Passagem de ônibus alterada, ônibus inferior, problemas na viagem e suporte ineficiente

Em réplica
Belo Horizonte - MG
10/01/2026 às 02:24
ID: 237236553
Comprei uma passagem semi leito, no dia 03/01, no dia anterior ao embarque, mudaram para a categoria executiva.
Entrei em contato e contestei a mudança, ms não houve acordo.
Paguei pelo espaço, e pelos extras (USB, a reclinação da poltrona).
A diretriz da plataforma e da ANTT informam que é direito do passageiro ser realocado pra um transporte de igual ou superior qualidade.
E caso não haja acordo, o reembolso do valor ou mudança na data de embarque.
Me mandaram comprar outra passagem e pagar a diferença.
Sendo que eu escolhi e paguei por esse serviço antecipadamente, não havia passagens com o valor que eu havia pago no dia 26/12/2025.
Não foi dado nenhuma outra forma de solução, e eu precisava estar em BH dia 05/01, por isso viajaria no dia 04.
No dia, mandaram um ônibus inferior ao nosso.
Cheio de problemas.
Pararam o ônibus em Três Rios, por mais de 2 horas.
Não tinhas tomadas USB, haviam poltronas sem cinto, uma faixa inteira dos bagageiros internos molhada porque o ar condicionado estava quebrado e para além disso ele esta a pingando em algumas poltronas.
O motorista decidiu que era uma boa ideia desliga-lo.
Sensação térmica de 45 na sombra, Pleno verão do RJ.
Houveram mais reclamações.
Ele parou o onibus, desceu, não avisou ninguém.
Por mais de uma hora paradas, cobramos dele algum parecer, ele informou então que a Buser, em conjunto com a TransVale, a empresa contratada decidiram, sem nos considerar, mandar um táxi pra apenas 3 pessoas que estavam em poltronas ruins.
E o restante seguiria nessa viagem insalubre.
Neste momento vários passageiros estavam em contato com a Buser.
Que informou que se não estivéssemos na goteira, não iriam fazer nada, seguiram-se viagem.
E que nao poderiam fazer nada porque precisavam esperar 48 horas pós encerramento para verificar o ocorrido.
Enfim.
O ar nao suportou o calor que tava fazendo.
Passamos 8 horas dentro de uma lata de sardinha, com um cheiro horrível, o motorista abalado, os passageiros estressados.
Paguei por um serviço que não utilizei.
Pedi a devolução do valor, em dobro, pelo serviço que foi pago e não foi prestado.
Informaram que não fariam porque a viagem havia sido concluída.
E ela so foi concluída pelo meu compromisso ssumido em BH dia 05.
Então eu não estava a mercê pra resolver problemas que a Buser criou.
Paguei por um serviço que nao foi entregue.
Eu tive que correr atrás de soluções de um problemas que não criei.
A única opção foi pagar quase 3 vezes o valor da passagem.
Enquanto a empresa, queria lucrar sobre o passageiro, como se ele fosse mercadoria e não o tomador do serviço.
O suporte durante e pós viagem tem sido péssimo e falho.
Compartilhe
Resposta da empresa
12/01/2026 às 17:32
Oii, Jéssica!!
Aqui é a Rafaela, responsável pela sua solicitação no Reclame Aqui!!
Referente às questões de qualidade, a presença de entrada USB não é exigida por lei, sendo um recurso opcional que pode ou não estar disponível nas viagens. Ressaltamos ainda que não recebemos registros de incidentes de qualidade relacionados a essa viagem.
Entretanto, seu relato é muito importante para nós. Encaminharemos a informação para a empresa parceira, que será responsável por verificar o ocorrido e implementar eventuais melhorias, e acompanharemos o caso de perto.
Em relação à categoria das poltronas, as opções Executivo e Semi-leito pertencem à mesma classe: a Econômica. Ambas possuem características semelhantes:
Executivo: poltronas com inclinação de até 135°, apoio para os pés e apoio de braços compartilhado.
Semi-leito: poltronas com inclinação de até 145°, apoio de braços compartilhado e possibilidade (ou não) de descanso para as pernas.
