Cobrança indevida de multa por religação à revelia

Respondida
São Carlos - SP
01/08/2025 às 10:46
ID: 223512227
Venho por meio desta manifestar minha insatisfação e solicitar uma solução imediata para a situação descrita abaixo.
Em 28/07/2025, recebi uma notificação da empresa informando sobre uma "religação à revelia" e a cobrança de uma multa. Ocorre que, nas duas ocasiões, a interrupção (por pendências de pagamento) e a posterior religação do fornecimento de energia ( após pagamento dos débitos) foram realizadas sem a minha presença pela empresa diretamente no poste. Não tenho conhecimento dos procedimentos realizados para a interrupção ou religaçã da energia, pois trabalho o dia todo e não estou em casa.
É inadmissível que eu seja penalizado com uma multa por um serviço que a própria empresa executou de forma desorganizada e sem a devida comunicação. As tentativas de contato através do ***** da empresa não resolveram o meu problema. A cobrança dessa multa configura uma prática abusiva, contrariando o Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90), que assegura ao consumidor a proteção contra a cobrança de valores indevidos.
Desta forma, solicito a imediata anulação da multa e a regularização do meu cadastro, uma vez que estou em dia com todas as minhas obrigações financeiras com a empresa.
Aguardo uma resolução para o meu problema. Caso a cobrança da multa persista, tomarei as medidas judiciais cabíveis para garantir os meus direitos como consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/08/2025 às 08:22
Olá Merucha! Espero que esteja tudo bem por aí!
Vim aqui te pedir para avaliar meu atendimento em relação a sua manifestação no Reclame Aqui!
Essa avaliação se refere à cordialidade e clareza com que você foi atendido (a) por mim neste portal (se for 10 vou ficar muito feliz :D).
Para me avaliar é bem rápido:
1. Realize o Login no site do Reclame Aqui
2. Vá em “Minhas reclamações” na Área do Consumidor;
3. Localize a reclamação que quer avaliar;
4. Clique em “Responder/Avaliar”, respondendo que seu problema foi resolvido e atribua uma nota para meu atendimento prestado a você.
5. Prontinho! Agora sua avaliação já está contabilizando!
Sua opinião é superimportante para o meu desenvolvimento no Reclame Aqui 💙.
Abraços e precisando é só chamar!! 😉