Renovação automática sem consentimento e recusa de cancelamento e reembolso

Respondida
São Paulo - SP
06/07/2026 às 16:09
ID: 253214285
Sou cliente da Alura e estou registrando esta reclamação por uma prática que considero abusiva.
Meu plano foi renovado automaticamente e cobrado sem o meu consentimento. Em nenhum momento eu marquei, autorizei ou confirmei a opção de renovação automática. Quando contratei o plano originalmente, essa modalidade sequer estava apresentada da forma como a empresa alega agora. Não houve manifestação expressa da minha vontade em renovar.
Além disso, nunca utilizei o serviço renovado: não iniciei nenhum curso, não acessei nenhum conteúdo e não tenho interesse em prosseguir. Ou seja, estou sendo cobrado por um serviço que não solicitei e que não usei.
Ao entrar em contato solicitando o cancelamento e o reembolso das parcelas, recebi as seguintes respostas da empresa:
Que o cancelamento com reembolso só seria possível em até 7 dias após a compra;
Que se trataria de uma "compra única parcelada", e que, mesmo cancelando, todas as parcelas continuariam sendo cobradas no meu cartão;
Que a renovação automática "já faz parte das condições da contratação e não depende de marcação adicional".
Discordo integralmente. Não é razoável impor uma renovação automática como condição obrigatória, sem consentimento expresso do consumidor, e depois se recusar a cancelar cobrando integralmente por um serviço não utilizado. Isso configura, no meu entendimento, prática abusiva e cobrança indevida, contrariando o Código de Defesa do Consumidor, em especial:
Art. 39, III e parágrafo único (fornecimento de serviço sem solicitação prévia, que se equipara a amostra grátis, sem obrigação de pagamento);
Art. 6, III (direito à informação clara e adequada);
Art. 46 (contratos que não deram ao consumidor oportunidade de conhecer previamente seu conteúdo não o obrigam);
Art. 51, IV (cláusulas que colocam o consumidor em desvantagem exagerada).
O QUE PEÇO:
Cancelamento imediato e definitivo do plano e da renovação automática;
Suspensão de todas as parcelas ainda não cobradas;
Reembolso integral das parcelas já pagas referentes à renovação não autorizada.
Aguardo uma solução efetiva e não mais respostas padronizadas oferecendo congelamento ou transferência do plano, alternativas que já recusei.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/07/2026 às 17:45
Olá, Victor. Tudo bem?
Sentimos muito pelo desencontro de informações durante o atendimento e por qualquer transtorno causado, não é essa a experiência que queremos proporcionar.
Verificamos que o nosso time já entrou em contato via WhatsApp para explicar mais detalhes sobre a renovação automática e apoiar você da melhor forma possível.
Compartilhamos alguns avisos por e-mail e pelo WhatsApp sobre essa funcionalidade, incluindo a opção de desativar a renovação, caso desejasse não seguir com o plano.
Saiba que lamentamos pela sua decisão e que seguimos à disposição para apoiar no que for necessário.
Caso tenha qualquer dúvida ou necessite de suporte, basta entrar em contato com a nossa equipe por e-mail (https://suporte.alura.com.br/kb-tickets/new) ou pelo WhatsApp (11) 98451-0258.
Com carinho,
Alura