Você pode conferir mais informações em nosso site: https://www.buser.com.br/ajuda/comprar-passagem/tipos-de-poltrona-assento
Ressaltamos que, em situações de alteração na categoria da poltrona (downgrade), o sistema realiza automaticamente o reembolso da diferença de valor no momento do check-in. E nesse caso, não cabe pois são da mesma classe.
Aproveito para esclarecer que a Buser é uma plataforma de intermediação tecnológica que conecta viajantes a empresas de fretamento autorizadas. Ou seja, não operamos os ônibus diretamente nem temos vínculo com motoristas, mas acompanhamos toda a operação em tempo real e mantemos contato contínuo com as operadoras parceiras para garantir o cumprimento dos padrões de qualidade.
Conte sempre com o time Buser.
Maiores detalhes sobre a sua manifestação, encaminhamos por meio de mensagem privada através do e-mail cadastrado na plataforma do Reclame AQUI, devido à Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD. Referente ao ocorrido, estamos totalmente focados em melhorar sua experiência junto à Buser.
Um abraço,
Rafaela - Equipe Buser.
Réplica do consumidor
12/01/2026 às 17:51
Rafaela, os itens não são obrigatórios DESDe que não estejam descritos no momento da compra.
E adivinha?
Eles estavam descritos e a partir desse momento, se voces realizam a alteração, tem que ser de qualidade igual ou superior.
Como um passageiro que optar viajar e desembarcar em uma area que nao é o ambiente rodoviário, onde a passagem fica disponível pelo smartphone, vai viajar sem uma toma, após 9 horas.
Não fazer nem sentido escolher um ônibus que não ofereça isso.
Foi escolhido a mesma categoria na viagem de ida, com funcionamento e serviços impecáveis.
Qualquer questionamento ou descontentamento em relação a isso voce pode acionar a ANTT, o órgão regulador do serviço de transporte.
São eles que orientaram e determinaram a regra.
A reclinação de 10 a mais pode não fazer diferença pra você, mas pra quem considerou isso, fez e muita.
Atestado medicamente, uma vez que foi o recomendado pelo inchaço causado pela imobilidade, provocado pela alteração irresponsável. Durou três dias e foi necessário o uso de medicação.
Um prédio construído com 10 de nível diferente, pode cair.
Ainda que não estejamos falando de prédios, o que você considera ínfimo fez diferença pra quem usou, não trate como se fosse algo relativo.
O simples fato de abandono do veículo, em uma parada não programada na viagem, o sumiço dos motoristas por duas horas e o retorno dos dois ao ônibus visivelmente alterados, com passageiros passando mal de calor, deveria ser o suficiente pra vocês terem no mínimo, curiosidade de saber o que aconteceu.
E como prestadora de serviço, mesmo que não disponibilizem o veículo diretamente, voces contrataram aquela bomba ambulante, logo a responsabilidade é de vocês.
O mais absurdo, depois de uma viagem perigosa, de quase [Editado pelo Reclame Aqui] é vocês não saberem porque trocaram o ônibus, 8 dias após a viagem.
A falta de cuidado, de profissionalismo.
Já dizia a poeta: "baixem a porta desse quiosque"
Sobre o reembolso, como falei, é uma solução que eu coloquei disponível.
Há outros meios menos tortuosos, mas eu entendi como desafio quando voces me colocaram 12 horas em uma situação de perigo e desespero. A Buser me treinou pra esse momento.
Se pra vocês uma passagem que custou 95 reais é igual uma de 309, deve ter algo muito errado com a educação básica do Brasil.
Porque esse era o preço das passagens de semi leito no dia 04/01 após a alteração.
Mesmo sendo de categorias equivalentes, haviam diferença, se não houvesse, voces nao mudariam o preço da passagem.
A Executiva saia por 79 reais.
Basta consultar os preços vigentes do dia da compra e no dia do embarque.
50 passageiros reclamaram, e voces não se deram o trabalho de apurar a situação em 8 dias?
As reclamações sobre atendimento sendo realizadas e vocês sequer apuram ou se posicionam por isso?
