Não respondida

Não recebi os dois meses de carência prometidos no meu empréstimo consignado

Banco do Brasil

cidade: São Paulo

O que aconteceu

RECLAMAÇÃO FORMAL DESCUMPRIMENTO DE OFERTA, FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E DESCONTOS EM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Venho registrar reclamação contra a instituição financeira em razão de problemas ocorridos após a renovação de um empréstimo consignado, contratado por meio do aplicativo do próprio banco, na modalidade Crédito do Trabalhador.

No dia 24/09, realizei a renovação do meu empréstimo, mantendo o valor da parcela, porém aumentando a quantidade de parcelas.

Antes de concluir a contratação, fui contatada por um representante do banco pelo WhatsApp e questionei expressamente se teria dois meses de carência, ou seja, dois meses de alívio financeiro, sem descontos no meu salário. O atendente confirmou que sim.

Essa condição foi determinante para minha decisão de renovar o empréstimo, pois eu precisava desse período para reorganizar minhas finanças e quitar compromissos financeiros, especialmente minha fatura do cartão de crédito.

Além disso, o contrato da renovação informa que a primeira parcela seria cobrada somente em 20/12, informação que também foi confirmada pela própria central de atendimento do banco.

Entretanto, os seguintes problemas ocorreram:

- No pagamento de setembro, realizado em 30/09, houve desconto do empréstimo, mesmo após a renovação realizada em 24/09.

- No dia 20/10, o banco realizou uma devolução identificada no extrato como "Devolução parcela consignado".

- No pagamento de outubro, realizado em 30/10, ocorreu um novo desconto do empréstimo.

- Também fui informada de que haverá novo desconto no pagamento de novembro, referente à parcela com vencimento em dezembro.

Ao questionar o banco, recebi explicações contraditórias. A instituição alega que precisa aguardar até o dia 20 para confirmar o repasse realizado pela empresa/Dataprev e somente depois verificar a possibilidade de estorno.

Entretanto, não esclarece de maneira objetiva a qual competência corresponde cada desconto, por que houve uma nova cobrança após a devolução realizada em outubro e como esses valores estão sendo vinculados ao contrato antigo ou ao contrato renovado.

O próprio banco confirma que a primeira parcela do contrato renovado está prevista para 20/12, mas não consegue explicar satisfatoriamente os descontos realizados anteriormente.

DOS PREJUÍZOS FINANCEIROS

A situação está me causando um prejuízo financeiro significativo.

Realizei a renovação justamente porque me foi oferecido um período de dois meses sem descontos, o que me permitiria utilizar meu salário integral para reorganizar minhas dívidas.

Entretanto, essa condição não está sendo cumprida na prática.

Agora estou correndo o risco de atrasar minha fatura do cartão de crédito, pois contava com o dinheiro que deveria estar disponível. Consequentemente, poderei sofrer cobrança de juros, multas e outros encargos, além do risco de acumular duas faturas.

Ou seja, além de ter renovado o empréstimo, assumindo uma quantidade maior de parcelas e mais encargos financeiros, ainda posso sofrer novos prejuízos decorrentes da falta de cumprimento da condição oferecida pelo próprio banco.

Também ressalto a dificuldade de conseguir atendimento, as longas esperas, as transferências entre setores e os sucessivos prazos solicitados, enquanto minhas obrigações financeiras continuam vencendo.

DIANTE DO EXPOSTO, SOLICITO:

1. A apuração do possível descumprimento da oferta dos dois meses de carência confirmada pelo representante do banco.

2. A apresentação do histórico detalhado dos descontos, repasses, estornos e respectivas competências.

3. A identificação dos contratos aos quais foram vinculados os descontos realizados em setembro e outubro.

4. A comprovação da baixa ou liquidação do contrato anterior, considerando a renovação realizada em 24/09.

5. O esclarecimento sobre a previsão de novos descontos antes da primeira parcela indicada no contrato.

6. A regularização imediata de eventuais descontos indevidos e a devolução dos valores correspondentes.

7. A apuração dos prejuízos financeiros decorrentes do descumprimento da oferta, incluindo os encargos que eventualmente incidirem sobre minha fatura do cartão de crédito.

8. Uma resposta formal, clara e fundamentada, com a apresentação dos documentos que comprovem as movimentações realizadas.

Ressalto que realizei a contratação diretamente pelo aplicativo do banco, confiando nas condições apresentadas e confirmadas pelo representante da instituição.

Não considero aceitável que o consumidor seja prejudicado financeiramente em razão de falhas de comunicação, informações contraditórias ou problemas de processamento entre a instituição financeira, a empresa empregadora e os sistemas responsáveis pelo repasse dos valores.

Solicito uma solução efetiva, e não apenas respostas genéricas ou novos prazos de espera.