ATRASEI POR 1 DIA O PAGAMENTO DA FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO E AGORA ESTOU SENDO COBRADO POR MULTAS, JUROS E IOF

Resolvido
Olinda - PE
02/04/2025 às 04:37
ID: 213713063
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesSou possuidor do cartão de crédito VISA PÃO DE AÇÚCAR INTERNACIONAL pelo BANCO ITAÚ
Meu cartão sempre vence no dia *****, e no mês de setembro obtive um problema ao realizar o pagamento do meu cartão de crédito, por conta do horário em que eu fui efetuar o pagamento, devido ao valor da fatura, fui impossibilitada de realizar o pagamento.
Diante disso, realizei o pagamento no dia útil seguinte.
Nunca tinha acontecido isso, pois sempre fui adimplente, efetuando o pagamento até no dia anterior com medo de ocorrer esse erro.
Ao receber minha fatura desse mês (abril), constatei que existem algumas cobranças como:
Juros de mora: R$*****
Multa por atraso: R$*****
Encargos Financ. Rotativo: R$*****
Jurus de financiamento: R$*****
E na fatura do mês de abril consta uma cobrança de IOF de financiamento no valor de: R$*****.
Totalizando o valor de: R$***** (Um absurdo pagar esse valor referente a horas de atraso). Totalmente abusivo!
No código de defesa do consumidor, em seu art.*****, ***** proíbe expressamente que as multas ocasionadas pelo não pagamento na data pactuada sejam estipuladas acima de 2% do valor da prestação.
Ou seja, A multa por atraso no pagamento do cartão de crédito é fixada em 2% ao mês, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ela incide quando não há quitação da fatura na data de vencimento nem renegociação do valor.
O detalhe é que essa alíquota não é proporcional aos dias corridos. Ou seja, se você atrasou um dia, pagará 2% de multa sobre o valor devido. Se ficar 29 dias sem pagar, será o mesmo percentual.
Além da multa, existem os juros de mora. Essa cobrança é de até 1% ao mês, conforme o CDC. Dessa forma, o máximo é 3% somando essas duas alíquotas.
Sendo assim, esse valor cobrado é mt acima dos 2% estipulados no CDC.
Por esse motivo, solicito que retirem essas cobranças, pois sou uma ótimo cliente, sempre cumprindo com os pagamentos antes do dia do vencimento, apenas nesse dia que ocorreu um erro em meu banco, sendo impossibilitada de realizar o pagamento no dia do vencimento, realizando somente no dia seguinte.
Compartilhe
Resposta da empresa
09/04/2025 às 14:25
Olá, Daniel!
Recebemos sua manifestação.
Compreendemos o caso e enviamos todos os detalhes referentes os juros lançados por meio de mensagem privada encaminhada para o seu e-mail cadastrado neste site.
Entendemos o ocorrido e te explicamos como esses encargos são lançados em fatura. Realizamos os devidos procedimentos para te auxiliar da melhor forma.
Reforçamos também como tudo isso implica em sua próxima fatura.
Caso a mensagem enviada não esteja na caixa de entrada do e-mail, orientamos que você realize a busca através da sua caixa de “SPAM” ou a de “Lixo eletrônico” ou ainda em seu histórico realizando o login e clicando em “Minhas reclamações”.
Agradecemos a sua compreensão e qualquer dúvida, estaremos à disposição em nossos canais de atendimento:
- Chat das 06h às 23h no App Itaú Cartões (Central Digital).
- Central de Atendimento: ******* ******* ou ******* ******* ******* - De Segunda à sábado (exceto feriados nacionais) das 06h às 22h.
- Itaú 30 horas para correntistas Itaú: ******* ******* ou ******* ******* ******* - Todos os dias - 24 horas.
Atenciosamente,
Atendimento Cartões Itaú.
Consideração final do consumidor
09/04/2025 às 17:39
Agradecidk
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10