Não compre eletrodomésticos no Carrefour! Leia isso antes!

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

17/08/2022 às 13:28

ID: 148657791

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Você tem planos de comprar um eletrodoméstico pelo site do Carrefour, na plataforma online da empresa?

Quer mesmo?

Então, pense duas vezes antes de fazer isso. Melhor, pense mais de duas vezes (três, quatro, cinco.. dez, quantas vezes forem necessárias), para se precaver de decepções, frustrações, arrependimentos, dores de cabeça futuras e, claro, possíveis prejuízos no bolso.

Para explicar melhor o meu caso, vou chamá-lo de "saga da geladeira".

Sim, uma saga!

Sabe o que é isso?

Explico: é uma aventura (que se transformou em drama, pesadelo, angústia, como veremos).

Bora lá para a minha saga..

..

Férias!

Dinheirinho extra no bolso!

Viajar?

Não.

Usar o "dimdim" para adiantar as prestações do "apê" recém comprado ou pagar outras dívidas?

Não.

Escolher trocar todos os eletrodomésticos, de linha branca, pelos da tão sonhada linha inox (I-N-O-X!)?

Sim! Sim! Claro que sim!

Microondas, fogão, máquina de lavar e.. A GELADEIRA!

E é com esse último item, A GELADEIRA, que começa toda a minha saga, toda a minha dor de cabeça, todo o meu drama, todo o meu pesadelo, enfim, toda a minha angústia que venho sentindo desde o dia 20/07 (antes não o tivesse comprado, pois como diz o ditado: "se arrependimento matasse..").

Vamos aos fatos..

Dia 15/07, já pela metade das minhas férias, resolvo comprar uma geladeira nova, A GELADEIRA (Refrigerador Frost Free SmartSensor 347L Midea 110V), em inox (I-N-O-X!), que iria substituir a antiga, de linha branca, último item para completar a tão sonhada cozinha nova.

Pesquiso, pesquiso, pesquiso..

Encontro o melhor preço, a melhor forma de pagamento!

Meus olhos brilham!

É essa! Não há erro! Não tem como dar ruim! (daria, como veremos).

A loja eleita: Carrefour (péssima escolha, como veremos).

Clico no botão, passo as etapas de confirmação, escolho a forma de pagamento: boleto bancário (péssima escolha, como veremos).

Imprimo o boleto.

Pago (R$ 3.*******,62 à vista).

Venci!

Conquistei!

É minha!

Agora, é só esperar para colocar a última peça que me falta (*******), para completar e contemplar um sonho antigo, o de ter tudo na linha inox (I-N-O-X!) em casa.

Previsão de entrega da geladeira: dia 19/07.

Na data prevista, chega o produto, ou melhor, o "tesouro".

Recebo a peça "valiosa".

Com todo o cuidado, aloco-a na sala, assino a nota de entrega sem abrir a caixa, sem conferir a mercadoria que me foi entregue, pois com outros compromissos para cumprir durante o dia (JAMAIS faça isso! Mesmo que demore a checagem, que o entregador se sinta contrariado, que lhe pressione, que faça aquela "cara de bunda" de espera, não deixe de conferir, NA HORA, e MINUCIOSAMENTE, o que lhe está sendo entregue, ou, em outras palavras, verifique se o que você comprou está "ok", sem nenhuma avaria, mesmo que mínima, pois essa simples conferência pode lhe poupar, no mínimo, e entre outras coisas, futuras dores de cabeça, como veremos).

Saio.

Dia cheio, cansativo.

Chego, vou dormir.

Chega a manhã seguinte.

Abro a caixa que envolve a geladeira, ou melhor, a "jóia".

Todo cuidado é pouco.

Não quero machucar a minha menina dos olhos.

Sonho antigo, custou caro, 1/3 do dinheiro recebido das férias, pagamento feito à vista, para não fazer mais dívidas, para não estourar o cartão de crédito.

Ponho a mais nova aquisição no lugar, A GELADEIRA, no espaço vagado pela velha, que foi doada para a namorada, que me ajuda meticulosamente nessa operação.

