Creditas realizou consulta de crédito e simulação de financiamento indevidamente no CPF sem consentimento do consumidor.

Em réplica
Vila Velha - ES
14/03/2026 às 19:38
ID: 243290789
No dia 14 de março de 2026, acessei a plataforma da Creditas com o único e exclusivo propósito de realizar uma simulação de preço de seguro. Em nenhum momento fui informado de forma explícita, clara e destacada de que essa ação resultaria em uma análise de crédito no meu nome, tampouco solicitei qualquer simulação de financiamento.
Para minha surpresa e indignação, constatei que a Creditas realizou uma consulta ao meu CPF e gerou uma simulação de financiamento sem o meu devido consentimento.
Ressalto que esta prática viola gravemente meus direitos como consumidor e titular de dados:
Fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC): Pela falta de transparência e informação clara e adequada sobre os serviços prestados (Art. 6, III) e por se configurar como prática abusiva.
Fere a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Pelo uso de meus dados pessoais para finalidades não informadas e sem o meu consentimento explícito e inequívoco para a realização de consultas de crédito e simulações de financiamento.
Como é de conhecimento público, consultas sucessivas ou indevidas no CPF podem impactar negativamente o score de crédito do consumidor.
Diante do exposto, exijo:
- O cancelamento imediato de qualquer simulação de financiamento atrelada ao meu CPF.
- A exclusão imediata do registro da consulta de crédito realizada pela Creditas nos birôs de crédito (Serasa, SPC, Boa Vista, etc.), para que não haja impacto no meu score.
- Um posicionamento formal da empresa explicando o motivo da utilização indevida dos meus dados.
Compartilhe
Resposta da empresa
25/03/2026 às 13:44
Olá Matheus! Esperamos que esteja bem.
Identificamos que, em 03/09/2025, você realizou uma simulação de empréstimo. A consulta ocorreu através do parceiro Minuto Corretora de Seguros S.A.
Esclarecemos que no momento do seu cadastro, anterior à simulação de crédito, você autoriza por meio do Opt-in, a consulta da Creditas aos Órgãos de Proteção ao Crédito, para adequarmos as propostas de concessão de empréstimo baseadas no perfil de crédito do cliente.
Tal processo está previsto nos Termos e Condições de Uso aceitos por você ao se cadastrar em nossa plataforma ou ao simular por intermédio de parceiros.
Dessa forma, realizada a consulta, não temos a possibilidade de seguir com a exclusão da informação, em razão da autorização fornecida.
Você pode verificar sobre a exclusão, diretamente com o Serasa, seguindo o passo a passo disponibilizado no link a seguir: Como excluir consultas ao meu CPF.
Reforçamos que as empresas que realizam consultas não têm autonomia para aumentar ou diminuir o score, visto que o cálculo é feito diretamente pelo Serasa.
Se tiver dúvidas, estamos à disposição em nossos canais de atendimento: https://www.creditas.com/canais-de-atendimento
Conte com a gente,
Time Creditas.
Réplica do consumidor
25/03/2026 às 14:15
O consentimento na LGPD é estritamente vinculado a uma finalidade específica e temporal. A simulação de setembro de 2025 se encerrou. Usar um aceite de Termos de Uso antigo como carta branca para consultas contínuas e não solicitadas no meu CPF, seis meses depois, é desvio de finalidade e prática abusiva. Vocês não têm meu consentimento vitalício. E reforço que, na simulação de seguro, NÃO FOI INFORMADO QUE UMA SIMULAÇÃO "NÃO SOLICITADA" SERIA FEITA.
A lei garante que o consentimento pode ser revogado a qualquer momento mediante manifestação expressa do titular. Portanto, ESTOU REVOGANDO EXPRESSAMENTE, NESTE EXATO MOMENTO, QUALQUER CONSENTIMENTO dado anteriormente à Creditas ou à Minuto Corretora para o tratamento dos meus dados, consulta ao meu CPF em birôs de crédito (Serasa, SPC, Boa Vista), SCR do Banco Central, ou para a geração de qualquer simulação de crédito/empréstimo.