Cobrança de consumo inexistente pela Copasa

Não respondida
Ipatinga - MG
14/08/2026 às 10:34
ID: 256455339
**COPASA COBRANDO 1 m DE CONSUMO QUE NÃO EXISTE NA LEITURA DO HIDRÔMETRO**
Estou registrando esta reclamação porque a Copasa realizou uma cobrança que não corresponde às próprias leituras apresentadas nas minhas contas.
Minha matrícula é *****.
Na conta referente a **junho/2026**, no valor de **R$ 45,03**, a Copasa informa que a leitura anterior do hidrômetro era **41** e que a leitura atual também era **41**. Portanto, matematicamente, o consumo registrado nesse período foi de **0 m**.
Mesmo assim, a Copasa faturou **1 m de consumo** nessa conta.
Na conta seguinte, referente a **julho/2026**, a empresa informa novamente leitura anterior de **41** e leitura atual de **49**, registrando **8 m de consumo medido**.
Ou seja: a própria documentação da Copasa demonstra que, em junho, o hidrômetro permaneceu em **41**, sem qualquer consumo registrado pela diferença das leituras, mas mesmo assim houve cobrança de 1 m.
Não considero aceitável pagar por um consumo que não aparece na leitura do próprio hidrômetro.
Solicito que a Copasa:
* revise a fatura de junho/2026, no valor de R$ 45,03;
* explique por qual motivo foi cobrado 1 m quando as leituras foram 41 41;
* cancele a cobrança indevida ou faça a restituição/compensação caso o valor já tenha sido pago;
* verifique se houve algum erro de faturamento ou duplicidade no sistema da matrícula.
**Aguardo uma solução efetiva, e não apenas uma resposta genérica.**
Caso a situação não seja solucionada, pretendo utilizar os canais de defesa do consumidor e o órgão regulador competente, apresentando as próprias faturas como comprovação da inconsistência.