Tiro as películas e os adesivos de proteção.

De prima, confiro o freezer.

De cara, constato o primeiro senão: a prateleira de dentro viera solta, com a peça de trás descolada. O bate-bate dessa peça causou riscos/arranhões na estrutura interna do freezer, no interior desse espaço.

Nada bom..

Arrumo a peça, coloco-a no lugar.

Daria para superar esses "risquinhos", mesmo para a minha exigência de consumidor "chato", de pessoa com TOC.

Isso feito, e já relevando os primeiros defeitos percebidos, dou dois passos para trás (dentro de um apartamento pequeno, é bom salientar), para contemplar a conquista recém adquirida, o sonho que se tornou realidade, A GELADEIRA, e.. descubro mais defeitos: amassados na porta do tão sonhado e desejado objeto (em inox, tais "detalhes" são extremamente perceptíveis).

Frustração!

Desespero!

Raiva!

Ok, já havia passado por caso semelhante antes, inclusive recentemente, tendo a troca do produto com defeito ou o estorno do valor pago.

Não seria diferente com o Carrefour, varejista grande, "sério", "comprometido" com a satisfação do cliente/consumidor.

Seria?

Seria (como veremos).

Segue-se, então, a seguinte cronologia para um melhor entendimento da minha saga:

..

- Dia 20/07, no mesmo momento em que constato as avarias na porta da geladeira, entro em contato com o atendimento do Carrefour (*******). Via chat, o atendente me dá as seguintes opções: 1) a troca do produto (se não houvesse outro em estoque do mesmo modelo e marca, me seria expedido um voucher/cupom para que uma nova compra fosse feita dentro do próprio Carrefour, me vinculando, portanto, à loja); 2) o estorno do dinheiro da compra dentro do prazo de 10 dias úteis a ser contado a partir da data de devolução do produto.
Opto, mesmo que contrariado (10 dias úteis para ter o meu dinheiro, valor pago à vista, de volta!) pela segunda opção, pois feito o estorno, teria, então, a autonomia de fazer uma nova compra em outra loja, talvez até em melhores condições. Na mesma data, feita a solicitação de estorno do meu dinheiro, para não ficar sem geladeira, faço nova compra de uma outra, desta vez pelo site das Americanas (pedido:*******), com entrega prevista para ocorrer até o dia 25/07 (não seria entregue, como veremos). Ainda no dia 20/07, vou até uma loja física do Carrefour (Shopping Anália Franco), para, quem sabe, obter alguma ajuda, falar com alguém de carne e osso que pudesse me auxiliar sobre o caso, desabafar a respeito da minha frustração, da minha decepção. Conversado com o gerente da loja (departamento de eletrodomésticos), o mesmo me diz que nada poderia fazer, pois "loja física é loja física, internet é internet", ou seja, que as duas coisas não se misturavam. Entendido o recado, enquanto da minha permanência na loja, vejo um balcão, ao que parece, para retiradas de compras feitas pela internet. Acima, o slogan "COMPRE ON LINE" (sei..).

- Dia 21/07, a transportadora responsável pela retirada da geladeira bate à minha porta, confere o produto a ser devolvido, me dá o comprovante de retirada (ordem de devolução:*******02), e vai embora, deixando comigo a nota fiscal da peça avariada (NF 5768633).

- Dia 22/07, passa-se a contar os 10 dias úteis para o estorno do meu dinheiro conforme informado pelo primeiro atendimento do Carrefour.

- Dia 25/07, chega o prazo limite para a entrega da geladeira comprada pelas Americanas. Fico "plantado" em casa para receber a entrega, a nova geladeira e.. nada. Faço, então, contato com as Americanas, que vai me pedindo prazos (sempre um dia útil para ter resposta do "parceiro"), afim de me posicionar sobre o atraso da entrega ou, melhor, da não-entrega do produto (protocolos:*************;*************;*************). Dias depois, mediante a minha insistência, as Americanas diz que o produto não poderá ser entregue pelo parceiro. Motivo: indisponibilidade da geladeira em estoque (estranho: se não tem o produto, então por que o anunciam?!?!). Para a minha surpresa, saibo que o tal "parceiro" das Americanas, aquele que seria responsável pela entrega da geladeira, é o próprio Carrefour (olha só! que azar!). Com mais uma frustração nas costas, peço, portanto, o estorno do meu dinheiro (mais uma vez!).

