DISCRIMINACAO BASEADA EM GRUPO DE EMBARQUE

Não resolvido
Nova Lima - MG
27/05/2024 às 10:51
ID: 189586045
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesNo voo de Lima a Sao Paulo, durante a espera para embarcar, fui informado que eu deveria despachar minha mala de mao (sendo que ela estava dentro do tamanho e peso permitidos). A funcionaria me disse que o motivo era devido a NAO HAVER ESPACO NO AVIAO, e portanto os passageiros dos grupos 4, 5 e 6 deveriam despachar as bagagens de mão
A mesma solicitação não foi feita aos passageiros das classes 1, 2 e 3, o que me estranha MUITO, pois TODOS os passageiros tem o direito de levar uma mala de mão independentemente da classe.
Durante a espera, vi também que outros passageiros das classes 4, 5 e 6 não tiveram suas bagagens de mão selecionadas para que fossem despachadas!
Resolvi então entrar na aeronave com a minha mala de mão, já que eu era um dos primeiros a ingressar na aeronave, dos grupos 4, 5 e 6, e portanto com certeza haveria espaço para minha mala de mão. Fui então surpreendido por uma funcionária que veio correndo em minha direção quando eu estava subindo as escadas para o avião , gritando para falar comigo, e quando eu entrei no avião, vi que havia MUITO ESPAÇO PARA VARIAS MALAS no compartimento superior da aeronave. Eu coloquei minha mala de mão no compartimento superior, e ao mesmo tempo a funcionaria da LATAM que veio falar comigo do lado de fora e um outro funcionário começaram a falar em volume alto que eu deveria despachar minha mala de mão, mesmo eu mostrando que HAVIA ESPAÇO PARA DEZENAS DE MALAS AINDA! Disse a ela que meu notebook e alguns itens frágeis que minha esposa comprou na viagem estavam nessa mala de mão - JUSTAMENTE PARA QUE ESSA MALA NAO FOSSE DESPACHADA! POIS PODERIA QUEBRAR MEU NOTEBOOK E OS DIVERSOS ITENS FRÁGEIS!
Foi exatamente por isso que precisei colocar esses itens na mala de mão, para que não tivesse a desagradável surpresa de que despachando, os itens quebrassem.
Foi uma situação extremamente constrangedora, pois os dois funcionários da latam estavam discutindo comigo e me pressionando a despachar a mala de mão, mesmo eu falando diversas vezes que eu não poderia pois os itens poderiam quebrar.
Fui exposto a uma situação completamente constrangedora, onde fiquei extremamente envergonhado por ter que discutir sobre algo que eu SABIA que eu tinha direito! Depois de vários minutos de discussão, um outro funcionário da latam me disse que se fosse necessário, ele retiraria sim a minha mala de mão e despacharia.
Achei uma completa falta de respeito ter sido pressionado pelos funcionarios da LATAM, na frente de varias pessoas, sendo que INDEPENDENTEMENTE DO MEU GRUPO DE EMBARQUE, eu tinha o direito igual de despachar minha mala de mao, o mesmo direito dos grupos 1, 2 e 3.
Abaixo reportagem sobre a obrigatoriedade de despache de malas de mao, retirado do site G1 https://**************https://*******)
(De acordo com o especialista em Direito Aeronáutico Felipe Bonsenso, ele explica que não há um artigo dentro do ******* de Aeronáutica que estabeleça diretamente a obrigatoriedade de despache. Essa definição, portanto, cabe às companhias, considerando se há ou não espaço dentro das aeronaves.
"Pelo ******* de Aeronáutica, o comandante e a tripulação têm autoridade dentro da aeronave. Portanto, se na visão do comandante e da tripulação não há mais espaço para bagagem, o passageiro não poderá empurrar no compartimento. Terá que despachar", explica.
Ele pondera, no entanto, que isso não pode ser feito de maneira arbitrária. Ou seja, se há espaço e a bagagem de mão está dentro das regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), não há porque exigir o despache.)
Peço uma explicação da LATAM sobre o ocorrido comigo durante o voo.
Compartilhe
Resposta da empresa
27/05/2024 às 13:47
Prezado(a) Sr.(a) FABRICIO,
Espero que esteja bem.
Meu nome é Philip e faço parte da equipe da LATAM, responsável por tratar do seu caso.
Lamento sinceramente pelo ocorrido e gostaria de assegurar que não é de nosso interesse causar qualquer tipo de insatisfação. Nosso objetivo primordial é oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes.
Agradeço imensamente por compartilhar sua experiência, pois isso nos proporciona uma valiosa oportunidade de aprimorar nossos serviços.
