Anuidade cartão Itaú/Pão de Açúcar cobrada indevidamente

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

15/04/2026 às 22:53

ID: 246186271

Fiz uma compra no cartão Itaú/Pão de Açúcar no dia 12/04/2026, a fatura fecha no dia 13 de cada mês, minha compra estava dentro do prazo para que a anuidade não fosse cobrada, mesmo assim veio a cobrança. Gostaria que fosse estornado.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/04/2026 às 12:29

Olá, Jerusa!

Seu caso foi devidamente recebido e analisado.

Conforme conversamos por meio de contato ativo e por mensagens privadas em seu e-mail de cadastro aqui no site, esclarecemos todos os pontos relacionados à cobrança de anuidade e à solução adotada, contendo os esclarecimentos sobre o funcionamento de gastos para a isenção da parcela de anuidade, bem como sobre a cobrança da anuidade.

Reforçando que a anuidade é lançada automaticamente no valor total da parcela no momento que o cliente realiza o desbloqueio do cartão, visto que esta cobrança é uma característica do mesmo, onde os cartões Pão de Açúcar Platinum Sem Programa de Pontos participa de uma política diferenciada de cobrança de Anuidade.

Anuidade grátis por gastos: Zere a parcela mensal de anuidade realizando uma compra por fatura nas lojas físicas ou e-commerce do Pão de Açúcar e após análise conforme elegibilidade na utilização em cada fatura ocorre este desconto na parcela. Contudo, é importante frisar que o lançamento não deixará de existir e para obter a isenção na parcela mensal se faz necessário esta meta de gasto conforme esclarecemos.

Lembrando que todos os pontos da realização dos processos estão previstos na política de crédito e do produto da instituição!

Assim, ressaltamos que o cartão mencionado na manifestação possui cobrança de anuidade. Essa cobrança é comunicada ao cliente no momento da contratação do cartão, antes da efetivação. O valor e demais alterações também está disponível no site do Itaú: itau.com.br/cartoes.

Para fins de conhecimento, é importante reforçar que, além do site, a anuidade é informada também nos aplicativos, materiais publicitários e demais canais de comunicação. Ademais, está prevista na cláusula 5 do contrato do cartão de crédito.

Como são informações pessoais (dados sensíveis), encaminhamos os processos da análise em modo privado para garantir a lei do sigilo bancário, visto que é um processo interno que visa garantir o respaldo de política de segurança.

Reforçamos que existe a Lei de Sigilo Bancário que engloba as empresas Bancárias e Financeiras, onde ela determina que a tratativa de seus dados e movimentações apenas poderão ser realizadas com o titular da conta, contrato, cartão, serviço, etc.

Contudo, te auxiliamos de acordo com a sua solicitação enviando maiores detalhes deste ocorrido para o seu e-mail cadastrado no Reclame Aqui. Onde todos os pontos foram devidamente ajustados e esclarecidos.

Pedimos para que verifique a mensagem privada, pois nela constam todas as informações.

Atenciosamente,
Atendimento Cartões Itaú.

Consideração final do consumidor

23/04/2026 às 12:20

Ótimo atendimento

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10