Contabilizei: Cobrança Abusiva e Falta de Suporte

Não respondida
Primavera do Leste - MT
06/08/2026 às 10:50
ID: 255768379
Minha experiência com a Contabilizei mudou completamente após solicitar a baixa do meu CNPJ. Enquanto eu era uma cliente que continuava pagando mensalidades, o atendimento era praticamente instantâneo, em formato de chat. Bastou solicitar o encerramento da empresa para o suporte se tornar extremamente lento e ineficiente.
Hoje, qualquer dúvida leva até cinco dias úteis para ser respondida. O pior é que, quando respondem, normalmente enviam respostas genéricas que não resolvem o problema. Estou tentando emitir uma única nota fiscal para concluir a baixa do CNPJ e, mesmo diante de dúvidas técnicas, não recebo o suporte necessário.
O mais contraditório é que, nos últimos meses, quando tive dificuldades para emitir notas fiscais, a própria Contabilizei realizou a emissão para mim, e eu apenas recolhi os tributos. Agora, justamente quando preciso concluir o encerramento da empresa, dizem que não fazem mais esse procedimento. O que mudou? O cliente deixa de merecer suporte porque pediu a baixa do CNPJ?
Outro ponto que considero um verdadeiro absurdo foi a cobrança de aproximadamente R$ 1.400,00 apenas para conduzir o processo de baixa do CNPJ, sendo que durante todo o período em que fui cliente paguei mensalidades pelos serviços contábeis. Além de cobrar um valor elevado, o atendimento prestado nessa fase é extremamente inferior ao que era oferecido anteriormente.
Tenho a impressão de que, depois que o cliente decide encerrar o contrato, ele deixa de ser tratado com a mesma atenção. Isso é frustrante e demonstra uma enorme falta de respeito com quem confiou na empresa e pagou pelos seus serviços.
O Código de Defesa do Consumidor garante ao consumidor o direito à prestação adequada, eficiente e contínua dos serviços. No entanto, o que estou vivenciando é exatamente o contrário: demora excessiva, falta de suporte técnico e ausência de solução para um problema que a própria empresa deveria ser capaz de resolver com facilidade.
Espero que a Contabilizei deixe de enviar respostas padronizadas e passe a efetivamente resolver o meu caso. Quero apenas concluir a emissão da nota fiscal e finalizar a baixa do meu CNPJ. Não é razoável que um procedimento simples se transforme em uma espera interminável por conta da falta de suporte e da demora nas respostas. A sensação é de que, após solicitar a baixa, o cliente simplesmente deixa de ser prioridade.
Acrescento que ja completou 1 mês que estou tentando finalizar o processo e até o momento não saiu do lugar . A foto a seguir mostra a dificuldade no atendimento, fiz uma pergunta e ignoraram.