- Dia 29/07, em menos de uma semana (importante salientar, pois contraponto ao Carrefour), apesar dos pesares, as Americanas estorna o meu dinheiro (R$ 2.*******,14 pagos à vista via Pix) sem maiores problemas ou burocracias (a única coisa correta até aqui, como veremos).

- Dia 31/07, último dia das minhas férias, ainda sem a devolução do meu dinheiro pelo Carrefour, sensibilizada com o meu caso, minha namorada, herdeira da minha antiga geladeira, a de linha branca, vai comigo até uma loja Carrefour perto de onde moro (Av. Salim Farah Maluf, S/N - Tatuapé, São Paulo - SP, **************), para fazer o cartão de crédito da rede, e, assim, efetuar a compra (mais uma vez!) da geladeira anunciada pelo site, pois, AINDA, acreditávamos no Carrefour como grande rede varejista "comprometida" com o cliente/consumidor. Feita a nova compra com o limite do cartão disponibilizado pelo Carrefour (*******), fico no aguardo da entrega (previsão: 02/08), rezando, agora, para que tudo dê certo desta vez (não daria, como veremos).

- Dia 01/08, entro novamente em contato com o atendimento do Carrefour (*******). Questionado sobre o não estorno do meu dinheiro até a presente data, o atendente me dá um novo prazo. Diz que como a geladeira devolvida chegou ao depósito da empresa somente no dia 28/07, que contaria, a partir desta data, os 10 dias úteis para o estorno do meu dinheiro. A previsão para a devolução do valor pago passa, então, do dia 04/08, inicialmente, para o dia 11/08, prazo atualizado. E mais: conforme informação do atendente, o dinheiro a ser estornado já havia sido devolvido ao banco de origem do pagamento (Caixa Econômica Federal), cabendo a este completar tal operação.

- Dia 03/08, saio do trabalho (6h30) e me dirijo a um compromisso agendado para as 7h15. Às 7h35 (fora de horário comercial, portanto), recebo a ligação da empresa transportadora responsável pela entrega da terceira geladeira comprada pelo Carrefour (a terceira!). O entregador diz já estar na porta do condomínio onde moro. Digo a ele que não estou em casa, que estou num compromisso agendado, que não tenho ninguém para receber o produto por mim. Combinamos, então, para que a entrega seja feita mais tarde. Obtenho como resposta de que uma segunda tentativa seria feita após o meio-dia. Chego em casa, cochilo um pouco, e a partir das 12h00 fico "plantado", esperando pela nova entrega, que, novamente, não acontece (a empresa transportadora alegou que o entregador esteve no condomínio à noite, após o horário comercial, período esse não permitido para se fazer entregas, uma história que me pareceu estranha, denotando ou 1) incompetência por parte da empresa transportadora, que não se atentou ao horário comercial em ambas as tentativas de entrega; ou 2) mentira ou má fé do entregador, uma vez que o estive esperando das 12h00 até o horário apontado por ele, sem comunicação pela portaria do condomínio quanto à não permissão da entrega). Em resumo: com mais uma frustração para a minha coleção, peço para que o produto não seja mais entregue, que o devolvam à loja, uma vez que as minhas compras com o Carrefour pareciam estar "zicadas".

