ANUIDADE COBRADA SEM SER PROPORCIONAL

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

20/03/2025 às 17:45

ID: 212690229

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Contratei o cartão VISA INFINITE AZUL ITAU e foi emitido em 15 ou 16 de março de 2025. Chegou ontem na minha residência e ainda não desbloqueei pois estava de plantão fora de casa por dois dias seguidos. Hoje irei desbloquear e poder passar a usar. A AZUL não liberou nenhum dos benefícios do cartão até ontem e são o carro chefe o maior atrativo de contratar esse cartão. No entanto, mesmo sem eu ter desbloqueado o cartão, sem ele ter chego e eu ter conseguido usar qualquer benefício na AZUL como mudança de status para Diamante, compra de passagens mais baratas pelo status Diamante e as bagagens e assentos a que o Diamante tem direito, ainda sim a anuidade desse mês de março foi lançada integral, não foi cobrada proporcional aos dias que eu passei a conseguir usar os benefícios do cartão. Estava sendo cobrado 84 reais e o Itau cartões alega que é proporcional a data de emissão, ora a anuidade desse cartão é 100 reais ou pouco mais por mês, o cartão foi emitido dia 15 ou 16 e chegou ontem 19 de março, como 84 reais pode ser proporcional? No atendimento pelo chat o atendente entendeu que eu estava sendo prejudicado ao não poder usar o carro chefe ou seja os benefícios junto a AZUL já que nem cartão eu tinha recebido para desbloquear até ontem e assim propôs um paliativo da anuidade ficar em 50 reais por mês, eu concordei imaginando que o mês atual viria pro rata, proporcional aos dias que eu efetivamente consegui receber o cartão e usar os benefícios junto a Azul e para minha surpresa veio o valor integral de 50 reais assim como será nos demais meses em que eu usarei o novo cartão com os benefícios no mês cheio. Não tem sentido já que sem ter o cartão eu não poderia nunca usufruir na plenitude dos maiores benefícios que justificam o cartão que são todos junto a Azul. Lembrando que por receber o cartão só ontem eu sequer tive no mês atual que restam apenas 10 dias o tempo para efetuar os gastos necessários para isentar a fatura ou obter 50% de desconto já que esse é meu objetivo em concentrar todos os meus gastos nesse novo cartão para isentar a fatura. Solicito que seja revisada essa situação da anuidade referente a esse mês.

Compartilhe

Resposta da empresa

06/05/2025 às 17:16

Olá, Fabio!

Recepcionamos o seu caso e esclarecemos todos os detalhes referentes a anuidade e upgrade do seu cartão. Tentamos contato com você nos dias 26/03/*******, 28/03/******* e 28/04/******* nos telefones informados no site Reclame Aqui e de cadastro, mas não obtivemos sucesso.

Ressaltamos que para realização de upgrade do cartão, são analisados diversos aspectos é feita analise de acordo com a Política de Crédito. E após esta troca de variante, a solicitação sendo aprovada mediante está política, a partir desta data os benéficos são contados e válidos para esta nova variante podendo começar a utilizá-lo até o recebimento da nova via.

Reforçamos o seguinte: O valor da anuidade será reduzido na mesma fatura vigente na data de mudança da variante, adequando-se automaticamente ao valor da nova variante. No momento que é efetivado o upgrade/downgrade todo o acúmulo de gastos contabilizado na variante anterior é zerado para que se reinicie uma nova contagem mediante a nova variante.

Os cartões disponíveis com participação em programa de pontos, exigem a cobrança de anuidade para manutenção desse serviço, uma vez que a cobrança de anuidade é destinada à prestação dos serviços de administração, processamento e controle do cartão, além da disponibilização da rede de estabelecimentos para pagamentos de bens e serviços.

Esclarecemos que a disponibilidade em downgrade ou upgrade entre as categorias dos cartões administrados pelo Itaú, atende a premissa de autonomia pela Administradora. A solicitação da proposta passará por uma análise, o qual sendo aprovada você receberá os próximos passos para habilitação do cartão. Reforçamos, que o pedido não significa já a aprovação, mas sim atenderá a política de concessão de crédito.

Quanto a anuidade ela é uma característica do cartão, no qual o mesmo possui o lançamento da tarifa. Gostaríamos de esclarecer que mantemos a transparência com todos os nossos clientes diante dos valores de anuidade, visto que todos os nossos contratos podem ser consultados de forma gratuita no site https://*******).

Nesse sentido ela está prevista em contrato e se destina a garantir a manutenção do cartão, o processamento das transações e garantir a qualidade dos benefícios, como assistências, programa de pontos e parcerias para as compras online que podem ser consultados em https://******* ).

Além disso, durante o processo de desbloqueio do cartão, o cliente é informado que após realizar o procedimento haverá cobrança de anuidade, confirmando assim ciência sobre todos os termos e aceitando-os. Para fins de conhecimento, é importante reforçar que além do site, a anuidade é informada também nos aplicativos, materiais publicitários e demais canais de comunicação. Ainda, está prevista na cláusula 4 do seu contrato do cartão de crédito.

Pedimos desculpas pela jornada tida e o impacto ocorrido, mesmo que nosso objetivo seja não gerar esse tipo de ocorrido, colhemos o seu feedback, pois é com isso que buscamos sempre prestar um melhor atendimento e suporte pelas nossas plataformas.

Contudo, te auxiliamos de acordo com a sua ******* maiores detalhes deste ocorrido para o seu e-mail cadastrado no Reclame Aqui. Onde todos os pontos foram devidamente ajustados e esclarecidos.

Orientamos que verifique a mensagem privada, pois nela constam todas as informações.

Atenciosamente,
Atendimento Cartões Itaú.