Respondida

Impossibilidade de cancelamento de internet devido a falha na biometria e mau atendimento.

Nio

cidade: Salvador

O que aconteceu

Tento cancelar minha internet desde o dia 16 de julho de 2026, segue os protocolos: *****, *****, *****, *****, ***** e *****.

Dizem que a conta só pode ser cancelada por biomentria, essa biometria nunca funciona. Mesmo perguntando qual o erro que ocorre, nada é respondido. Não sei o motivo dessa tal biometria achar que eu não sou eu. Mesmo daando todos os dados da conta. Essa exigencia de biometria e essa biometria nunca funcionar fere o código do consumidor que toda empresa é regularmentada.

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;

IX - deixem ao fornecedor a opção de concluir ou não o contrato, embora obrigando o consumidor;

XV - estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor;

1 Presume-se exagerada, entre outros casos, a vantagem que:

III - se mostra excessivamente onerosa para o consumidor, considerando-se a natureza e conteúdo do contrato, o interesse das partes e outras circunstâncias peculiares ao caso.

Solicito o cancelamento desta conta imediatamente e não aceito nenhuma cobrabça indevida após essa reclamação.

Se mesmo assim o serviço não for cancelado ou as cobranças continuarem, eu irei:

Registrar uma reclamação no site do Procon da minha cidade.

Denunciar no site consumidor.gov.br canal oficial do Governo Federal.

Registrar um boletim de ocorrência, se houver indícios de [Editado pelo Reclame Aqui] ou cobrança indevida.

E façam checagens regulares do seu atendimento, eles claramente desligam na nossa cara, eu já trabalhei com telemarketing.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Nio respondeu

    24/07/2026 às 17:25

    Olá, Fernanda !

    Agradecemos por ter falado com a gente pelo Reclame AQUI!

    Em atenção ao protocolo *****, contatamos a Sra. Fernanda em 23/07/2026,as 19:00, através do Whatsapp para informar que:

    Esclarecemos que a validação por biometria facial é um procedimento padrão, obrigatório e estritamente institucional. Essa medida visa garantir a segurança dos usuários e a prevenção a [Editado pelo Reclame Aqui].

    Identificamos que as tentativas anteriores de encerramento não foram concluídas porque os testes biométricos não atingiram a correspondência de identidade necessária com o cadastro do titular. Por normas regulatórias de segurança, é vedado o cancelamento de contratos sem a devida e bem-sucedida autenticação do titular da conta.

    Diante da não confirmação da identidade exigida por nossas políticas de proteção de dados, o plano permanece ativo.

    Para entendimento do relato de dificuldade de acesso registrado. Declaramos que a Nio monitora de forma constante e rigorosa os acessos a nosso atendimento através de qualquer meio de relacionamento e dispõe de contingências estruturadas para mitigar qualquer impacto em nossos atendimentos. Destarte suas constantes ações de monitoramento e desempenho é que formalizamos nossas desculpas por qualquer dificuldade ocorrida.

    Seguimos à disposição para esclarecer tudo direitinho. É só chamar a gente em um dos nossos canais oficiais: 

    WhatsApp: (21) 3605-1000 

    Central: 0800 001 1000 

    Abraços,

    Time Nio