O que aconteceu
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?NãoVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento0inuteis
Resposta final da empresa
05/02/2026 às 10:08
Olá Paulo,
Agradecemos o seu contato e registramos sua manifestação.
Esclarecemos que os procedimentos de encerramento de cota e devolução de valores em consórcios seguem regras contratuais e a legislação específica do sistema de consórcios (Lei n 11.795/2008), que estabelecem prazos administrativos e operacionais para apuração de saldo, conferência de obrigações contratuais, processamento interno e liberação dos valores.
O prazo informado para devolução não se trata de retenção indevida, mas sim de procedimento padrão necessário para fechamento contábil, conferência contratual e processamento financeiro, conforme previsto em contrato e na regulamentação do setor.
Após a última assembleia do grupo que ocorreu em setembro 2023, passa pelo período contábil e o fechamento ocorre em até 120 dias. Após o grupo encerrado em 21/11/2023, constam em nossos registros a formalidade que foi enviado e entregue de nosso canal de email [email protected] no email paulo*********@hotmail.com na data 30/11/2023 ás 17:26h o comunicado com a carta restituição de valores para devolução do fundo de reserva,
No aguardo de sua posição pra resgatar o valor somente entrou em contato conosco em 15/01/2024 solicitando a devolução, ao qual foi pago diretamente em sua chave PIX no outro dia em 16/01/2024 por solicitação via whatsapp. Ressaltamos que a atualização cadastral é de responsabilidade do consorciado comunicar a administradora conforme regulamento.
Reforçamos que a administradora atua dentro da legalidade, da transparência e das normas regulatórias aplicáveis ao sistema de consórcios, prezando sempre pela segurança jurídica e financeira de todos os consorciados.
Atenciosamente,
Consórcio Nacional Garantia