- Dia 04/08, dentro do prazo original dos 10 dias úteis inicias para ser feito o estorno do meu dinheiro, contado a partir do dia 22/07, quando da retirada da geladeira avariada, entro em contato com a Caixa Econômica Federal (protocolo: *******), para confirmar a informação do atendimento do Carrefour, a de que a operação de estorno do meu dinheiro seria realizada pelo banco, uma vez que o valor já havia sido repassado do Carrefour à essa instituição financeira. Após consulta do atendente da Caixa, a informação é negada/desmentida. Na mesma data, diante das informações divergentes do atendente do Carrefour, abro a primeira reclamação na plataforma Reclame Aqui (ID: 147947441). Lá, narro os infortúnios sobre a compra e devolução da geladeira avariada, a saga (que àquela altura, já havia se tornado drama, pesadelo, angústia), bem como o penoso processo de estorno relativo ao valor pago pelo produto. Aproveito e faço a mesma reclamação via Procon (*******/*******), que estabelece, por carta CIP, a resolução do caso pelo Carrefour até o dia 15/08, e que isso não ocorrendo, que fossem tomadas as providências legais e jurídicas contra o Carrefour (não seria resolvido, como veremos).

- Dia 08/08, recebo resposta do Carrefour via plataforma Reclame Aqui. Identificada como Vanessa, a atendente se diz parte da equipe do Carrefour dedicada à plataforma, que não dá solução efetiva para o caso, mas me pede que a avaliação do seu atendimento seja feita somente após o término do processo, ou seja, o estorno do meu dinheiro.

- Dia 10/08, envio uma réplica na plataforma Reclame Aqui devido ao contato feito pela senhora Vanessa, enfatizando que gostaria, APENAS, de ter o meu dinheiro de volta, e que caso isso não ocorresse, que abriria processo contra o Carrefour, tudo na esperança de ter o processo de estorno agilizado. Na mesma data, faço uma nova reclamação na plataforma Reclame Aqui, atualizando o caso após a réplica enviada à senhora Vanessa.

- Dia 12/08, a senhora Vanessa responde a minha nova reclamação pela plataforma Reclame Aqui, dizendo, desta vez, que somente poderia acompanhar o meu caso e nada mais, pois o mesmo se encontrava, dali em diante, em outra instância, ou seja, no Procon (o mesmo posicionamento me foi dado em mais dois atendimentos online, cujos protocolos são: 416514244, de 10/08; 416720236, de 11/08). Posto isso, não tive mais direito de réplica e nem de fazer avaliação do atendimento da senhora Vanessa através da plataforma Reclame Aqui (o sentimento de que estou sendo enganado, feito de idiota, começa a florescer). Em tempo: na mesma data, a senhora Vanessa me liga (às 11h56 e 11h59, de um número privado, oculto), prometendo que o estorno do meu dinheiro seria feito naquele mesmo dia, sexta-feira, 12/08, ou, no mais tardar, sábado, dia 13/08 (não seria feito, como veremos).

- Dia 13/08, conforme posicionamento da senhora Vanessa, fico no aguardo do estorno do meu dinheiro, que não é feito pelo Carrefour. A frustração é grande, cresce, aumenta. O sentimento, agora, é de que não estou sendo mais enganado, sendo feito, simplesmente, de idiota, mas, sim, [Editado pelo Reclame Aqui], [Editado pelo Reclame Aqui], vítima de furto, de um [Editado pelo Reclame Aqui] cometido por uma rede varejista de nome e renome, o que me deixa sem compreender os porquês de tal atitude, pois nada cometi contra o Carrefour, algo que me desabonasse perante à essa empresa.

- Dia 15/08, minha última esperança: passados 30 dias (sim, um mês!) desde a compra da geladeira, espero o estorno do meu dinheiro dentro do prazo limite estabelecido pelo Procon. Em vão. Novamente, o Carrefour dá de costas para o caso, desrespeitando, para dizer o mínimo, cliente e instituição de defesa do consumidor. Adota o silêncio total desta vez.

