Respondida

Valor da conta extremamente excessivo e não me dão opção viável de contestação.

Zona Oeste Mais Saneamento

cidade: Rio de Janeiro

O que aconteceu

A conta veio zerada informando que seria retida para análise, passado um período comecei a receber cobranças, o valor da conta está extremamente excessivo, 4x mais alto do que costuma vir, inclusive no mês atual está no valor normal novamente, enviei WhatsApp reclamando e fiz ligação e não me dão opção viável de contestação. Apenas informam que está tudo certo de acordo com a foto do hidrômetro. Não houve consumo excessivo, são apenas 2 adultos e 1 bebê na casa, impossível termos utilizado mais de 500 litros de água por dia e não houve vazamento.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Zona Oeste Mais Saneamento respondeu

    07/10/2026 às 14:00

    Olá, Luíse. Boa tarde! Esperamos que esteja bem.

    Recebemos sua manifestação por meio do Reclame Aqui e registramos o protocolo n *****. Agradecemos pela oportunidade de analisar o seu caso e prestar os devidos esclarecimentos.

    Em atenção ao seu relato, informamos que, em 28/08/2026, foi realizada a leitura do hidrômetro, registrando o volume de 84 m (números pretos), confirmado por nosso agente de campo, o que resultou na emissão de fatura no valor de R$ 610,19. Reforçamos que o faturamento é realizado com base no consumo apurado pela diferença entre a leitura atual e a leitura anterior.

    Contudo, ainda que a cobrança esteja de acordo com o consumo medido, em conformidade com as políticas internas desta concessionária, é facultada a abertura de processo de análise para revisão de faturamento em casos caracterizados como consumo atípico.

    A elegibilidade ao referido procedimento está condicionada à comprovação da normalização do consumo, verificada por meio de leitura subsequente regularmente aferida pelo hidrômetro instalado no imóvel, tal como ocorrido na medição 09/2026.

    Dito isto, procedemos com o recálculo da medição 08/2026, gerada na matrícula final 77147-0, com base na média aritmética dos faturamentos registrados ao longo deste ano, e acrescemos 50% (cinquenta por cento), conforme critérios técnicos estabelecidos.

    A fatura recalculada foi enviada para o e-mail cadastrado nesta plataforma com vencimento prorrogado para dia 13/10/2026. Assim, pedimos que desconsidere a fatura gerada anteriormente e faça o pagamento, exclusivamente, pelo boleto enviado neste ato.

    Ressalta-se que a aplicação desse procedimento não atribui cobrança mínima na fatura revisada e está limitada a, no máximo, 2 (duas) faturas no período de 18 (dezoito) meses, observadas as normas e diretrizes vigentes.

    Complementamos informando que a fatura não havia sido emitida no ato da leitura devido ao processo automático de retenção de contas para análise, que faz parte da rotina de faturamento, e ocorre quando há a variação do consumo superior a 100% da média consumida pelo(s) imóvel(eis) nos últimos doze meses ou inferior a 50% desta. Esta especial atenção em casos de variação de consumo auxilia, muitas vezes, na identificação de perdas e outras possíveis condições adversas ao bom serviço de recebimento de água e respectiva emissão correta de faturas.

    Esclarecemos ainda que, o informativo impresso no momento da leitura em que uma conta foi retida, não deve ser considerado uma fatura zerada e pedimos que, caso este processo ocorra, procure um de nossos canais de atendimento para obtenção de informações e emissão da fatura, já analisada.

    Esperamos que os esclarecimentos prestados tenham contribuído para a compreensão da situação apresentada. Permanecemos à disposição para novas solicitações, acompanhamento de protocolos, atualização cadastral ou quaisquer dúvidas adicionais por meio dos nossos Canais Oficiais de Atendimento:

    . WhatsApp: (21) 99519-0005

    . E-mail: [email protected]

    . Web Chat: ícone localizado no canto inferior esquerdo do site institucional

    . Lojas de atendimento presencial

    Sua opinião é muito importante para nós! Se possível, pedimos que sua avaliação nesta plataforma considere exclusivamente o atendimento prestado por meio do Reclame Aqui. Seu feedback contribui diretamente para a evolução e melhoria contínua do nosso atendimento.

    Atenciosamente,

    Equipe de Relacionamento com o Cliente

    Zona Oeste Mais Saneamento.