Não respondida

Não consigo cancelar a compra da minha máquina de lavar Colormaq com defeito

Zenir Móveis e Eletros

cidade: Fortaleza

O que aconteceu

**Título: Máquina de lavar Colormaq com defeito de fábrica, descaso no atendimento e recusa de cancelamento da compra**

No dia 11/10/2026, realizei uma compra presencial em uma loja física da Zenir Móveis e Eletros localizada no RioMar Kennedy, ***** Presidente Kennedy, Fortaleza localizada no Piso L2 do shopping, adquirindo um fogão e uma máquina de lavar roupas Colormaq de 14 kg, modelo LCA14ABRNA1. Os valores dos dois produtos estão discriminados individualmente na nota fiscal.

Os produtos foram entregues em minha residência somente no dia 14/10/2026. Desde o primeiro uso, a máquina apresentou um barulho extremamente alto, semelhante ao atrito de peças que não estariam encaixadas corretamente na parte inferior do equipamento.

Ao tentar utilizar a função de centrifugação para esvaziar o tanque, constatei um segundo problema: a máquina emitia o ruído característico da centrifugação, mas o cesto não girava, impossibilitando o funcionamento normal do produto. Desde então, interrompi o uso da máquina para evitar possíveis danos adicionais.

No dia 15/10/2026, tentei entrar em contato com a loja por telefone e também compareci presencialmente ao estabelecimento para comunicar o defeito. Na ocasião, o gerente solicitou que eu enviasse um vídeo demonstrando o problema, o que foi prontamente realizado.

Durante o atendimento, fui informado de que o prazo de três dias para a troca já teria expirado, considerando a data da compra, em 11/10/2026. Entretanto, a máquina somente foi entregue em 14/10/2026, e a reclamação foi feita no dia seguinte à entrega. Ou seja, a loja considerou um período em que eu sequer estava com o produto para verificar seu funcionamento.

No dia 20/10/2026, retornei à loja em busca de uma solução. Na ocasião, foi emitido um laudo técnico que identificou mecanismo travado e ruído excessivo no equipamento. Apesar disso, não obtive uma solução efetiva.

Fui orientado a retornar à minha residência, sob a promessa de que receberia pelo WhatsApp uma data para a solução do problema. Aguardei o contato, mas nenhuma mensagem foi enviada e nenhuma data foi informada.

Ainda durante esse atendimento, ocorreu uma situação bastante preocupante: representantes da loja tentaram reter minha nota fiscal. Precisei insistir para que me fosse permitido sair do estabelecimento com o documento. Após minha insistência, foi impressa outra via, pois fui informado de que a via original já havia sido descartada ou inutilizada pela loja.

Diante da ausência de solução e do descumprimento do retorno prometido, no dia 26/10/2026 compareci novamente à loja física para resolver definitivamente a situação.

Entretanto, o gerente recusou tanto a substituição da máquina quanto o cancelamento da compra com restituição do valor pago pelo equipamento.

Como justificativa, alegou que o prazo para troca já havia expirado, contando a partir da data do pagamento, em 11/10/2026. Também afirmou que a loja não realiza cancelamentos de compras presenciais, que eventual troca seria mera cortesia do estabelecimento e que, após o terceiro dia da compra, o problema deveria ser tratado exclusivamente com a assistência técnica autorizada.

**Considero inaceitável que um produto novo, que apresentou defeitos desde o primeiro uso e possui laudo técnico documentando os problemas, resulte em tantas tentativas de atendimento sem uma solução efetiva.** Também considero inadequado que a loja se limite a invocar um prazo interno de três dias como justificativa para afastar os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Não estou tentando devolver um produto por arrependimento ou por simples mudança de opinião. Estou reclamando de uma máquina de lavar que apresentou defeitos desde o início, foi comunicada à loja prontamente e continua sem uma solução satisfatória, apesar das diversas tentativas de resolução.

Diante disso, **não tenho interesse em permanecer com um produto novo que precise ser reparado para funcionar adequadamente**. Meu pedido é o cancelamento parcial da compra, exclusivamente em relação à máquina de lavar, com a restituição integral do valor pago por ela, conforme discriminado na nota fiscal, mantendo normalmente a compra do fogão.

Fundamento minha solicitação no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, requerendo a análise da aplicação do 3 diante das circunstâncias e da gravidade dos defeitos apresentados.

**O que espero da Zenir:**

1. O cancelamento da compra exclusivamente da máquina de lavar Colormaq de 14 kg.

2. A restituição integral do valor pago pela máquina, conforme a nota fiscal.

3. A manutenção da compra do fogão, sem qualquer cancelamento desse produto.

4. O agendamento da retirada da máquina pela loja, sem custos para mim.

5. Uma resposta formal e uma solução efetiva, sem novas promessas sem cumprimento.

Tenho a nota fiscal, o laudo técnico emitido em 20/10/2026, o vídeo demonstrando os defeitos e os registros das tentativas de contato, documentos que podem comprovar os fatos relatados.

Espero que a Zenir trate o caso com a seriedade necessária e apresente uma solução concreta, sem transferir integralmente ao consumidor o ônus de lidar com um produto que apresentou defeitos desde o primeiro uso.