- Dia 16/08, respondido sobre o descumprimento da resolução do caso, do não estorno do meu dinheiro, o Procon abre processo administrativo contra o Carrefour. Na mesma data, abro, também, boletim de ocorrência (B.O.) contra a empresa (Via de Acesso Norte Km 38, *******, Galpão 07, Módulos 04 e 05, Empresarial Gato Preto (Jordanésia), Cajamar, SP - 07789100), por [Editado pelo Reclame Aqui] e [Editado pelo Reclame Aqui] digital (protocolo:*******/*******), no intuito de formalizar, uma vez mais, tal descaso que venho sofrendo de maneira injusta e sem explicações plausíveis.

- Dia 17/08, em consulta ao processo, vejo que o Procon marca a data de 26/08 para que o Carrefour apresente, MAIS UMA VEZ, alguma resolução para o caso, ou seja, dá mais 10 dias ao Carrefour, premiando, a meu ver, essa empresa, que acaba ganhando mais tempo para trabalhar com o meu dinheiro (nada me leva a crer que o valor que me foi sequestrado está parado, num "cofrinho", aguardando retornar para a minha conta, dinheito esse que quando voltar, voltará puro, sem juros ou correção monetária).

..

E assim, amigas e amigos, venho amargando o fato de há mais de 30 dias (sim, um mês!) não ter geladeira em casa, além do acúmulo de frustrações, descasos e humilhações por parte do Carrefour.

A angústia é grande, acreditem.

Será que um dia reaverei meu dinheiro?

Será que um dia comprarei uma nova geladeira por outro meio, com um vendedor, de fato, mais honesto?

No momento, o que tenho como certeza é a de que o silêncio do Carrefour quanto ao caso me fará atrasar os pagamentos das minhas contas, dos meus cartões de crédito (adiantei pagamentos, afim de liberar os meus cartões para a compra de uma nova geladeira, contando, claro, com o valor que já deveria ter sido estornado pelo Carrefour, pagamentos esses que, hoje, não conseguirei honrar nas datas dos respectivos vencimentos, e que, obviamente, me gerarão correções monetárias, juros).

E tudo isso por quê?

Para quê?

São esses por quê/para quê, que seguem sem respostas claras, que me afligem, que vêm me causando angústia, pois gerado não por um mercadinho qualquer de esquina, mas pelo Carrefour, uma das maiores redes de varejo do Brasil, quiçá, talvez, do mundo.

Então, diante disso, ficam os questionamentos: quais as vantagens, os benefícios, que o Carrefour ganha com todo esse processo, com todo esse desgaste, enfim, em cima das costas de clientes/consumidores, como eu?

Eis a questão.

Mistério..

Que se investigue, então, a banda podre da empresa que a tem levado a perder (ou a ganhar?).

Enquanto isso não acontece (se é que um dia vai acontecer), fica, primeiro, um conselho:

NÃO COMPREM ELETRODOMÉSTICOS PELO CARREFOUR!

NÃO DEPOSITEM, LITERALMENTE, OS SEUS SONHOS, NEM OS SEUS DINHEIROS SUADOS, NESSA EMPRESA, TAL COMO EU FIZ!

EVITEM DORES DE CABEÇA, DESGASTES, ANGÚSTIAS PARA A VIDA DE VOCÊS!

E segundo, uma certeza:

CARREFOUR, PARA MIM, NUNCA MAIS!

Nojo, asco, aversão, ódio por essa marca!

Compartilhe

Resposta da empresa

18/08/2022 às 19:31

Olá, José, espero que esteja bem !!
Sentimos muito pelo ocorrido, não foi esse o nosso propósito. A sua reclamação está em atendimento com a equipe especializada pelo *******.

O seu atendimento está com o setor ser de uma instância maior, não posso interferir, o reembolso já foi realizado.

Toda a tratativa se dará pelo canal mencionado e seu respectivo protocolo de atendimento. Os nossos processos serão revisados a fim de melhorar a sua experiência enquanto cliente Carrefour.

Atenciosamente, Vanessa.
Equipe Reclame Aqui Carrefour.

Consideração final do consumidor

18/08/2022 às 19:43

Caso resolvido via Procon depois de 30 dias sob muito sofrimento. O Carrefour desrespeita clientes e instituições de defesa do consumidor. Péssimo!!!

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0