Seguro residencial embutido na assinatura do financiamento (venda casada)

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São José dos Campos - SP

24/06/2020 às 10:11

ID: 107021049

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

No dia 22/06/******* às 15 horas me dirigi a Agência ******* Bosque dos eucaliptos da Caixa Econômica Federal para assinatura do contrato do financiamento de um imóvel que estou adquirindo na cidade.
Eu já possuo Um financiamento em andamento com a Caixa, por isso já sou correntista da Caixa.
Antes de ir a Caixa fazer a assinatura fui informada pela empresa de assessoria habitacional que estava intermediando o financiamento, do valor que teria que ser pago na assinatura do contrato, algo em torno de 3 mil reais, logo fui munida deste valor para a assinatura do contrato.
Na agência me foi apresentado dois valores da parcela do financiamento, um referente a ao financiamento sem relacionamento com a caixa e outro um pouco menor caso eu tivesse relacionamento com a caixa. Obvio que optei pelo menor valor, pelo fato de considerar que eu já sendo correntista da caixa, com um financiamento ativo já cobria os requisitos de relacionamento. Durante a conversa a pessoa que me atendia já estava com o contrato pronto e impresso, era só eu assinar e pagar as taxas e finalizar o financiamento. Tirei algumas dúvidas uma delas foi com relação ao valor que eu tinha que pagar, sobre o que se tratava, e fui informada que era referente a escritura do imóvel. Também pergunte sobre a pausa de 6 meses que o governo está oferecendo nesse período de pandemia, ai ela disse que não estava incluso no meu contrato porque eu não havia solicitado (E como eu haveria de solicitar antes se esse foi o nosso primeiro encontro?). Mas ele disse que tudo bem, rodaria um novo contrato para incluir a pausa, até ai tudo bem.
Depois ela disse que eu tinha que ter um cartão de crédito com a Caixa, para ter o tal relacionamento e garantir a menir parcela, argumentei que eu já tinha relacionamento, pois já era correntista, mas ela disse que não era considerado relacionamento porque eu não tinha cheque especial nessa conta, nem cartão de crédito e nem uma cesta de produtos nessa conta. Como se tratava de um cartão de crédito sem anuidade tudo bem, aceitei adquiri-lo.
Nesse meio tempo ela disse que ia resolver a questão do pagamento do valor para eu já pagar e assim a agência já poder fechar o caixa, que aguardava apenas o meu pagamento. Ela pediu um código que chegaria no meu celular por sms e também o meu e-mail. Passei para ela o código que chegou e logo depois recebi um e-mail com uma apólice de seguro e uma guia para pagamento, essa guia estava no valor de aproximadamente ******* reais, perguntei para ela se era só esse o valor que eu iria pagar, porém ela disse que não, então perguntei qual era o valor total, ela disse que em torno de 4 mil reais. Naquele momento dei uma lida na apólice que havia recebido e vi que se tratava de um seguro residencial, perguntei para ela e ela disse que se tratava de uma aquisição de relacionamento com a caixa, para facilitar o meu financiamento, já que eu não tinha. Disse pra ela que eu não queria um seguro e que eu estava ciente que eu não era obrigada a adquiri-lo, e que o valor que a pessoa da empresa de assessoria tinha me passado não era 4 mil e sim, 3 mil, e nesse momento mostrei a mensagem que havia recebido como o valor. Na mesma hora ela ligou para o responsável da empresa de assessoria dizendo para ele orientar os funcionários a passarem o valor para o cliente já com o valor do "relacionamento" incluso, o que pra mim foi um absurdo!
Insisti com ela que eu não queria o seguro, pois eu não era obrigada, e que isso era venda casada, nisso ela me disse que então o meu financiamento seria reenviado para o comitê avaliar e ver o que iria ser feito já que eu já tinha um financiamento, e que ia passar outros contratos na frente do meu e jogar o meu mais para frente. Ela teve a coragem de me dizer que a caixa já havia liberado dois financiamentos para mim, e que eu deveria levar isso em consideração, dando a entender que caixa estivesse me fazendo um favor e eu como retribuição a esse "favor" deveria aceitar o seguro...
eu disse para ela que se o problema era relacionamento eu ia na minha agência ativar o cheque especial, e inserir uma cesta de produto e ai teria o tal relacionamento para poder finalizar a assinatura desse contrato.
Ela disse que ia devolver a minha documentação para o tal comitê e que era para eu aguardar. Mas mesmo assim, antes de eu ir embora, ela ainda me fez assinar a aquisição do cartão de crédito.
Depois quando cheguei na minha casa fui ler a apólice do seguro que ela ia me empurrar e vi que ela havia feito para o imóvel que eu tenho atualmente, não tem nenhuma ligação com o imóvel que eu estou adquirindo, e em nenhum momento isso foi falado.
Achei toda essa situação um grande absurdo, desde a venda casada até o fato dela tentar me coagir a aceitar o seguro sob ameaça da caixa não aprovar o meu financiamento. Liguei no SAC da caixa, fiz uma reclamação formal sobre a situação, que gerou o protocolo n*************, mas achei importante manifestar aqui também a minha indignação e exigir que a caixa resolva essa questão, pois é visível que faltou ética na condução da situação, e sei que venda casada é [Editado pelo Reclame Aqui], portanto não sou obrigada aceitar um seguro para ter um financiamento aprovado, e menos ainda esse financiamento pode deixar de ser feito pelo fato de eu não querer um seguro.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

27/09/2024 às 12:22

Nem preciso justificar, nem respondem à reclamação

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0