O que aconteceu
A Certidaoonlinebrasil tem demonstrado uma lentidão absurda para providenciar uma certidão com Apostilamento de Haia, que, segundo o próprio cartório, leva no máximo cinco dias para ser emitida. O primeiro sinal de problema foi o fato de a empresa ter demorado 12 dias para me informar que era necessária uma segunda página assinada do formulário para que o cartório pudesse dar andamento ao pedido. Por e-mail, haviam sinalizado anteriormente que estava tudo certo e que dariam início à solicitação. No entanto, somente 12 dias depois me informaram que havia um segundo formulário pendente. Em seguida, demoraram mais 16 dias para obter do cartório a certidão que, segundo o próprio cartório, é emitida em aproximadamente três ou quatro dias. Depois que finalmente conseguiram o documento, já se passaram agora outros 10 dias sem qualquer atualização sobre o processo de Apostilamento de Haia, que, novamente segundo o cartório, também não leva mais do que cinco dias. Quando são contatados por e-mail, enviam mensagens que dão a impressão de que estão acompanhando o caso e tomando as devidas providências. Na prática, porém, o processo demonstra estar mal assessorado por eles, com prazos exorbitantes entre cada fase.
No meu caso, já se passaram dois meses desde que fiz o pagamento, e a empresa ainda não conseguiu providenciar o apostilamento do documento. Peço à equipe que, de fato, tome as providências necessárias, em vez de simplesmente informar que iremos assessorar a realização do devido apostilamento. Que tipo de assessoramento é esse que, desde a última atualização, já ultrapassa 10 dias, para um apostilamento que o próprio cartório informa ser emitido em, no máximo, cinco dias? Isso me leva a entender que eles informam pelo site estarem tomando providências, quando, de fato, ainda não estão. Se estivessem realmente acompanhando e assessorando o processo, o cartório já teria emitido esse documento há muito tempo.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Certidão Online Brasil respondeu
01/09/2026 às 14:21
Olá Patricia, esperamos que esteja bem!
Recebemos sua manifestação no site do Reclame Aqui e lamentamos pelo inconveniente com seu pedido.
Compreendemos a importância desse documento para você!
Por isso, nossos atendentes irão entrar em contato contigo para informar o andamento da resolução de seu pedido. Estamos empenhados na solução da sua reclamação, para que possa receber sua certidão o mais breve possível.
Todas as medidas para agilizar e liberação e envio do documento estão sendo realizadas.
Verifiquei apenas que seu pedido está em total conformidade com os prazos contratados do serviço, os quais podem ser acompanhados em seu painel do cliente: http://pedido.certidaoonlinebrasil.com.br/acompanhar
Qualquer dúvida entre em contato em nossos canais de atendimento do Certidão Online Brasil:
Link: https://cartorioonlinebrasil24h.com.br/central-de-atendimento/
Ficamos à disposição sempre que necessário.
Atenciosamente,
Equipe CertidãoOnlineBrasil
Consumidor respondeu
01/09/2026 às 21:57
A CertidaoBrasilOnline ainda não entrou em contato nem deu prosseguimento à emissão da certidão. Já se passaram dois meses, e as respostas no estilo copia e cola, dizendo que estão assessorando a emissão, chegam a soar [Editado pelo Reclame Aqui]. Poderiam realmente tomar as providências necessárias, providenciar o apostilamento junto ao cartório e fazer jus ao serviço pelo qual paguei caro? Ou o negócio de vocês é realmente cobrar um valor absurdo apenas para travar o andamento de algo que já teria sido resolvido se estivessem de fato agindo? Estão me parecendo aquele tipo de atravessador que entra no processo para receber dinheiro! Faço questão de voltar aqui assim que o caso for realmente resolvido para dar notícia aos desavisados sobre o desfecho desse caso.Consumidor respondeu
01/09/2026 às 21:58
A certidao brasil online ainda não entrou em contato nem deu prosseguimento à emissão da certidão. Já se passaram dois meses, e as respostas no estilo copia e cola, dizendo que estão assessorando a emissão, chegam a soar ridículas. Poderiam realmente tomar as providências necessárias, providenciar o apostilamento junto ao cartório e fazer jus ao serviço pelo qual paguei caro? Ou o negócio de vocês é realmente cobrar um valor absurdo apenas para travar o andamento de algo que já teria sido resolvido se estivessem de fato agindo? Estão me parecendo aquele tipo de atravessador que entra no processo para receber dinheiro! Faço questão de voltar aqui assim que o caso for realmente resolvido para dar notícia aos desavisados sobre o desfecho desse caso.Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento1Dois meses de espera, sem uma solução efetiva e sem comprovação clara das providências realizadas, são absolutamente incompatíveis com o serviço contratado.Certidao Brasii online ainda não providenciou, após dois meses, uma certidão apostilada que, segundo as informações disponíveis no cartório, poderia ser integralmente emitida por eles em apenas poucos dias. A empresa tem parecido uma atravessadora que recolhe pagamento e segura o processo, fazendo algo simples se extender por um prazo exorbitante. Estou Faço questão de atualizar esta reclamação assim que o caso for efetivamente resolvido, para que outros consumidores possam conhecer o desfecho e avaliar, com base na experiência por mim relatada, para evitarem probelmas futuros como o que estou experimentando.
Resposta final da empresa
02/09/2026 às 18:59
Prezada Patricia, esperamos que esteja bem,
Pedimos desculpas pelos transtornos causados em seu pedido.
Verificamos que sua reclamação já foi atendida. O documento já está emitido, validado e pronto. O mesmo seguirá pela DHL na coleta de sexta-feira.
A cópia escaneada dos documentos foram anexadas ao seu painel de cliente.
Em breve receberá o código de rastreamento da DHL para acompanhamento do recebimento.
Lembrando que o pedido está em conformidade com os termos de contratação do serviço.
Desta forma, como a resolução do pedido já foi realizada, pedimos gentilmente que realize a avaliação do atendimento aqui no Reclame Aqui, bem como, o encerramento da sua reclamação referente ao seu pedido, assim que receber o documento.
Nossa empresa está sempre buscando melhorias no atendimento, sistema e pedidos, visando melhor atender nossos clientes, por isso sua avaliação é tão importante para nós!
Qualquer dúvida entre em contato em nossos canais de atendimento do Certidão Online Brasil:
Central de Atendimento: https://cartorioonlinebrasil24h.com.br/central-de-atendimento/
Ficamos à disposição sempre que necessário.
Atenciosamente,
Equipe CertidãoOnlineBrasil