Não resolvido

Óculos com defeito e má qualidade, troca não resolveu e solicitação de estorno demorada.

Woodz

cidade: Rio de Janeiro

O que aconteceu

No dia 07/04, fiz uma compra com a Woodz. Vale ressaltar que já havia comprado anteriormente e por isso resolvi repetir a compra pois a marca, até então, apresentava os valores que busco.Como nas fotos em anexo, para minha surpresa, os óculos vieram completamente tortos e lentes com acabamento de péssima qualidade.Fiz uma reclamação através do SAC da marca e prontamente fui atendido com a promessa de uma troca do produto. Fiz a devolutiva dos óculos na sexta, 17/04, que chegaram em SP no dia 20. Com o feriado, imaginei que fosse demorar um pouco mais para a suposta análise prometida via email. Bom, no dia 22/04 eles fizeram o reenvio dos meus óculos e para minha surpresa: A MESMA ARMAÇÃO e com os MESMOS PROBLEMAS.Foram diversas as desculpas para justificar o problema desde "somos uma marca artesanal e por isso é normal que os óculos sejam tortos". Ao solicitar o estorno do valor pago, me foi dito que será creditado no meio de pagamento inicial. Ou seja, via cartão de crédito. Então durante 30 dias, eu terei que aguardar o estorno deles para conseguir fazer meus óculos num lugar que se propõe a entregar um produto de qualidade. O QUE É OUTRO ABSURDO!Além da espera e de todo transtorno, a Woodz acha que preciso ter dinheiro disponível para fazer outros óculos ou aguardar mais uma vez para a tratativa como é benéfico para eles.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Woodz respondeu

    28/04/2026 às 14:06

    Olá, Eduardo!

    Tudo bem?

    Lamentamos sinceramente pelo transtorno causado. Entendemos o impacto da situação, especialmente por se tratar de um item essencial no seu dia a dia.

    Verificamos que, no seu primeiro contato com o nosso SAC, foram apresentadas duas alternativas: a devolução com reembolso integral ou a troca do produto. Na ocasião, você optou pela troca, e seguimos com o procedimento solicitado. Após o recebimento, o produto passou por conferência, troca e pelos ajustes necessários antes do reenvio.

    Como o resultado não atendeu às suas expectativas, em seu segundo contato voltamos a oferecer a devolução com reembolso integral, além da possibilidade de troca por outro modelo, que também não foi aceita. Para reduzir o transtorno, disponibilizamos ainda a coleta do produto em sua residência.

    Reforçamos que, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor, o processo de reembolso requer a devolução prévia do produto e, após o recebimento e conferência, o estorno é realizado pelo mesmo meio de pagamento utilizado na compra, neste caso, o cartão de crédito. Esse procedimento segue o fluxo da administradora e garante a segurança e rastreabilidade da transação.

    Ainda assim, buscando minimizar ao máximo os impactos, oferecemos a flexibilização do prazo de devolução, permitindo que você se organize com tranquilidade e providencie um novo óculos antes de realizar o envio, evitando que fique sem uso nesse período.

    Assim que o produto for enviado, podemos priorizar internamente a tratativa para que, no momento do recebimento, o reembolso seja solicitado de forma imediata.

    Seguimos totalmente à disposição para concluir a tratativa da melhor forma possível e com a máxima agilidade.

    Atenciosamente,

    Equipe Woodz

  2. Consumidor respondeu

    29/04/2026 às 12:25

    Vocês dizem que o CDC "não estabelece a obrigatoriedade de antecipação do reembolso antes da confirmação da devolução do produto". Isso é uma interpretação que enfraquece a lei. O Art. 49, parágrafo único, diz que os valores serão devolvidos "de imediato", não "após confirmação da devolução", "após postagem" ou "após qualquer outro evento". Vocês estão criando uma condição que a lei não prevê.

    O texto de vocês diz Por esse motivo, adotamos um fluxo que prevê a comprovação do envio como etapa suficiente para dar início ao processo, resguardando ambas as partes.. Por hora, a única parte resguardada é a Woodz, visto que estou sem os óculos e sem o valor pago.

    Vocês também dizem que o reembolso "será iniciado imediatamente após o envio". Iniciado não é efetivado!

    Estorno em cartão de crédito leva, na prática, de uma a duas faturas (podendo chegar a 60/75 dias até o crédito aparecer). Isso viola frontalmente o princípio da imediatidade e da reparação efetiva.

    Por fim, vocês tratam o pagamento via cartão como obrigação legal e NÃO É!

    É prática operacional do BACEN, que não pode se sobrepor ao CDC.

  3. Consumidor respondeu

    30/04/2026 às 14:56

    Por quanto tempo mais vocês pretendem não me reembolsar?

    Ou vocês estão ganhando tempo até dia 07/05 para fazer a devolução via PIX.

    Se posso falar uma coisa para qualquer consumidor é: NUNCA COMPREM COM ESSA MARCA.

  4. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento0

    Empresa enrola para resolver o problema e mais ainda para solucionar