Vamos melhorar, tem uma ano inteiro pra treinamentos, melhoria no suporte, contratação de ferramentas e afins.
Aguardo um retorno descente, é o mínimo.
E facilitem, porque eu me apresentei pra tal.
Réplica do consumidor
12/01/2026 às 17:51
Rafaela, os itens não são obrigatórios DESDe que não estejam descritos no momento da compra.
E adivinha?
Eles estavam descritos e a partir desse momento, se voces realizam a alteração, tem que ser de qualidade igual ou superior.
Como um passageiro que optar viajar e desembarcar em uma area que nao é o ambiente rodoviário, onde a passagem fica disponível pelo smartphone, vai viajar sem uma toma, após 9 horas.
Não fazer nem sentido escolher um ônibus que não ofereça isso.
Foi escolhido a mesma categoria na viagem de ida, com funcionamento e serviços impecáveis.
Qualquer questionamento ou descontentamento em relação a isso voce pode acionar a ANTT, o órgão regulador do serviço de transporte.
São eles que orientaram e determinaram a regra.
A reclinação de 10 a mais pode não fazer diferença pra você, mas pra quem considerou isso, fez e muita.
Atestado medicamente, uma vez que foi o recomendado pelo inchaço causado pela imobilidade, provocado pela alteração irresponsável. Durou três dias e foi necessário o uso de medicação.
Um prédio construído com 10 de nível diferente, pode cair.
Ainda que não estejamos falando de prédios, o que você considera ínfimo fez diferença pra quem usou, não trate como se fosse algo relativo.
O simples fato de abandono do veículo, em uma parada não programada na viagem, o sumiço dos motoristas por duas horas e o retorno dos dois ao ônibus visivelmente alterados, com passageiros passando mal de calor, deveria ser o suficiente pra vocês terem no mínimo, curiosidade de saber o que aconteceu.
E como prestadora de serviço, mesmo que não disponibilizem o veículo diretamente, voces contrataram aquela bomba ambulante, logo a responsabilidade é de vocês.
O mais absurdo, depois de uma viagem perigosa, de quase [Editado pelo Reclame Aqui] é vocês não saberem porque trocaram o ônibus, 8 dias após a viagem.
A falta de cuidado, de profissionalismo.
Já dizia a poeta: "baixem a porta desse quiosque"
Sobre o reembolso, como falei, é uma solução que eu coloquei disponível.
Há outros meios menos tortuosos, mas eu entendi como desafio quando voces me colocaram 12 horas em uma situação de perigo e desespero. A Buser me treinou pra esse momento.
Se pra vocês uma passagem que custou 95 reais é igual uma de 309, deve ter algo muito errado com a educação básica do Brasil.
Porque esse era o preço das passagens de semi leito no dia 04/01 após a alteração.
Mesmo sendo de categorias equivalentes, haviam diferença, se não houvesse, voces nao mudariam o preço da passagem.
A Executiva saia por 79 reais.
Basta consultar os preços vigentes do dia da compra e no dia do embarque.
50 passageiros reclamaram, e voces não se deram o trabalho de apurar a situação em 8 dias?
As reclamações sobre atendimento sendo realizadas e vocês sequer apuram ou se posicionam por isso?
Vamos melhorar, tem uma ano inteiro pra treinamentos, melhoria no suporte, contratação de ferramentas e afins.
Aguardo um retorno descente, é o mínimo.
E facilitem, porque eu me apresentei pra tal.
Réplica do consumidor
12/02/2026 às 20:20
vamos abrir outra reclamação ou vão responder o que houve e averiguar os fatos?
Réplica da empresa
05/03/2026 às 11:31
Olá, Jéssica.
Li atentamente o seu relato e compreendo a gravidade do que você descreveu. Situações que envolvem desconforto e sensação de insegurança realmente ultrapassam qualquer questão operacional.
Seu caso foi analisado com atenção pelas áreas responsáveis, considerando todos os pontos mencionados. A tratativa e as informações detalhadas foram encaminhadas diretamente para você por e-mail, de forma privada.
Seguimos à disposição pelos canais oficiais caso precise de qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente,
Rafaela | Equipe Buser