O que aconteceu
Gostaria de registrar a minha total insatisfação com a ClickBus devido a falhas sistêmicas na compra de passagens utilizando o benefício do ID Jovem e ao completo descaso do suporte ao consumidor.
O problema tem início na etapa de finalização da compra. A plataforma informa aceitar o ID Jovem, e eu sigo rigorosamente todos os passos solicitados: preencho o formulário e anexo os documentos exigidos (fotos da minha CNH e do cartão ID Jovem). No entanto, toda vez que tento concluir a operação, o sistema trava e exibe um erro de falha na comunicação, apresentando a seguinte tela: "Não foi possível contatar a viação. Não conseguimos enviar sua solicitação agora. Procure nossa central de ajuda."
Seguindo a própria orientação do erro, busquei contato com o suporte da ClickBus, o que tornou a experiência ainda mais frustrante. A empresa não oferece acesso fácil a um atendente humano, obrigando o consumidor a lidar com um chatbot totalmente disfuncional. Ao tentar explicar o erro da viação no chat, o robô simplesmente entra em um loop, respondendo de forma repetitiva com a mensagem "Fale Comigo". Fico preso nessa tela, sem conseguir qualquer direcionamento, abertura de chamado ou transferência para um especialista que possa resolver a falha.
É inaceitável que uma empresa de venda de passagens apresente problemas na integração do sistema para um benefício garantido (ID Jovem) e, além disso, isole o cliente com um atendimento automatizado quebrado que impede a resolução do problema.
Exijo um posicionamento urgente da ClickBus para a correção deste erro sistêmico e a viabilização da compra da minha passagem com o ID Jovem, além de uma revisão urgente na qualidade de um SAC que prende o consumidor em um ciclo sem fim.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
ClickBus respondeu
26/10/2026 às 08:55
Olá, Nicolas! Tudo bem? Espero que sim?
Recebemos sua manifestação e agradecemos por compartilhar sua experiência conosco.
Analisamos o seu caso e realizamos as verificações necessárias sobre o ocorrido. Conforme informamos em nosso contato privado, sua solicitação foi recebida.
Enviamos os detalhes e orientações diretamente para o seu e-mail cadastrado. Você pode responder diretamente por lá.
Titulo do e-mail: CLICKBUS - Equipe Reclame Aqui: Temos uma resposta sobre o ticket *****!
Vamos direto ao ponto:
Para que possamos te ajudar e reportar essa instabilidade no formulário, você poderia nos informar a data da viagem, a origem, o destino e o nome da empresa de ônibus que você está tentando utilizar?
Com esses dados, nossa equipe poderá registrar o ocorrido, passar os contatos diretos da empresa para você e também fazer uma pesquisa para verificar se há outras empresas operando essa rota com a solicitação direta ativa na ClickBus.
Sobre o ocorrido:
Esclarecemos que a ClickBus funciona como um site/aplicativo onde as empresas de ônibus parceiras cadastram suas viagens e itinerários.
Não possuímos ônibus próprios e não temos autonomia para criar viagens ou disponibilizar vagas por iniciativa própria, pois comercializamos apenas o que as empresas de transporte disponibilizam para nós.
Também é importante explicar que nem todas as viações contam com a funcionalidade de solicitação direta do benefício do ID Jovem integrada em nosso sistema.
Por esse motivo, existe a opção de um formulário integrado com a viação, em que os dados e documentos são direcionados para a empresa de ônibus, para que ela faça a análise e realize a reserva da passagem.
A emissão do benefício pode ainda ser solicitada diretamente com a própria viação através dos canais de atendimento ou guichês dela.
Outra possibilidade, é pesquisar outras datas de viagem ou verificar se há outras empresas para o mesmo trecho, que possuem a solicitação direto por aqui.
Seguimos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe ClickBus