Solicitação de isenção de anuidade - Cartão LATAM Pass Itaú Mastercard Black

Resolvido
São Paulo - SP
24/12/2025 às 09:26
ID: 235763403
Prezados,
Atualmente possuo o cartão LATAM Pass Itaú Mastercard Black e já está sendo realizada a cobrança mensal da anuidade, a qual venho conseguindo isentar em função de gastos mensais acima de R$ 20.000,00.
Ocorre que a manutenção dessa isenção condicionada a um alto volume de gastos não se mostra adequada, considerando que os benefícios oferecidos pelo cartão não justificam o valor da anuidade cobrada. Inclusive, cartões de companhias aéreas parceiras costumam oferecer vantagens básicas, como mala despachada gratuita, benefício que não é contemplado neste produto.
Dessa forma, solicito a isenção total da anuidade, independente do valor mensal de gastos, pois o custo atual não faz jus ao pacote de benefícios entregue.
Ressalto que, com a isenção integral, tenho interesse em manter o cartão ativo. Caso contrário, a continuidade do produto deixa de ser financeiramente viável.
Aguardo retorno.
Compartilhe
Resposta da empresa
30/12/2025 às 13:32
Olá, Bianca.
Recepcionamos o seu caso e esclarecemos todos os detalhes referentes a sua anuidade por meio de mensagem enviada para o seu e-mail, cadastrado neste site.
Os cartões disponíveis com participação em programa de pontos, exigem a cobrança de anuidade para manutenção desse serviço, uma vez que a cobrança de anuidade é destinada à prestação dos serviços de administração, processamento e controle do cartão, além da disponibilização da rede de estabelecimentos para pagamentos de bens e serviços. Já os cartões sem anuidade não possuem enquadrados à participação em programa de pontos.
Realizamos a negociação da anuidade mas, reforçamos que o cartão mencionado na manifestação possui cobrança de anuidade. Tal cobrança é informada ao cliente no momento da contratação do cartão, antes da efetivação. O valor também fica disponível no site do Itaú, Itau.com.br/cartões.
Para fins de conhecimento, é importante reforçar que além do site, a anuidade é informada também nos aplicativos, materiais publicitários e demais canais de comunicação. Ainda, está prevista na cláusula 4 do seu contrato do cartão de crédito.
Além disso, durante o processo de desbloqueio do cartão, o cliente é informado que após realizar o procedimento haverá cobrança de anuidade, confirmando assim ciência sobre todos os termos e aceitando-os.
Caso a mensagem enviada não esteja na caixa de entrada do e-mail, orientamos que você realize a busca através da sua caixa de “SPAM” ou a de “Lixo eletrônico” ou ainda em seu histórico realizando o login e clicando em “Minhas reclamações”.
Agradecemos a sua compreensão e qualquer dúvida, estaremos à disposição em nossos canais:
- Chat das 06h às 23h no App Itaú Cartões (Central Digital);
- Central de Atendimento: 3003 3030 ou 0800 720 3030, de Segunda à sábado (exceto feriados nacionais) das 06h às 22h;
- Itaú 30 horas para correntistas Itaú: 4004 4828 ou 0800 970 4828 - Todos os dias - 24 horas.
Atenciosamente,
Atendimento Cartões Itaú.
Réplica do consumidor
11/01/2026 às 09:26
Bom dia Ana, tudo bem?
Não ficou clara a sua mensagem.
A isenção de 100% da anuidade foi aplicada para o ciclo todo, isto é, os 12 meses?
Consideração final do consumidor
05/02/2026 às 09:54
Problema resolvido.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10