Uma resposta formal e precisa foi encaminhada para o seu e-mail, visando à preservação dos seus dados pessoais.
Caso haja alguma dúvida ou se houver mais alguma maneira pela qual possamos ajudá-lo(a), gostaria de incentivá-lo(a) a entrar em contato conosco por meio de nossa central de atendimento, disponível nos números ************** ou *******, ou através do nosso site https://*******
Além disso, o site do Reclame Aqui solicita uma avaliação do atendimento prestado, o qual é fundamental para o meu desenvolvimento profissional. Se possível, ficarei imensamente grato(a) se puder atribuir uma nota 10.
Atenciosamente,
LATAM Airlines Group
Réplica do consumidor
27/05/2024 às 14:52
A resposta recebida por email abaixo >
Queria comunicar que, nos casos em que os voos estão lotados, nossos comissários de bordo solicitam o despacho das bagagens dos grupos 4 e 5, devido à falta de espaço na aeronave. Mais uma vez, lamentamos o inconveniente e recomendamos que você despache sua bagagem de mão em futuras viagens, caso o voo esteja cheio.
Nao responde a minha pergunta e a minha indignacao. Como eu disse, havia espaco suficiente nos bagageiro. NAO HAVIA FALTA DE ESPACO NA AERONAVE!
E responder que lamentamos o inconveniente e recomendamos que você despache sua bagagem de mão em futuras viagens, caso o voo esteja cheio. MESMO eu explicando que havia itens frágeis na mala de mäo???
Nao concordo com a resposta e com a solucao apresentada.
Réplica da empresa
27/05/2024 às 15:13
Prezado(a) Sr.(a) FABRICIO,
Espero que esteja bem.
Meu nome é Philip e faço parte da equipe da LATAM, responsável por tratar do seu caso.
Lamento sinceramente pelo ocorrido e gostaria de assegurar que não é de nosso interesse causar qualquer tipo de insatisfação. Nosso objetivo primordial é oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes.
Agradeço imensamente por compartilhar sua experiência, pois isso nos proporciona uma valiosa oportunidade de aprimorar nossos serviços.
Uma resposta formal e precisa foi encaminhada para o seu e-mail, visando à preservação dos seus dados pessoais.
Caso haja alguma dúvida ou se houver mais alguma maneira pela qual possamos ajudá-lo(a), gostaria de incentivá-lo(a) a entrar em contato conosco por meio de nossa central de atendimento, disponível nos números ************** ou *******, ou através do nosso site https://*******
Além disso, o site do Reclame Aqui solicita uma avaliação do atendimento prestado, o qual é fundamental para o meu desenvolvimento profissional. Se possível, ficarei imensamente grato(a) se puder atribuir uma nota 10.
Atenciosamente,
LATAM Airlines Group
Réplica do consumidor
27/05/2024 às 15:32
A empresa nao trata os passageiros da mesma forma. O passageiros dos grupos 4, 5 e 6 sao forcados a despachar as malas de mao. Nao existe lei que force os passageiros de grupos especificos a despachar as malas de mao. Se possuo um item que possa quebrar em uma mala de mao, nao aceitarei despacho.
Nao recomendo a LATAM. Procurarei outras companhias em proximas viagens, mesmo que tenha que pagar mais caro pelo voo.
Consideração final do consumidor
27/05/2024 às 17:51
As respostas dadas pela empresa nao resolvem o problema e nao explicam a discriminacao dada aos passageiros dos grupos 4, 5 e 6. Nao recomendo a Latam.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
1
Consideração final da empresa
28/05/2024 às 07:59
Prezado(a) Sr.(a) FABRICIO,
Espero que esteja bem.
Meu nome é Philip e faço parte da equipe da LATAM, responsável por tratar do seu caso.
Lamento sinceramente pelo ocorrido e gostaria de assegurar que não é de nosso interesse causar qualquer tipo de insatisfação. Nosso objetivo primordial é oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes.
Agradeço imensamente por compartilhar sua experiência, pois isso nos proporciona uma valiosa oportunidade de aprimorar nossos serviços.
Uma resposta formal e precisa foi encaminhada para o seu e-mail, visando à preservação dos seus dados pessoais.
Caso haja alguma dúvida ou se houver mais alguma maneira pela qual possamos ajudá-lo(a), gostaria de incentivá-lo(a) a entrar em contato conosco por meio de nossa central de atendimento, disponível nos números ************** ou *******, ou através do nosso site https://*******
Além disso, o site do Reclame Aqui solicita uma avaliação do atendimento prestado, o qual é fundamental para o meu desenvolvimento profissional. Se possível, ficarei imensamente grato(a) se puder atribuir uma nota 10.
Atenciosamente,
LATAM Airlines Group