e-mail e tentei resolver o problema pelo WhatsApp indicado pela própria empresa. Entretanto, não consegui atendimento efetivo. O atendimento automático repetia que já existia um chamado em andamento, de número *****, mas não apresentava uma solução concreta. Eu já havia aberto outro chamado em 08/10 e também não havia recebido o retorno prometido.

Diante da dificuldade de conseguir atendimento da Webcontinental, procurei a nota fiscal para identificar a empresa responsável pela venda. Identifiquei a **Deteck Climatização**, localizei seu telefone e entrei em contato. Por esse canal, fui direcionado ao atendimento da GoCompras, por meio do qual consegui tratar do problema.

Enviei o link do anúncio e capturas de tela que comprovavam que o produto havia sido anunciado como quente e frio. No dia 15/10, a atendente reconheceu expressamente o erro na entrega e pediu desculpas pelo ocorrido.

Foi oferecida a possibilidade de envio do modelo correto, mas com prazo estimado de aproximadamente dez dias úteis a partir do faturamento. Como esse prazo não atendia à minha necessidade, optei pela devolução do aparelho e pelo reembolso integral.

Segui as orientações recebidas, enviei as fotos do produto e das etiquetas e forneci os dados necessários para a retirada. No dia **20/10/2026, a transportadora recolheu o ar-condicionado**, e encaminhei o comprovante de coleta solicitado.

No dia 21/10, fui informado de que a loja aguardava a confirmação da transportadora para autorizar o reembolso. Porém, no dia seguinte, **22/10, recebi uma mensagem da atendente informando expressamente que o reembolso já havia sido autorizado e que a plataforma realizaria o estorno em breve**.

Hoje, 28/10/2026, continuo sem receber os R$ 3.035,66 pagos via Pix. Também não aparece nenhuma informação sobre o andamento do reembolso na plataforma. Voltei a procurar a loja para perguntar se havia alguma atualização, mas continuo sem uma solução definitiva da Webcontinental.

Ressalto que **guardei os registros das tratativas e tenho os prints das conversas por WhatsApp, dos e-mails enviados, do anúncio e das informações do produto, além do comprovante de coleta e da mensagem em que a loja confirma a autorização do reembolso**. Portanto, tenho documentação para comprovar o que foi anunciado, o produto que recebi, minhas tentativas de resolver o problema e a devolução já realizada. Apesar disso, até agora não recebi o dinheiro nem uma resposta conclusiva da Webcontinental.

Considero inaceitável ter que enfrentar tanta dificuldade para resolver um problema causado pelo envio de um produto diferente daquele que foi anunciado e comprado. Fiz minha parte, comuniquei a divergência imediatamente, segui as orientações recebidas, disponibilizei o aparelho para coleta e aguardei os procedimentos indicados. A mercadoria já foi retirada e a loja já informou que autorizou o reembolso. Mesmo assim, continuo sem o dinheiro e sem uma previsão concreta para recebê-lo.

**Diante disso, solicito:**

1. A efetivação do reembolso integral de **R$ 3.035,66**, referente ao pagamento realizado via Pix.

2. A confirmação por escrito de que o estorno foi efetivamente processado, com a respectiva data.

3. Uma resposta objetiva sobre o motivo da demora e uma previsão concreta para a conclusão do reembolso.

Espero que a Webcontinental assuma a responsabilidade de solucionar o problema e conclua o reembolso sem mais demora. Não deveria ser necessário recorrer ao Reclame Aqui para conseguir uma solução depois de comunicar o erro imediatamente e cumprir todas as etapas solicitadas.

**Caso não haja uma solução efetiva e a devolução integral do meu dinheiro não seja realizada prontamente, tomarei as medidas cabíveis para defender meus direitos como consumidor, incluindo o registro de reclamação junto ao Procon e, se necessário, o ajuizamento de ação no Juizado Especial Cível. Espero que não seja necessário chegar a esse ponto e que a Webcontinental resolva a situação de forma definitiva.**

Aguardo uma solução definitiva, e não apenas uma resposta automática ou uma promessa sem prazo.

**Pedido:** *****

**Protocolo de atendimento da Webcontinental:** *****