O que aconteceu
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Zona Oeste Mais Saneamento respondeu
07/10/2026 às 14:00
Olá, Luíse. Boa tarde! Esperamos que esteja bem.
Recebemos sua manifestação por meio do Reclame Aqui e registramos o protocolo n *****. Agradecemos pela oportunidade de analisar o seu caso e prestar os devidos esclarecimentos.
Em atenção ao seu relato, informamos que, em 28/08/2026, foi realizada a leitura do hidrômetro, registrando o volume de 84 m (números pretos), confirmado por nosso agente de campo, o que resultou na emissão de fatura no valor de R$ 610,19. Reforçamos que o faturamento é realizado com base no consumo apurado pela diferença entre a leitura atual e a leitura anterior.
Contudo, ainda que a cobrança esteja de acordo com o consumo medido, em conformidade com as políticas internas desta concessionária, é facultada a abertura de processo de análise para revisão de faturamento em casos caracterizados como consumo atípico.
A elegibilidade ao referido procedimento está condicionada à comprovação da normalização do consumo, verificada por meio de leitura subsequente regularmente aferida pelo hidrômetro instalado no imóvel, tal como ocorrido na medição 09/2026.
Dito isto, procedemos com o recálculo da medição 08/2026, gerada na matrícula final 77147-0, com base na média aritmética dos faturamentos registrados ao longo deste ano, e acrescemos 50% (cinquenta por cento), conforme critérios técnicos estabelecidos.
A fatura recalculada foi enviada para o e-mail cadastrado nesta plataforma com vencimento prorrogado para dia 13/10/2026. Assim, pedimos que desconsidere a fatura gerada anteriormente e faça o pagamento, exclusivamente, pelo boleto enviado neste ato.
Ressalta-se que a aplicação desse procedimento não atribui cobrança mínima na fatura revisada e está limitada a, no máximo, 2 (duas) faturas no período de 18 (dezoito) meses, observadas as normas e diretrizes vigentes.
Complementamos informando que a fatura não havia sido emitida no ato da leitura devido ao processo automático de retenção de contas para análise, que faz parte da rotina de faturamento, e ocorre quando há a variação do consumo superior a 100% da média consumida pelo(s) imóvel(eis) nos últimos doze meses ou inferior a 50% desta. Esta especial atenção em casos de variação de consumo auxilia, muitas vezes, na identificação de perdas e outras possíveis condições adversas ao bom serviço de recebimento de água e respectiva emissão correta de faturas.
Esclarecemos ainda que, o informativo impresso no momento da leitura em que uma conta foi retida, não deve ser considerado uma fatura zerada e pedimos que, caso este processo ocorra, procure um de nossos canais de atendimento para obtenção de informações e emissão da fatura, já analisada.
Esperamos que os esclarecimentos prestados tenham contribuído para a compreensão da situação apresentada. Permanecemos à disposição para novas solicitações, acompanhamento de protocolos, atualização cadastral ou quaisquer dúvidas adicionais por meio dos nossos Canais Oficiais de Atendimento:
. WhatsApp: (21) 99519-0005
. E-mail: [email protected]
. Web Chat: ícone localizado no canto inferior esquerdo do site institucional
. Lojas de atendimento presencial
Sua opinião é muito importante para nós! Se possível, pedimos que sua avaliação nesta plataforma considere exclusivamente o atendimento prestado por meio do Reclame Aqui. Seu feedback contribui diretamente para a evolução e melhoria contínua do nosso atendimento.
Atenciosamente,
Equipe de Relacionamento com o Cliente
Zona Oeste Mais Saneamento.