Pagamento do Abono Salarial PIS ano-base 2022 rejeitado e falta de suporte da Caixa Econômica Federal

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Morrinhos - GO

22/12/2025 às 13:01

ID: 235568403

Estou HABILITADO ao recebimento do Abono Salarial PIS ano-base 2022, sem qualquer impedimento cadastral, conforme consulta na Carteira de Trabalho Digital.

O pagamento no valor de R$ 589,00, com previsão para 15/03/2024, consta como PAGAMENTO REJEITADO, tendo a Caixa Econômica Federal como banco pagador.

Em ligação realizada hoje às 12:39, registrada sob o protocolo n *****, tentei solucionar o problema junto à Caixa, porém fui informado que não seria possível abrir protocolo de Ouvidoria nem realizar transferência, ficando o atendimento limitado a orientações gerais, sem abertura de análise técnica do caso.

Ressalto que, em atendimento presencial em agência da Caixa, fui informado de forma equivocada de que teria perdido o direito ao Abono Salarial, sem que fosse realizada qualquer análise técnica ou abertura de solicitação de reprocessamento, apesar do status oficial constar como HABILITADO.

Destaco que pagamento rejeitado não configura perda de direito, tratando-se de falha operacional, com retorno do valor ao FAT.

Diante disso, solicito análise técnica do caso e abertura de processo administrativo para reprocessamento / reemissão do pagamento do Abono Salarial PIS, ou, alternativamente, resposta formal por escrito com a fundamentação legal da negativa.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/01/2026 às 11:27

Olá, Helitom!

Agradecemos por entrar em contato com a CAIXA pelo Reclame AQUI.

Verificamos que o Abono Salarial referente ao ano-base 2022 teve prazo para saque até dezembro de 2024, mas não foi retirado dentro da validade.

O valor não foi depositado em conta, mas estava disponível para saque com o Cartão Social e senha em lotéricas, correspondentes, terminais de autoatendimento ou em uma de nossas agências mediante apresentação de documento de identificação válido.

Como não houve saque dentro do prazo, o valor foi devolvido ao órgão responsável.

Para receber novamente, será necessário comparecer ao Ministério do Trabalho e Emprego e solicitar a emissão de uma nova parcela para pagamento junto à CAIXA.

Agradecemos a oportunidade de falar com você e desejamos um feliz 2026.

Equipe CAIXA

Consideração final do consumidor

06/05/2026 às 17:11

Não resolve não orienta nada
Cancelaram minha conta também sem motivo

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0