Cobrança de taxas indevidas e mau atendimento na CEF

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

04/08/2025 às 15:28

ID: 223710995

Abri conta poupança na CEF, agência ***** - ***** _ RS, para receber minha aposentadoria do INSS, "imaginando" que não teria que pagar tarifas, manutenção de conta, etc. Ao verificar meu extrato identifiquei 5 débitos referente a taxas no valor de R$ 18,00. Fui até a agência para entender do que se tratava e descobri que a conta permite somente 1 saque mensal, que no caixa eletrônico ou como débito, ao utilizar o pagamento. Após aguardar aproximadamente 1 hora, fui atendido pelo Sr. ***** - gerente da agência. Afirmou que deveria utilizar conta corrente, solicitei informar se não há conta isenta de tarifas, visto que é uma conta "salário"? Demorou mais longos minutos e não retornou com nenhuma resposta, afirmou "tem que abrir conta corrente". Indaguei mais que tipo, tem tarifa, o que contempla? Sem resposta. Por fim disse que possuo outra conta corrente, desta forma teria que ter "autorização do gerente". Mas o Sr. ***** se apresentou como gerente, é ou não é gerente? Se for o caso a CEF não permite ter duas contas, em locais distintos? Qual a grande dificuldade em fornecer as respostas solicitadas? Concluindo, mais um péssimo atendimento, o Sr. ***** se gerente for, denotou total ausência de perfil f=gerencial, também como atender os clientes. Pela minha experiência, não é a primeira vez que sou muito mal atendido na CEF, o que denota o mínimo interesse em bem atender e servir ao cliente. CEF pode responder se posso ou não ter conta salário isenta de tarifas, utilizando cartão de débito, saque, pix, etc.?

Compartilhe

Resposta da empresa

02/09/2025 às 16:52

Olá, Eduardo!

Queremos te atualizar sobre a sua solicitação.

As contas correntes possuem isenção de cobrança de quatro saques por mês em terminal de autoatendimento, guichê de caixa, Banco 24 horas e rede compartilhada.
 
A quantidade gratuita de saques baseia-se na resolução CMN/BACEN nº 3.*******/*******, onde estão listados os serviços essenciais, que não podem ser tarifados.
 
Uma vez excedida a quantidade de saques gratuita, cada nova transação realizada é passível de cobrança de tarifa, conforme valores constantes na tabela de tarifas, disponível no site da CAIXA e nos nossos canais de atendimento.

Você também pode optar pela cesta de serviços. A cesta de serviços é um conjunto de serviços bancários oferecidos pela CAIXA em quantidade pré-determinada, disponível para contas correntes e poupança, mediante pagamento de uma mensalidade. O valor dessa mensalidade é mais vantajoso do que o pagamento individual de cada serviço incluso na cesta. Você pode escolher a modalidade da cesta conforme sua necessidade.

Além disso, a adesão à cesta pode proporcionar benefícios como descontos progressivos na mensalidade, bônus para celular e participação em programas de relacionamento, dependendo da modalidade escolhida e do seu relacionamento com a CAIXA.

Quanto à conta corrente, é permitida a abertura de mais de uma conta corrente na CAIXA. No entanto, queremos explicar que, conforme regras do Banco Central do Brasil, assim como cada pessoa pode escolher o banco que lhe apresente as condições mais adequadas para abrir uma conta, o banco não é obrigado a abrir ou manter conta de depósito.
 
Na CAIXA, essa decisão é feita com muito cuidado pelas equipes das agências, considerando os aspectos legais, de segurança e de conveniência negocial para a agência, observadas as diretrizes estratégicas vigentes.

Com relação ao atendimento prestado, nos desculpamos pela percepção negativa relatada, ao passo que ressaltamos o compromisso da CAIXA pelo respeito e o atendimento de excelência a todos os clientes.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas e, caso necessite de informações complementares, orientamos que consulte a tabela de tarifas disponível nas agências, parceiros autorizados e no site https://*******

Agradecemos a oportunidade de falar com você.

Equipe CAIXA

Réplica do consumidor

03/09/2025 às 10:19

O serviço é muito ruim, qual a razão de tanta demora para responder, reclamações feitas e tempo perdido.
Denota que ninguém leu o que escrevi, como agora, nada a ver com minhas reclamações.
Denota um eterno copy e cola!
Como consegue prestar um serviço tão ruim???!!!!

Consideração final do consumidor

03/09/2025 às 15:37

Não sabem ouvir e atender o cliente.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

1